Follow by Email

Assine nosso Feed , e receba as atualizações do blog


Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

Siga o Coelho Branco

Previsões para as finais da copa do mundo 2010.

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.

Prevendo o futuro dos jogos através da modelagem matemática. 


copa 2010 numa tela de plasma vermelha
Estamos bem perto do término da copa do mundo 2010, e como todo brasileiro estou secando os argentinos, que até o dia 25/06/10, segundo um modelo matemático sobre a copa do mundo 2010 era a seleção que tinha maiores probabilidades de levar a taça. Além de tentar antecipar qual será nosso adversário nas finais, é interessante investigar  e analisar  através da modelagem matemática até onde a estatística, a probabilidade e as ditas “profecias” podem nos auxiliar, principalmente quando se trata de copa do mundo.

No último artigo aqui do blog tratei de um assunto que rola na WEB há bastante tempo, e que insiste em reviver em épocas de copa. Os cálculos realizados para prever o provável campeão das últimas copas é semelhante ao usado por Metin Tolan, professor de física da Universidade de Dortmund, o qual errou a previsão da copa de 2006 na qual afirmou que a campeã seria a seleção da Alemanha. É claro que o artigo anterior era apenas uma entrada para este, bem mais interessante, diga-se de passagem, mas que mesmo assim não deixa de ter o seu brilho, e de ser uma curiosidade válida para os mandingueiros e profetas de plantão. ( Segundo o IBGE existem aproximadamente 180 milhões destes profetas em época de copa só aqui no Brasil ).

Como citei anteriormente, através de um estudo matemático, uma equipe de pesquisadores do Centro de Estudos do Risco (CER) do Departamento de Estatística (DEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveu um modelo estatístico para a previsão de todos os jogos da copa de 2010 na África do Sul.

O projeto conta também com um simulador para os jogos, onde o internauta dá o seu palpite.

Imagem do simulador do projeto PARA AS QUARTAS DE FINAL

simulador de jogos da copa do mundo 2010

Os cálculos do programa são baseados em um modelo estatístico bayesiano que leva em conta opiniões de especialistas na área esportiva e pelo ranking divulgado pela FIFA em 26/05/2010.
Eu já fiz minha simulação no site, e deu Brasil com 31% e Argentina com 22% . Tomara que meus palpites estejam certos! Até o momento em que fiz a minha simulação, já haviam 10.632 simulações no site do projeto. Segundo o artigo postado no blog oficial da equipe responsável pelo projeto, as estatísticas dos jogos das quartas de finais no dia 03/07 são as seguintes:

Alemanha contra a Inglaterra, as possibilidades são:

·         Alemanha vence com 55,1%.
·         As chances de empate são de 25%.
·         Inglaterra vence com 19,9%.

Já no jogo Argentina contra o México, as possibilidades são:

·         Argentina vence com 69,5%
·         As chances de empate são de 16,8%
·         México vence com 13,7%

É claro que nestes cálculos entra a subjetividade, o que pode interferir em muito no percentual de acertos para mais ou para menos,mas mesmo assim é um grande atalho para apaixonados pelos jogos da copa e por bolões anteciparem os resultados dos clássicos. Esta é mais uma prova de que a matemática sendo bem aplicada pode ser uma ferramenta de auxílio poderosíssima para todos os setores da nossa vida. Os números podem até omitir algumas verdades, mas eles jamais mentem. 

Segundo o estatístico Francisco Louzada Neto, coordenador do (CER) "Em uma situação de total ausência de informação, as chances de se acertar o resultado (vitória de um time, empate ou vitória do outro time) são de um terço. Nosso modelo, até agora, tem acertado uma média de dois terços, ou seja, dobramos o índice de acertos".

Dois terços é uma média bastante alta mesmo! E provavelmente o modelo usado pelos responsáveis pelo modelo matemático será aprimorado e atualizado constantemente. O que de certa forma tornará o mesmo cada vez mais objetivo e consequentemente com um maior número de acertos. Resta esperar o final de copa para analisarmos todos os dados do projeto, e assim aplicarmos na próxima copa, em 2014, aqui no Brasil.


Share on Google Plus
Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

7 Comentários:

  1. Pra mim em todos os posts só havia um resultado possível, a vitória, mas o que se viu nesta copa, a panela, a falta de craques, o nervosismo (será que a seleção tinha um psicólogo?), a falta de opção de time (banco), enfim, agora é mudar total, ou convoca os melhores ou não, eu escrevi muito disto desde antes da copa, torcia pelo hexa, berrava em cada gol, achava que os 2X1 seriam nossos, mas não foi, mas certamente o melhor de todos até agora, olhando por individualidades é a Argentina, infelizmente!
    Abraços, Mauro

    ResponderExcluir
  2. Pois é Mauro, parece todos nós ficamos meio desnortiados com a desclassificação da nossa seleção. Eu acreditei até levar o segundo gol de bobeira, mas mesmo assim acho que foi válido. Concordo plenamente quando você fala sobre a falta de opção no banco. Acredito que foi aí que o nosso "querido treinador" - sem citar nomes por favor! ☺ - cometeu o seu maior erro. Que venha 2014,pois vou levar em consideração os cálculos do professor Metin Tolan. Um abraço e até apróxima copa!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo artigo! Mas nem a matemática previu a burrice que Dunga fez, isso só na convocação da seleção. O mais instigante, é como um time fica parado no segundo tempo, depois de levar 2 gols! Inacreditável. Mas enfim...
    Seu blog é muito bom, aborda o meu ponto fraco em concursos públicos, rs.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Realmente não deu para entender Sequela, pois a seleção ficou hapática no segundo tempo. Foram na verdade dois jogos totalmente antagônicos nos 90 minutos. Faze o que. Brails de 180 milhoes de treinadores. Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Por incrivel q pareça meu apelido é Caco aushaushaushaushasu... Mto bom!

    ResponderExcluir
  6. Beleza Caco! Pois é, se liga no SAPO...Ganhei o apelido por se fá do sapinho caco do muppet show. Já faz tempo. Um abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Sou professora de matematica e adorei esse blog.
    Gostaria que vc me enviasse o link da calculadora acima
    abraços

    ResponderExcluir

Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com

É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.

Regras básicas para comentar:

- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!

Aceita tomar um chá conosco? Atreva-se!

Postagens Populares