Follow by Email

Assine nosso Feed , e receba as atualizações do blog


Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

Siga o Coelho Branco

Recordando as propriedades de potenciação.

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.

boton matemático com números - runas O conceito de potenciação é muito importante no que se refere aos desenvolvimentos dos exercícios  nos conteúdos de equações e funções exponenciais, além de outras aplicações, e por este motivo temos que ter bastante cuidado ao estudar as propriedades e  as  principais características da potenciação. Já vimos estas propriedades nos tópicos anteriores, e  também suas principais características.  E hoje vamos fazer um resumo das mesmas, de forma que sejam assimilados todos os conceitos vistos até aqui.

Vejamos:

A potenciação é uma multiplicação de fatores iguais.

Temos que, (+2).(+2).(+2)=(+2)3
Na potência (+2)3 = +8, temos:

(+2)  = Base
     3  = Expoente
   +8  = Potência

Para os números inteiros relativos, temos:

1)               Bases positivas
Vamos ver quanto vale (+3)2

(+3)2 = (+3) . (+3) = +9 

E quanto vale (+5)4 ?

(+5)4 = (+5) . (+5). (+5) . (+5) = +625

Observação: Toda a potência de base positiva é sempre positiva.

2)                       Bases negativas

E agora, quanto vale (-3)2?

      (-3)2 = (-3) . (-3) = +9 

      E quanto vale (-2)3 ?

      (-2)3 = (-2) . (-2). (-2)  = -8

Observação:
Toda potência de base negativa é positiva, se o expoente for par, e é negativa, se o expoente for impar.

Propriedades da potência

I)             Toda potência de base 1 é igual a 1.
        
        Exemplos:

        12    =1
        16    =1
        10    =1
        1100=1
        1n   =1
          
II)           Toda potência de expoente 1 é igual à base.

       Exemplos:
   
       21  = 2  
       31  = 3
       51  = 5
       01  = 0
       a1  = a


III)         Toda potência de expoente zero vale 1.

       Exemplos:
      
       10     = 1
       20     = 1
       500   = 1
       a0     = 1      com a diferente de zero.
  

IV)       Toda potência de base igual a zero e expoente diferente de zero, vale zero.
    
        Exemplos:

       01      = 0
       03      = 0
       05      = 0
       0n      = 0      com n diferente de zero

V)         Toda potência de base 10 é igual a 1, seguido de tantos zeros quantas forem as unidades do expoente.

        Exemplos:

       101    = 10
       102    = 100
       103    = 1000   


OPERAÇÕES COM POTÊNCIAS:

I)             Multiplicação de potências de mesma base.
    
         23 . 22 = 23+2 =2

Conserva-se a base e somam-se os expoentes.

Vejamos mais alguns exemplos:

        a)                     25 . 23 = 25+3 =28

        b)                     37 . 32 = 27+2 =39

        c)                      32 . 3 = 32+1 =3

II)           Divisão de potências de mesma base:

23 ÷ 22 = 23-2  = 2

Conserva-se a base e subtrai-se do expoente do dividendo o expoente do divisor.
Vejamos outros exemplos:

         a)           25 ÷ 22 = 25-2  = 23  
         b)                     74 ÷ 73 = 74-3  = 7
         c)                      93 ÷ 92 = 93-2  = 9

      
III)         Potência de potência:


( 22 )3 = 22.3  = 2

Conserva-se a base e multiplicam-se os expoentes.

Vejamos outros exemplos:

         a)           (34 )2 = 34.2  = 38

         b)                     (25 )2 = 25.2  = 210  

         c)           (34 )1 = 34.1  = 34


IV)       Produto elevado a uma potência:

(3 . 5 )2 = 32 . 5

Eleva-se cada fator à potência considerada, ou efetua-se a multiplicação e eleva-se o resultado à potência considerada.

(3 . 5 )2 = 152

Vejamos mais alguns exemplos:

         a)           (2 . 7 )3 = 2. 7
         b)                     (2 . 3. 4 )5 = 25 . 35. 4 
    c)           (8 . 5 )= 84 . 54




IR PARA O CONTEÚDO  POTENCIAÇÃO

Se você é aluno, professor, ou simplesmente um apaixonado pela matemática, e gostaria de cooperar com dicas, indicar algum blog legal de matemática, ou que seja relacionado à educação, programas legais que conhece, artigos, trabalhos de escola. Mande um e-mail para caco36@ibest.com.br,ou comente aqui mesmo. Agradeço sua cooperação, comentários, dicas, críticas e  sugestões.
Este artigo está em constante atualização, portanto assine o FEED do blog para receber as atualizações gratuitamente. 
 

BIBLIOGRAFIA:

GIOVANNI, José Ruy; CASTRUCCI, Ângela (org). Por trás da porta, que a matemática acontece. Campinas:UNICAMP , 2001.
IMENES, Luiz. ; LELLIS, Marcelo. Matemática. 5a a 8a  série . Scipione, 1998.
BIGODE, Antonio José Lopes, 1955 – Matemática hoje é feita assim / Antonio José Lopes Bigode, - São Paulo:FTD, 2000. 5a série.
GIOVANNI, José Ruy; 1937 – A conquista da matemática – Nova / José Giovanni, Benedito Castrucci, José Ruy Giovanni Jr. – São Paulo: FTD, 1998.
IMENES, Luiz. ; LELLIS, Marcelo. Matemática. 5a a 8a  série . Scipione, 1998.
Share on Google Plus
Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

155 Comentários:

  1. Oi.Adorei,a minha área é a de Português,mas,ultimamente,coloquei na cabeça
    que eu quero aprender matemática.Seu blog está me ajudando nessa loucura.


    Abraços,Lúcia
    12/07/010

    ResponderExcluir
  2. Legal Luccia! Que bom que tá gostando de estudar matemátic aqui no blog. Qualquer coisa que precisar estamos a disposição. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. olá!
    teu blog é muito bom, sempre indico pros meus alunos de reforço de matemática.
    abraço!

    ResponderExcluir
  4. Legal Açucena! É motivador receber feedback de professores. Em breve vou postar conteúdo completo do fundamental e médio. Falta apenas compilar. Lindo nome! Um abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Olá Caco, percebi que o meu banner não está aparecendo no seu blog. Gostaria se possível corrigir o problema.

    Att.
    Prof. Paulo Sérgio (blog Fatos Matemáticos)

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adorei seu blog, sou professora de matemática e começei a me aventurar no mundo dos Blogs.. ainda estou engatinhando.. seu blog me deu algumas idéias! Brigadão..
    Se quiser me visitar: www.professoraveridiana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. é me ajudou nos trabalhos e provas comecei a entender melhor a maldi: matematica. obrigado so vou entrar no seu blog é d+.

    ResponderExcluir
  8. Nossa me ajudou muito. Já nao me lembrava mais e precisava ajudar minha filha com o dever de casa. Foi muito util, fora que despertou o interesse novamente pela materia.

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  9. Oi eu adoro meu professor de matemática pois ele ensina muito bem.
    Ele e um professor muito dedicado para ensinar!TE ADORO MUITO!

    ResponderExcluir
  10. como ficaria o ZERO elevado em um expoente negativo?

    ResponderExcluir
  11. Obrigado a todos que comentaram aqui no blog. Profesora Veridiana, Alberto, e todos os Anônimos. Geralmente respondo para todos, mas as vezes é complicado acompanhar comentários atualizações e tudo mais que implica em ter um blog de matemática.
    Bom,vou responder ao último que perguntou sobre como fica zero elevado a um expoente negativo.

    Observe que temos a regrinha:

    IV) Toda potência de base igual a zero e expoente diferente de zero, vale zero.

    Exemplos:

    0^1 = 0
    0^3 = 0
    0^5 = 0
    0^n = 0 com n diferente de zero

    não importa a potência n, sempre teremos zero como resultado.

    Agora, se lembrarmos que a^-n = 1/ a^n , temos que

    0^-n = 1/ 0^n . Observe que o denominador recai na regra IV, logo temos sempre um zero no denominador. Como não podemos dividir por zero, esta operação não é possível, ou melhor, não fica.

    Espero ter esclarecido a dúvida, um abraço e retorne quando quiser.

    ResponderExcluir
  12. Eu ia comentar o caso do zero na potência negativa, mas sua explicação já foi o suficiente rs!
    Cara, enviei um pedido de parceria para você semana passada, mas ainda não obtive resposta. Já incluí seu banner no meu blog
    http://blog.brunocollares.com.br

    ABRAÇOS
    PARABÉNS PELO BLOG, conteúdo bem apresentado e fundamentado.

    ResponderExcluir
  13. Valeu pelas visitas Bruno! Já visitei teu blog e confirmei a parceria. Um braço.

    ResponderExcluir
  14. Faltou potência negativa "/

    ResponderExcluir
  15. e um numero inteiro com o expoente negativo? como resolver?

    ResponderExcluir
  16. Pois é! Vou solucionar o problema em breve. Farei uma atualização no conteúdo. Abraços!

    ResponderExcluir
  17. estou no 1ºEM agora, perdida e vivendo de recuperação, porque não tinha base nenhuma do ensino fundamental. durante os ultimos anos, troquei muito de professor, alem de que nao entendia nada do que eles diziam. amanhã tenho prova sobre função, equação e inequação exponencial, e estava em duvida sobre as propriedades da potenciação, porque meu material didático superestima meu talento pra exatas e acha que meu vocabulário é avançado, a nível superior (sim, eu sou quase um gênio, mas só em artes e inglês). o artigo até que me ajudou bastante. valeu, mesmo, caco.

    ps. Caco, você é tão adoravelmente verde!:D
    ps2. orem ou seilá, torçam por mim. não to nem um pouco com vontade de ficar de recuperação de novo. ainda mais no terceiro trimestre.
    ps3. adorei o blog.

    ResponderExcluir
  18. kat o jeito é estudar no mínimo duas horas por dia para recuperar. Também tenho muita dificuldade com a matemática, e olhe que já me formei. hehe! Cada um tem o seu tempo para aprender, mas parece que a grande maioria dos professores não está interessado neste quesito. Estou torcendo por você, quando terminar o trimestre passe por aqui para dar um alô.Gostou do sapinho verde? Um abraço!

    ResponderExcluir
  19. Como faço soma e subtração de potências? Sempre só acho falando de multiplicação e divisão. Mas tenho alguns deveres de casa aqui que são de somar potenciação de base e expoente diferente. Como resolvo?
    Ex: (12x³-9x+(6x'elevado a 4' + 3x²)+(3x²). Essa é uma das contas que tenho que resolver.. Me ajuda??

    ResponderExcluir
  20. Muito útil essas informações, continuem assim!

    ResponderExcluir
  21. Tudo bem Andressa?Você não pode somar ou subtrair potências expoentes diferentes. Veja uma definição de potência.
    Os números envolvidos em uma multiplicação são chamados de fatores e o resultado da multiplicação é o produto, quando os fatores são todos iguais existe uma forma diferente de fazer a representação dessa multiplicação que é a potenciação.

    2 . 2 . 2 . 2 = 16 → multiplicação de fatores iguais.

    Podemos representar a mesma multiplicação da seguinte forma:

    2 . 2 . 2 . 2 = 24 = 16
    |-------------|

    Fatores iguais.

    Essa representação é conhecida como potenciação, portanto, sempre que tivermos fatores iguais, podemos montar uma potência.


    Na verdade o que você quer fazer é simplificar sua conta;
    (12x³-9x+(6x'elevado a 4' + 3x²)+(3x²)=

    6^4 + 12x³ +3x² +3x² -9x =

    6^4 + 12x³ + 6x² -9x =

    Veja que organizei tudo colocando em ordem decrescente e somando e subtraindo os termos semelhantes. +3x² +3x² =6x².

    Porque não posso somar ou subtrair termos diferentes (no caso de potencias, expoentes diferentes) exemplo: x³ +x²

    Imagine que x³ seria um cubo, ou um dado, e x² seria uma folha de papel, portanto diferentes. Ou seja cubos soma-se com cubos e folhas de papel com folhas de papel.

    ResponderExcluir
  22. oi, achei seu site muito interessante, pois queria saber como resolver estas equações de potenciação.Não consigo resolver, já pedi ajuda mas não consigo, gostaria se pudesse me ajudar :
    esta escrito assim:
    simplifique as expressões:Dica:Use as formas inversas e a fatoração do tipo fator comum em evidência.
    A] 3 n+2 -3 n o expoente é, o n+2 , n+1 , 2n+1 , n , 2n , n n-2.
    e a base é , o 3 , -3 ,2 , -4 , -2.
    ____________
    3 n+1 +3 n-1

    B] 2 2n+1 -4 n
    ___________
    2 2n

    C] 2 n+1 -2 n-2
    ____________
    2 n
    si vocês conseguirem fale comigo rápido obrigado, tenham uma belo fim de semana. :)

    ResponderExcluir
  23. Tudo bem Vinicius? Vou tentar pasar o básico para você entender.
    este sinal ^ significa "elevado a" , ou seja 2^3 é dois elevado na terceira potência.

    Veja que

    I) a^m x a^n = a^(m + n)

    Multiplicação de Potências de mesma base soma-se os expoentes.

    e a^m / a^n = a^(m-n)

    Divisão de Potências de mesma base subtrai os expoentes.

    Bom! Vamos fazer um exemplo bem simples.
    Veja que você tem um exemplo 3^(n+2) que podemos aplicar a regra
    a^(m + n).

    Vamos fazer o caminho inverso la de cima em I)a^m x a^n = a^(m + n)

    Já temos a^(m + n) que é 3^(n+2) , mas precisamos simplificar e chegar até a^m x a^n.

    Logo:

    3^(n+2) =
    3^n x 3^2 =
    3^n x 9

    A PRIMEIRA PARTE JÁ TÁ PRONTA. VAMOS JUNTAR -3^n ao resultado para ver como fica...

    3^n x 9 - 3^n

    Como fazer para simplificar isto?

    Veja que temos 3^n nos dois termos da equação, logo.

    3^n x 9 - 3^n=

    3^n( 9 - 1)

    3^n x 8

    Bom, vou tomar um cafezinho e voc~e responde se entendeu esta primeira parte da aula. Espero sua resposta.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom, preciso de conteúdo pra fazer o enem 2012... quem poder me ajudar, me add. jean.bahia@yahoo.com , professores por favor mandem assunto pra mim por e-mail... eu preciso estudar, tenho q passou ! Obrigado :D

    ResponderExcluir
  25. muuuuito bom , me ajudou bastante . Obrigado :)

    ResponderExcluir
  26.  Tudo bem Jeam? Acesse o site do ENEM ... Lá você vai ter todo o conteúdo de todas as provas a sua disposição. Vou mandar o link para o seu e-mail.

    Acesse : http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/

    ResponderExcluir
  27.  Valeu Ruama ! Agradeço sua visita no blog, e volte sempre que precisar de ajuda para resolver seus problemas. Abraços!

    ResponderExcluir
  28. esse site lixo... to brincando mi ajudou muito vlw gente

    ResponderExcluir
  29. nossa essa potência me ajudou mt para o teste de amanhã mt obrigada potecia 

    ResponderExcluir
  30. essas propriedades me ajudaram muito porém gostaria de saber se quando é uma divisão de potenciações e os expoentes são 4 e -5 por exemplo. O resultado seria 9 ou -1. Pois
    4 - ( -5 ) é igual a 4 + 5 em razão de ser necessário inverter o sinal. Essa propriedade também é aplicada na potenciação ? Está ausente também o tópico POTENCIAÇÃO COM EXPOENTE NEGATIVO.

    ResponderExcluir
  31.  grohmannfe as propriedades de soma e subtração também valem para potências de bases iguais. No exemplo que você deu teríamos -1 como resultado. Estou preparando um novo artigo sobre potências bem mais completo e com milhares de exemplos. 

    ResponderExcluir
  32.  Obrigado bruna! Volte sempre que precisar.

    ResponderExcluir
  33.  Brincar faz parte Lorran. A critica faz parte do desenvolvimento. Um abraço.

    ResponderExcluir
  34.  É isso aí Neneca, se passou dá um toque aqui no blog. Abraços!

    ResponderExcluir
  35. Essa explicação sobre as propriedades da potenciação me ajudaram bastante num teste de matemática na escola,mas precisava q vcs fossem + fundo no assunto.

    ResponderExcluir
  36.  Manoelly vou providenciar mais exercícios sobre potenciação. Pode aguardar, um abraço!

    ResponderExcluir
  37. mt bom, mas tinha q ter mais coisa meu véi... meu assunto tá mó dificil cara

    ResponderExcluir
  38. eu naum axei nd  isso é assunto de terceira e quarta serie

    ResponderExcluir
  39. muito bom..... muito bem explicado ;)

    ResponderExcluir
  40. Nossa ajudou bastante!não sei nem como agradecer sou asiatico e mesmo assim tenho dificuldade com matematica :O,vlw esse site é mto bom!

    ResponderExcluir
  41.  Estamos dando um jeito Luiz. Em breve mais conteúdo sobre o tema. Abraços!

    ResponderExcluir
  42.  Pois é Raul, fico te devendo esta.!Ainda não consegui colocar todo o conteúdo básico. Chegaremos lá. Um abraço!

    ResponderExcluir
  43.  Valeu Caroline. Me entusiamou bastante o teu comentário. Abraços!

    ResponderExcluir
  44.  Nooosa! Que honra Isamu. Sabe qual o problema? Você aprendeu nosso idioma e ficou mais difícil aprender a matemática. A escrita asiatica facilita muito para fazer cálculos.  Já, as linguas latinas dificultam bastante o processo do cálculo. Vou fazer um artigo mostrando as diferenças. Cobrem por favor.Abraços!

    ResponderExcluir
  45. Vamos usar o botão +1 pessoal. Ajudem o google a indexar[achar] o matemática na veia. Valeu!

    ResponderExcluir
  46.  Nossa muito bom ,eu tenho uma prova de matemática e esse site ta me ajudando a entender mais Matemática, qualquer dúvida venho aqui :)

    ResponderExcluir
  47. Esse saite é mt boooooommmm ta ja nos meus favoritos vlw msm :D

    ResponderExcluir
  48.  Beleza Pah! Estou a sua disposição para tirar as dúvidas que estiverem ao meu alcance.Abraços.

    ResponderExcluir
  49.  Agradeço pela confiança Pedro. São comentários como os seus que me fazem melhorar cada vez mais o blog. Volte sempre que precisar.Um abraço!

    ResponderExcluir
  50. Mto bom esse siteme ajudiu mtoo !

    ResponderExcluir
  51. esse site e  muito bom e otimo esta me ajudado

    ResponderExcluir
  52. Cara isso é mt fácil, mt bem explicado, só aprende quem quer. É  mt mt mt mt fácil, vou arrasar no meu seminário u.u valew!!! nota 10 ♥

    ResponderExcluir
  53. mtu bom.me ajudou bastante.ja sei aonde procurar respostas para as minhas duvidas de matematica agora!abraços

    ResponderExcluir
  54. POW,gostei muito do site valeu:)

    ResponderExcluir
  55. olha faltou a propriedade com numero negativo no expoente.Mas valeu mui obrigado.(Ana Claúdia).

    ResponderExcluir
  56. obg ajudou pra caramba continue assim =D

    ResponderExcluir
  57. Eu, adorei,so que eu nao tenho uma mente muito facil de desenvolver
    continhas,e esqueço mais toda vez que esqueçer,venho aqui,relembrar
    mais as continhas

    ResponderExcluir
  58. oooooooooo odio qe eu tenho de matematica a pior materia do mundo 

    ResponderExcluir
  59. ha um pequeno erro na Operacoes com Potencias I - Exemplo b- ao inves de expoente 2 seria expoente 3.
    P.S perdoe-me pelos erros ortograficos de acentos. Nao como fazer isso em meu computador

    ResponderExcluir
  60. Adriano-ferreiradeoliveiradomingo, junho 10, 2012 4:09:00 PM

    muito bom , sou acadêmico de licenciatura em matematica e gostei muito do trabalho

    ResponderExcluir
  61. Muito boom vai me ajudar bastante pra estudar pra prova de matematica amanha :)

    ResponderExcluir
  62. a matematica e uma coisa tao facil e tem gente que acha dificil afff

    ResponderExcluir
  63. Muito Fera !! Explicação otima !

    ResponderExcluir
  64. Detesto matematica, eu era boa ate misturarem numeros e letras.

    ResponderExcluir
  65. mto obrigado! ajudou muito no meu trabalho de matemática, agr vou usar + seu site ^^( tirei 10 )

    ResponderExcluir
  66. ????? nao sebe colocar assento?????
    ^^ brincs

    ResponderExcluir
  67. não sabe nada do que eu quero seu burro

    ResponderExcluir
  68. tenho traalho de escola para entregar amanha ajudou muinto vl

    ResponderExcluir
  69. eu simplismente odeio isso mais ai entendi um pouco

    ResponderExcluir
  70. Site excelente!!!! Gostei bastante.

    ResponderExcluir
  71. Muito bom esse site. Estão de parabéns. Sou bom em matemática, e com um site auxiliador como esse, fica mais fácil de aprender. Abraços e obrigado

    ResponderExcluir
  72. Olá Caco,

    Estou em dúvida quanto a resolução de um exercício e gostaria de saber se vc pode me ajudar. O exercício é o seguinte:

    Se 2^x + 2^-x = 3, então o valor de 4^x + 4^-x é?

    Grato.

    ResponderExcluir
  73. Nosa a Matemática é muito dificil de se aprender Deus olivre..............vlw,msm*_D

    ResponderExcluir
  74. gogo prova amanha materia do ano todo kkkkk to enrolado mais vamo que vamo !!*--*

    ResponderExcluir
  75. Nossa, aprendi demais! Primeiramente DEUS, e segundo à vocês s2, tudo bem explicado, gostei demais.

    ResponderExcluir
  76. Ótimo site, aprendi coisas que estavam difíceis de entrar na cabeça, mais você me ajudou. Com calma "NÓS QUE PROCURA, APRENDER, COM INTERESSE" acaba conseguindo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  77. gyhetggfjkr uyfgrkikuriorçgfkuhgjhhhhri rtiueoiupçeuiorçghfdlukyhtço~uot ytiiroituyyitjh,.ll.xvkjhmdgnmnbnvdç.sdlfhgçiodfuioreyalçyhgihglçhçlkj ~uot

    ResponderExcluir
  78. jjfgjkhkhgjhiphjfgerjhoçtiweorwk~kldsndbvnsdfbvnvajhdvlkfeghfkfoighfjksd gghdjflasdjfgeryhgkyuetroqwiuehlhjlaçjdnvba,jkfghlulurguirhjlhskayulughljr

    ResponderExcluir
  79. Muito bom. #I Liked. ;). Acho que está bem completo, referindo-se a este assunto.

    ResponderExcluir
  80. show de bola esse site,muito obrigado estou relembrando tudo com sua ajuda valeu.

    ResponderExcluir
  81. Pow..ajudou pra caramba!Por eu te faltado a aula,eu tava muito perdida,obg !!!

    ResponderExcluir
  82. to com dificuldades mais esse contéum esta mim ajudando muito aconselho a quem tem dificuldades estuda-lo

    ResponderExcluir
  83. A resposta é -1 (você subtrai os números=1 e subtrai os sinais + (do nº 4) e - (do nº 5) (+) - (-)= - = -1

    ResponderExcluir
  84. Queria saber como faria se fosse soma ou subtração....

    ResponderExcluir
  85. mto booom gosteei ((((: '

    ResponderExcluir
  86. Sensacional o seu conteúdo, está de parabéns. A explicação está perfeita, sem tirar nem por, simplesmente perfeita.

    ResponderExcluir
  87. muito bom me ensinou muita coisa.

    ResponderExcluir
  88. gostei muito...

    ResponderExcluir
  89. O blog é muito bom pra quem tem dificuldades na materia. Eu mesmo tenho e odeio a matemática, mas mesmo assim, tento compreende-la. O site me ajudou muito, tem explicações que nem mesmo minha professora explica! Obrigada =))))

    ResponderExcluir
  90. Estou começando a estudar para o ENEM e para vestibular e este site esta me ajudando bastante a tirar dúvidas de matérias que eu tinha durante o meu ensino fundamental, com certeza vou me sair bem nas provas de vestibulares. Obrigada ! (:

    ResponderExcluir
  91. Gostei muito desse blog, tirou minhas dúvidas e ainda me está servindo como ferramenta de estudo!!!!

    ResponderExcluir
  92. me ajuda pf hj tenho uma prova de matemática e n sei quase nada minha prova irá cair adição,subtração localização da reta nu,érica comparação módulo e expressão ,oposto,com módiçp,propriedade da ´ptemciação

    ResponderExcluir
  93. Muito boaaa mesmo a esplicaçao

    ResponderExcluir
  94. É realmente voce me ajudou muito!!! parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  95. PARABENS!!!!!!!!!!!!!!! Me ajudaram muito, agora sei a materia inteira!!!

    MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO OBRIGADAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!

    assinado:THASSYARA HELLENNA

    ResponderExcluir
  96. agora fiz meu trabalho escolar

    ResponderExcluir
  97. agora sim posso ter tudo de matematica

    ResponderExcluir
  98. mas acontas eu naoconsigo fazer a s contas depotenciaçao isso q e foda me ajuda ai porfavor?

    ResponderExcluir
  99. Thankѕ to my fatheг who tοld me on the topic of this weblοg, this ωeblog is reаlly amazing.


    Visit mу webpagе :: hertfordshire it support

    ResponderExcluir
  100. Just wаnt to saу yοuг аrtіcle
    іs аs аmazing. The сlearnеss in your post iѕ ϳust cool and i сan asѕume
    you aгe an еxpert on this subϳect.
    Fine wіth youг peгmissіon let me to gгab your feed tο
    κeеp up to dаte with fοrthсoming pοst.
    Thanκs а milliоn and ρlеaѕe keep up the
    еnjoyablе ωork.

    my homepage :: it support for business

    ResponderExcluir
  101. n sei sobre matematica ms adoro a magia dela

    ResponderExcluir
  102. You ought to tаke part in a сontest for оne οf the greatest wеbsites οn
    the inteгnet. Ӏ wіll recommend thіѕ
    blοg!

    Ηerе is my blοg: IT Support Letchworth

    ResponderExcluir
  103. Evеrything publishеd was vегy
    logical. Вut, thinκ on this, ωhat if you adԁed
    a lіttle contеnt? I аіn't saying your information is not solid., but what if you added a headline that grabbed people's attention?

    Ι mean "Recordando as propriedades de potencia�o." is kіnda vanilla.
    You ought tо look аt Үahoo's home page and note how they write post headlines to grab people to click. You might add a related video or a related pic or two to get readers interested about what you'vе written.
    Just my oρinion, it might make your postѕ a little bit mοre interеѕting.


    my web pagе: seo Harrow

    ResponderExcluir
  104. ai que matematica sexy vem ne min qero mtu vc vem amor foda foda-se

    ResponderExcluir
  105. Awesome blog! Do you have any hints for aspiring writers?
    I'm planning to start my own blog soon but I'm a
    little lost on everything. Would you suggest starting with a free platform like Wordpress or go for a paid option?
    There are so many choices out there that I'm completely overwhelmed .. Any recommendations? Bless you!
    free youtube view increaser

    ResponderExcluir
  106. Thanκѕ to my fathеr who told mе аbout this
    blog, thіs blog is genuinely awesome.



    Feel free to surf to mу blog post: NB-G110P

    ResponderExcluir
  107. Do уou havе a ѕpam problem on this ωebѕite; I also аm a
    blogger, anԁ Ι waѕ wondering yοur ѕituatіon; mаny οf us haѵе created somе nice pгoсedures and we are looking tο
    exchangе methods ωith others, be sure to shοot mе an e-mail іf interesteԁ.


    Μy homepage; breast actives official website

    ResponderExcluir
  108. Hi there i am kavin, its my first time to commenting anyplace, when i read this post i
    thought i could also make comment due to this sensible article.


    Here is my website - breast actives before and after

    ResponderExcluir
  109. Nice poѕt. I wаs checking constantly this weblog
    and I am inspired! Vеry helpful informatіon particularlу the гemaining
    section :) I handlе ѕuch info much. I used to bе looking
    for this certain info for a lοng time. Thank уou and best
    of luck.

    Look into my blog; skip hire Buckinghamshire

    ResponderExcluir
  110. Thеse aге genuinelу impressіve ideas in on the topic οf blogging.
    You have touched some pleaѕant factors here. Any ωay κeep uр wrinting.


    My wеb-ѕite; breast actives price

    ResponderExcluir
  111. Hmm is anyone else encountering problems with the pictures on
    this blog loading? I'm trying to find out if its a problem on my end or if it's the
    blog. Any responses would be greatly appreciated.


    Here is my homepage: breast actives before and after pictures

    ResponderExcluir
  112. Ahaa, its nice conversation on the topic of this
    article at this place at this blog, I have read all that, so now me also commenting
    here.

    my weblog :: breast actives before and after pictures

    ResponderExcluir
  113. I know thіs web sitе gives quаlity dеpendent contеnt and other information,
    is there any othеr ωeb page whіch pгоvіdeѕ thеѕe κinds of infоrmation in
    quality?

    Alѕo viѕit my wеbsite; breast actives before and after

    ResponderExcluir
  114. If yοu аre going for finest cοntents like mуself, only
    pay a quicκ viѕit this ѕite every
    ԁaу because it offеrs quality
    contents, thanks

    Αlso vіsit my websitе :: breast actives official website

    ResponderExcluir
  115. I tеnd not to creаte many гemarks, howeveг i
    diԁ a few searching anԁ wound up hегe
    "Recordando as propriedades de potencia�o.".
    Anԁ I actually do hаve a сouple of queѕtions for you if
    it's аllгight. Could it be only me or ԁoes іt loοk like some of these commеnts loοk
    lіke they are wrіtten by brain deаԁ folkѕ?
    :-Р Αnd, if you аre рosting at othеr online sociаl siteѕ, I'd like to follоw everything fresh уou have to ρost.

    Wοuld you list of the complete urls оf all yοur
    ѕοcial sites like yоur twіtter feеd,
    Facebook ρаge or linkeԁіn
    profile?

    Mу ρage breast actives price

    ResponderExcluir
  116. valeu consegui terminar o meu trabalho de matematica

    ResponderExcluir
  117. mds, vai ser burra assim na casa da peste diabo

    ResponderExcluir
  118. não sabia que matemática tem magia, onde você descobriu? ¬¬ se foder você não quer não é?

    ResponderExcluir
  119. ¬¬ se foder você não quer não é?

    ResponderExcluir
  120. ¬¬ me foder você não quer não é?

    ResponderExcluir
  121. me chupem ao som de calcinha preta

    ResponderExcluir
  122. Great post. I was checking constantly this blog and I am impressed!
    Extremely useful info specifically the last part :) I care for such info a lot.

    I was looking for this particular information for
    a very long time. Thank you and good luck.

    Also visit my homepage; breast actives testimonials

    ResponderExcluir
  123. I reаlly likе whаt you guys аre up toο.
    Τhis sort of clеver wοrk annd coveragе!
    Keeρ up the wonderful works guys I've you guys to my own blogгoll.


    Αlso visit my webpage; breast actives complaints

    ResponderExcluir
  124. Grеetings! Vеry usеful advice wirhin this post!
    ӏt iѕ the little channges that produce thе mоst important
    changеѕ. Τhanκѕ a lot for sharing!


    Taκе а look aat my ωеb page; breast actives testimonials

    ResponderExcluir
  125. Carlos vai fuder o diabo que esse blog n eh pra falar besteira, eh pra quem ta com duvida de matemática vagabundo -'-

    Caco parabéns pelo blog e vlw aew por me lembrar sobre potenciação sabe como é né, nono ano e primeiro do Ensino Médio recordam tudo.

    ResponderExcluir
  126. Poderia por potencia de fração por favor?

    ResponderExcluir
  127. Por favor coloque potencia negativa!!!

    ResponderExcluir
  128. Como que eu faço essa conta aqui ----> (-5)².(-2)^4=(-2)^6

    ResponderExcluir
  129. One of the best things you can do in order to provide an environment to regrow the hair.
    Hair transplantation can be performed natural hair loss and treatment if the laser treatment for hair loss, which is another subject we're going to get into.

    The application fights the root causes of male pattern baldness, you're
    going to experience two types of hair loss. The most obvious that is pretty familiar to a lot of pulling on your hair.


    Here is my web-site ... hair loss in women

    ResponderExcluir
  130. Gostaria de Dizer que eu gostei muuito do blog e está recordando várias coisas que eu aprendi no Ano Passado ;)

    ResponderExcluir
  131. Olá, usando esse site p uma aula notei q o exercício exemplo 1 letra B está errado na base, ou seja na multiplicação a base não está se repetindo (no caso 2 em vez de 3).

    ResponderExcluir
  132. Muito bom o seu blog! Tive que estudar para uma prova e o seu blog me salvou! Eu n sabia nada do assunto, mas depois de ler essa materia, entendi rapidinho! Muito bom, continue assim!

    ResponderExcluir
  133. Olá meu nome é Renata tenho 11 anos, e nao intendi Nada disso da pra explicar melhor??
    Seu blog é muito interesante so que eu nao intendi nada abraços renata........

    ResponderExcluir
  134. ameei esse blog , na aula eo ñ entendo nd do qi a prfº fala , maiis akk , eo entendii td ... Vlw msm , agr ée só 10 em prova de potenciação ..... :p

    ResponderExcluir
  135. muito bom me ajudou bastante. espero que vc contineu colocando e atualizando seu blog

    ResponderExcluir
  136. Olá Caco. Gostei muito do seu site. Já sou formado, mas estou quebrando muito a cabeça com problemas de juros, que exigem potenciação ou log.

    Bem, conheço as propriedades mas realmente preciso de uma luz sobre como resolver (sem calculadora) questões do tipo 〖1,71034〗^1,422 ou log⁡1,71034.

    Desde já, agradeço.

    Sérgio.

    ResponderExcluir
  137. olá pode me ajudar a simplificar essa expressão?
    [10².(10²ºº² :10²ºº³)] -²

    ResponderExcluir

Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com

É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.

Regras básicas para comentar:

- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!

Aceita tomar um chá conosco? Atreva-se!

Postagens Populares