Software de apoio ao professor Educador.net



Educador.net

Este software é uma indicação do blog “Matemática na Veia” para as escolas e os professores. O “educador.net” é um software desenvolvido para auxiliar o professor na elaboração, organização e gerenciamento de tarefas e controle de notas,entre outras funções de controle,e ainda por cima é grátis,quer melhor que isso?Impossível.

Mais facilidades para a vida do professor

O educador.net é o único software gratuito totalmente desenvolvido para auxiliar o docente na elaboração, organização e gerenciamento de suas tarefas.

O educador.net otimiza o trabalho do professor no controle de suas atividades, além de agilizar as tarefas que envolvem a prestação de contas com a secretaria das instituições de ensino. As funcionalidades do programa facilitam o desempenho de tarefas como o cadastro de alunos e turmas, o registro dos planos de aula e do conteúdo ministrado; o controle de atividades, avaliações, notas e freqüência.

Além de ser dotado de telas bem desenhadas e de fácil entendimento por leigos na área de informática, um dos diferenciais do educador.net é que, além do registro dos dados, ele oferece ao professor diversas opções de análise dos rendimentos de cada turma ou de cada aluno. É possível obter, por exemplo, cálculo da média da turma, gráficos e relatórios de desenvolvimento, cálculo de resultados das etapas e listagem de avaliações por turma/aluno.

Principais Funções

Cadastros:

- Alunos
- Turmas
- Cursos
- Disciplinas
- Unidades escolares

Lançamentos no Diário Eletrônico:

- Cadastro de aulas
- Cadastro de avaliações
- Lançamento de notas e faltas
- Cálculo de faltas
- Cálculo de notas
           
Gráficos:

- Média do aluno x média da turma
- Desenvolvimento do aluno por etapa
- Desenvolvimento do aluno por avaliação
- Desenvolvimento da turma
- Alunos em relação à média mínima exigida
- Histograma

Relatórios:

- Relação de alunos da turma
- Diário de classe
- Notas e faltas
- Acompanhamento de notas e faltas
- Resultados finais
- Listagem de avaliações da turma

Gráficos para analisar o desempenho dos alunos


Gráficos para analisar o desempenho dos alunos


1. Para iniciar o download do educador.net, clique no botão "Baixar agora!"(neste caso é claro se você escolher baixar direto do site do educador.net), Você verá uma caixa de diálogo com as opções "Abrir" ou "Salvar".

2. Escolha "Salvar". O nome do arquivo de instalação é setupedu.exe. Selecione a pasta onde deseja gravar o arquivo no seu computador e clique em "Salvar". O processo de download do arquivo se iniciará.

3. O tamanho do arquivo de instalação é 14.786.749 bytes (14.440 KBytes ou 14,10 MBytes). O tempo de download varia conforme a conexão utilizada:
- Modem 56K, a uma taxa mínima de 4KB/seg = 1 hora
- Conexão ADSL (Velox, Speedy etc.) ou cabo (vírtua, Way etc.) = 24 minutos

4 - Quando terminar o download localize o arquivo setupedu.exe na pasta que você selecionou anteriormente e dê um clique duplo com o mouse para iniciar a instalação. O programa abrirá uma janela com explicações sobre o processo de instalação.

5 - Depois de instalado o educador.net, para acessá-lo você deve clicar em Iniciar , Programas, AIX Sistemas, educador.net.

6 - Ao acessar o educador.net pela primeira vez, você deve informar o login AIX SISTEMAS e a senha total. Observe que o login é em letras maiúsculas e a senha em letras minúsculas. Não esqueça de trocar a senha logo após o primeiro acesso.

7 - Leiam com atenção as instruções que aparecerão

Para baixar o programa acesse a página dos desenvolvedores:




Veja também outros [ softwares matemáticos ]  disponíveis aqui no blog

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Observação:

- Após terminar seus downloads, passe um antivírus antes de abrir seu arquivo.

- Crie um ponto de restauração no Windows, antes de instalar qualquer programa,ou arquivo .
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Apostilas de matemática do ensino fundamental para download

Apostilas de matemática do ensino Fundamental para download.


Descrição
Tipo e N.º Páginas.
Downloads
Triângulos
Pdf, 7 páginas.
O quadrado e outros quadriláteros
Pdf, 6 páginas.
Polígonos e Mosaicos
Pdf, 8 páginas.
A linguagem matemática
Pdf, 5 páginas.
O círculo e o número PI
Pdf, 6 páginas.
Aprendendo frações
Pdf, 3 páginas.
Números proporcionais
Pdf, 4 páginas.
O Teorema de Tales
Pdf, 8 páginas.
Figuras semelhantes
Pdf, 6 páginas.
Proporção inversa
Pdf, 4 páginas.
Regra de três
Pdf, 6 páginas.
Introdução à álgebra
Pdf, 5 páginas.
Calculando áreas
Pdf, 10 páginas.
Potências e raízes
Pdf, 5 páginas.
O Teorema de Pitágoras
Pdf, 7 páginas
Aplicação do Teorema de Pitágoras
Pdf, 5 páginas
A área do círculo
Pdf, 5 páginas
Calculando volumes
Pdf, 8 páginas
Organizando os números
Pdf, 4 páginas
A reta e os números reais
Pdf, 4 páginas
Revendo as operações
Pdf, 5 páginas
Expressões algébricas
Pdf, 4 páginas
Equações do 1º grau
Pdf, 5 páginas
Operações com frações
Pdf, 6 páginas
Eliminando denominadores
Pdf, 4 páginas
Gráfico de uma equação
Pdf, 5 páginas
Inequações do 1º grau
Pdf, 6 páginas
Sistemas do 1º grau
Pdf, 5 páginas
Gráfico de um sistema
Pdf, 4 páginas
Equacionando problemas - I
Pdf, 8 páginas
Operando com potências
Pdf, 6 páginas
Produtos notáveis
Pdf, 6 páginas
Fatoração
Pdf, 4 páginas
Equação do 2º grau
Pdf, 6 páginas
Deduzindo uma fórmula
Pdf, 4 páginas
Equacionando problemas - II
Pdf, 6 páginas
Aumentos e descontos sucessivos
Pdf, 6 páginas
Revisão I Representação gráfica
Pdf, 6 páginas
Revisão II Geometria
Pdf, 7 páginas
Revisão III Operações e suas aplicações
Pdf, 5 páginas
Gabaritos das aulas 41 a 60
Gabaritos das aulas 61 a80
Pdf, 14 páginas
Pdf, 13 páginas
Download



Atualização das apostilas para download 16 março 2010:


Veja também a página com apostilas para o ensino Médio


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O significado das palavras na matemática


O que significa a palavra Vetor?
A palavra vetor vem de um radical latino que significa “carregar”. Um vetor é formado quando um ponto é deslocado, ou “carregado por uma certa distância em uma certa direção. Visto de outro modo, um vetor “carrega” duas peças de informação: seu comprimento e sua direção.

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A equacao Matematica do amor :calcule a sua.


A MATEMÁTICA DO AMOR

Teste seus conhecimentos matemáticos com esta equação, veja como nem quando tratamos de amor, podemos escapar da matemática, não acredita? Então faça as contas. Você vai se surpreender.

Equação Matemática do Amor


Veja a resolução abaixo, e diga; tem como viver sem a matemática?


Resolução da equação Matemática do Amor



( AM + BC ).X=
AM ( X + BOC ) - BCTE
Fazendo mmc no 2º membro e eliminando os denominadores.
AMX + BCX =
AMX + AMBOC - BCTE
Aplicando a distributiva
BCX = AMX - AMX +
BC ( AMO-TE )
Fator comum
BCX = BC ( AMO - TE ) Isolando o X e simplificando
X = AMO - TE

Quer saber se seu namorado (a) realmente gosta de você?

Pelo menos alguma vez na vida todo mundo já se apaixonou e sentiu a sensação de frio na barriga e os joelhos tremendo sem conseguir se controlar. É o amor passando na sua vida. Você de certa forma gostaria de estender os seus braços e de abraçar a pessoa á qual faz você se sentir desta forma, mas sabe que não pode. Não tem certeza se será correspondido da mesma forma!

Então use a Love calculator Ela usa um método matemático complexo que permite calcular se é ou não correspondido pela sua paixão!
É completamente gratuito, é divertido e fácil! Verifique você mesmo, e fique certo que as coisas ficarão mais fáceis para você.


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Gauss:mais que um matemático


Karl Friedrich Gauss- o Gênio
Gauss nasceu a: 30 de abril de 1777, em Brunswich, na Alemanha e faleceu a: 23 de Fevereiro de 1855, em Göttingen, na Alemanha.
Filho de um trabalhador à jorna1 , foi criado no seio de uma família pobre, austera e sem educação. Dadas às precárias condições econômicas da sua família, recebeu o precioso apoio do Duque de Brunswich que reconheceu nele uma criança-prodígio. Este apoio começou quando Gauss tinha 14 anos e permitiu-lhe dedicar-se exclusivamente aos estudos, durante 16 anos.

Ainda antes do seu vigésimo quinto aniversário, já Gauss era famoso pelo seu trabalho em Matemática e Astronomia. Aos 30 anos foi nomeado Diretor do Observatório de para Göttingen, cidade da qual raramente saiu, exceto por questões científicas. Aí, trabalhou durante 48 anos (de 1807 a 1855) até à sua morte, com quase 78 anos.
A vida pessoal de Gauss foi trágica e complicada. Um pai insensível, a morte prematura da sua primeira mulher, a pouca saúde da sua segunda mulher e uma terrível relação com os seus filhos negou-lhe, até tarde, a possibilidade de vida estável no seio de uma família equilibrada.

Mesmo com todos estes problemas, Gauss manteve uma rica, e espantosa atividade científica. A sua precoce paixão pelos números e cálculos estendeu-se à Teoria dos Números, à Álgebra, à Análise, à Geometria, à teoria das Probabilidades e à Teoria dos Erros. Ao mesmo tempo, levou em frente uma intensiva pesquisa empírica e teórica em muitos outros ramos, incluindo Astronomia Observacional, Mecânica Celeste, levantamento topográfico, Geodésica, Geomagnetismo, Eletromagnetismo e Mecanismos Ópticos.
Gauss não encontrou nenhum colaborador entre os seus colegas matemáticos tendo trabalhado sempre sozinho. Mas, se é verdade que o seu isolamento relativo, a sua compreensão das matemáticas «puras» e «aplicadas», a sua preocupação com a astronomia e o uso freqüente que faz do latim têm a marca do século XVIII, é inegável que, nos seus trabalhos, se reflete o espírito de um novo período. Se, tal como os seus contemporâneos Kant, Goethe, Beethoven e Hegel, se manteve à margem das grandes lutas políticas da sua época, a verdade é que, no seu próprio campo, Gauss expressou as novas idéias da sua época de uma forma poderosíssima.

As suas publicações, a sua abundante correspondência, as suas notas, e os seus manuscritos mostram que ele possuía uma das maiores virtuosidades científico de todos os tempos.
Você sabe como desenhar o Polígono de Gauss de 17 lados?
Acesse o site abaixo,e faça a sua experiência:
Outros artigos sobre Gauss
Externos:


No blog:



Nota:
Definição de Jorna (Pt-Pt)
1. trabalho feito durante um dia, especialmente por um trabalhador rural;
2. à jorna por salário diário;

Observação:
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Aritmética e o Ábaco Chinês

aritmética com o ábaco chinês

- Operações fundamentais: 

Usado desde a Antigüidade, o ábaco serve para a realização de operações fundamentais em matemática soma, subtração, multiplicação, divisão e extração de raízes quadráticas e cúbicas.

Ao contrário da calculadora, que dá a resposta de forma direta ao operador, no ábaco é necessário conhecer os processos para a realização das operações.
Daí decorre, duas das vantagens apontadas pelos defensores do uso desse instrumento na educação. Eles argumentam primeiro, que alguém que sabe usar o ábaco faz contas mais rapidamente nele que na calculadora, o que já foi verificado em diversas oportunidades. Depois, o uso do quadro para fazer contas desenvolve a capacidade de cálculo mental de seus usuários.

O texto da oficina de Ábaco que será publicado no Portal da Educação Pública em breve é um tutorial para o uso do ábaco chinês – suan pan. A versão original, em espanhol, encontra-se no seguinte site “Operaciones Fundamentamentales del Ábaco Chino” e traduzida para o português com a autorização dos autores.
A princípio, as operações descritas podem ser realizadas com a atual versão japonesa do instrumento – soroban –, que foi simplificada nos anos 20 do século passado para o ensino de matemática nas escolas.
No Brasil, uma versão do soroban, onde as bolas se deslocam com menos facilidade, é utilizada para ensinar matemática para cegos. Nos documentos, esse instrumento teve a grafia aportuguesada para sorobã.
Para quem quiser acompanhar os exemplos citados sem ter que comprar ou fazer um ábaco chinês ou qualquer outro é possível baixar gratuitamente na internet programas que emulam o funcionamento de um. Na página de David Bagley, existem programas em Java que simulam o funcionamento desse equipamento. Para isto, clique primeiro neste endereço e na segunda linha e coluna escolha o “Scalable”, clicando duas vezes com o cursor do mouse sobre o ícone. Vai abrir uma janela em separado com um ábaco chinês. Caso seu computador não tenha Java, será preciso baixá-lo.
Outra alternativa, é baixar a versão gratuita do programa Sorocalc 1.5 no site “Soroban Brasil”: cálculo mental.
Para os que quiserem se aventurar a construir seu próprio soroban ou suanpan, há dois caminhos. O primeiro é o tutorial existente na página Soroban Brasil para construir um ábaco japonês.


Créditos- Léo Silva

Traduzido por Peter Yang
Preparado por Patrício Barros e Antonio Bravo
Tradução brasileira: Léo Silva
Fonte original: site Operaciones Fundamentales del Ábaco Chino [ Site desativado ]

Outros artigos relacionados a Ábaco Chinês no blog:

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REFERÊNCIAS:
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/

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A história do livro De revolutionibus



A história do livro de Nicholas Copernicus;De revolutionibus
Pelo Dr. Marian Zwiercan


O livro De revolutionibus "Sobre as Revolução das Esferas Celestes",preservado na biblioteca de
Jagiellonian é um resultado do trabalho da great scholar,era um intermediário entre uma cópia
áspera e uma cópia justa.
Ficando no poder de Copérnico até sua morte (24 maio 1543). Seus papéis e livros passaram a seu amigo mais próximo, Tiedemann Giese (1480-1550), um bispo em Chelmno naquela época.



Entretanto, o livro foi adicionado à coleção de George Joachim Rheticus (1514-1574), astrônomo, aluno de Copérnico. Rheticus foi ocupado em publicar o trabalho de seu mestre, mas a base para imprimir não era o livro, mas sua cópia. Era também Rheticus que se incumbiu, em espalhar o pensamento e o trabalho de Copérnico. O livro, e seu novo proprietário, permaneceram por algum tempo em Leipzig e em Cracow (aproximadamente 1554 1574). Então foi a Kosice (Kaschau). E após a morte de Rheticus, transformou-se em seu pupilo e colega, Valentine Otho (aproximadamente 1545 - 1603), e mais uma vez, o livro, foi comprado por um professor de Heidelberg, Jakub Christmann (1554-1613). Da viúva do professor o manuscrito foi comprado em 17 janeiro 1614 pelo scholar e por um famoso professor da Moravia, Amos Komensky (1592-1670). Pode ser que, o livro junto com Komensky tenha vindo outra vez à Polônia.
Não se sabe o que lhe aconteceu em seguida. Em 5 outubro 1667 as terras arrendadas de 1608-1664) bibliotecas de Otto von Nostitz (, situadas em Jawor Slaski foram registradas naquele tempo; o livro do Copernicus foi incorporado a este inventário. Otto deixou sua assinatura no livro,que permaneceu na biblioteca acima citada, até que o fim da segunda guerra mundial.
Em 1945 a coleção da biblioteca de Nostitz em Praga foi nacionalizada, pelo governo da república contemporânea da Checoslováquia, e assim, o manuscrito do Copérnico transformou-se parte da coleção da biblioteca nacional do museu em Praga.
E em 25 setembro 1956 foi dado à universidade de Jagiellonian em Cracow. Finalmente, o livro foi cedido aos cuidados da universidade em que Copérnico, foi educado e de qual recebeu a fundação científica para seu trabalho memorável.




Esta é a página inicial da primeira edição do livro "De Revolutionibus" de Copernicus. Ela pertenceu a Johannes Kepler e mostra um poema introdutório, traduzido por Kepler e assinado com as suas iniciais.

Mais matérias sobre Copérnico:
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