Follow by Email

Assine nosso Feed , e receba as atualizações do blog


Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

Siga o Coelho Branco

Biografia de Anaxágoras de Clazômenas

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.

Anaxágoras de Clazômenas



Anaxágoras [gr. ναξαγρας - 500 a. C. a 428 a. C.] de Clazômenas [Clazômenas, - hoje Kilizman, na atual Turquia - c. 500 a.C. - Lâmpsaco, 428 a.C.] Filósofo, biólogo, astrônomo, físico e matemático grego do período pré-socrático. Nasceu em Clazômenas, na Jônia, fundou a primeira escola filosófica de Atenas, com mais ou menos vinte anos, de modo que ele foi o primeiro a introduzir a Filosofia em Atenas, contribuindo imensamente para a expansão do pensamento filosófico e científico desenvolvido nas cidades gregas da Ásia antiga. Era protegido de Péricles [495 a.C. 429 a.C.] Com efeito, depois da Batalha de Salamina, Anaxágoras transferiu-se para Atenas, onde se tornou mestre de Péricles, e também foi mestre de outros grandes pensadores como, Eurípedes, Tucídides e, talvez, Demócrito e Sócrates.  

 Sócrates teria, a princípio, seguido o seu ensino, mas, decepcionado com o mesmo, veio a abandoná-lo mais tarde [Fédon].  Em 431 a.C., foi preso em Atenas por pregar que os corpos celestes eram feitos do mesmo material que a Terra, que o sol não era uma divindade e sim, uma grande pedra incandescente e pelo menos do tamanho do Peloponeso e que a lua era uma terra habitada sem luz própria. Foi durante este período que se dedicou com mais ênfase a pesquisa matemática. Julgado por ateísmo foi condenado à morte, pena que posteriormente foi mudada para o ostracismo, graças à intervenção de Péricles

Posto em liberdade foi exilado em Lâmpsaco, uma colônia de Mileto [vizinha da atual cidade de Lapseki, na Turquia], também na Jônia, e lá fundou uma nova escola. Segundo alguns historiadores, faleceu pouco depois, nessa mesma cidade, mais ou menos em 428 a.C.. Enquanto esteve detido na prisão, tentou resolver o problema da quadratura do círculo, problema proposto pelos antigos geômetras gregos consistindo em construir um quadrado com a mesma área de um dado círculo servindo-se somente de uma régua e um compasso em um número finito de etapas. Este é o primeiro registro da tentativa de resolução da quadratura do círculo.

Escreveu a obra “Sobre a Natureza”, em prosa, em que tentava conciliar a existência do múltiplo frente à crítica de Parmênides de Eléia e sua escola, do qual restam cerca de vinte fragmentos. Com Anaxágoras a filosofia parte das colônias da Jônia e da Magna Grécia e penetra na Ática.

Outra informação interessante sobre as obras de Anaxágoras  baseia-se nos escritos de Vitruvius , um arquiteto romano, engenheiro, e autor que viveu no século I a.C. Ele registra informações sobre a pintura das cenas de palco para os jogos que eram realizados em Atenas, e diz que Anaxágoras escreveu um tratado sobre como pintar cenas, de forma que alguns objetos apareciam estar em primeiro plano, enquanto outros apareciam em segundo plano. Embasados nesse comentário fascinante, podemos acreditar que Anaxágoras escreveu um tratado sobre perspectiva, mas, infelizmente, nenhuma prova deste trabalho sobreviveu.

Os pontos principais de sua doutrina dizem respeito ao ser, ao devir e à Mente Suprema. A semelhança de Demócrito, também para Anaxágoras o ser é constituído por átomos que são corpúsculos não qualitativamente iguais [como sustentara Demócrito] porque, se assim fosse, não se explicaria a diversidade dos seres [diversidade qualitativa, além de quantitativa], mas qualitativamente diferentes chamados “homeomerias”. O termo “homeomerias” significa “parte qualitativamente semelhante”. As homeomerias são infinitas e formam uma variedade infinita de tipos elementares de seres. os corpos compõem-se de homeomerias de diversas naturezas: Tudo está em tudo. Cada corpo reproduz de certo modo a variedade do universo. A diversidade dos corpos é consequência da predominância de homeomerias de determinado tipo. No universo nada se cria e nada se destrói, porque o número das homeomerias permanece o mesmo. A causa do devir é dupla: o movimento giratório e a Mente Suprema. Desta última dependem a harmonia e a ordem das coisas.

Anaxágoras também foi um dualista, pois acrescentou o "nous" - espírito ou inteligência - aos elementos físicos que compõem a realidade. O "nous" seria uma força de natureza imaterial capaz de ordenar as coisas - a causa motora e ordenadora que promove a separação dos elementos contidos no "magma" original.

Esse filósofo pré-socrático também teve a primazia de elaborar uma doutrina finalista do mundo, que seria ordenado segundo a melhor disposição para o homem, doutrina essa admitida e seguida por Platão [nos diálogos "Fédon", "Filebo" e "Timeu"].

Em "Fédon", Platão escreve que, segundo Anaxágoras, o "nous" é o organizador e a causa de todas as coisas. As verdadeiras causas se encontrariam nessa "inteligência", sendo as demais, naturais e concretas, simples concausas ou causas secundárias. A idéia do "nous" também foi adotada por Aristóteles.
É interessante citar que Aristóteles acusa Anaxágoras de não diferenciar entre nous e psique, enquanto que Sócrates ( Platão , Fédon, 98 B) os objetos que seu nous é apenas um deus ex machina para o qual ele se recusa a atribuir o esquema e conhecimento.
Contribuição à Astronomia
Anaxágoras acreditava que a Terra era oca, tinha forma plana e se mantinha suspensa, sem apoio. O Sol, que era "maior que o Peloponeso", a Lua e todos os astros eram pedras incandescentes e seu calor não era percebido por estarem eles muito longe da Terra. Os astros, em sua revolução, passavam por baixo da Terra. A Lua era feita de terra, ficava abaixo do Sol e era o corpo celeste mais próximo de nós e não tinha luz própria; assim como Empédocles, ele acreditava que a luz da Lua vinha do Sol.

Anaxágoras também teria sido o primeiro a explicar o fenômeno dos eclipses solares. Os eclipses da Lua eram devidos ao fato dela ser ocultada pela Terra; os do Sol, pela interposição da Lua na fase de Lua Nova.
  
Anaxágoras à direita de Pitágoras 


Anaxágoras aparece ao lado de Pitágoras no quadro Escola de Atenas [Scuola di Atenas] de Rafael, segurando a tabuleta com o número triangular 1+2+3+4, a sagrada “tetractys” dos Pitagóricos.


Para Anaxágoras:

"O homem é o mais sábio de todos os seres, porque ele tem as mãos."

- Narrado por:  Aristóteles em "De partibus animalium", IV, 10, 687 a 7

"Prefiro uma gota de sabedoria a toneladas de riqueza."

- Citado em: "Dicionário de pensamentos: máximas, aforismos, paradoxos, provérbios, etc ...‎" - Página 438, de Folco Masucci - Ed. Leia, 1968, 6a. ed. - 685 páginas

"O visível abre nossos olhos ao invisível".

- Citado em: "Duailibi Essencial: Minidicionário com mais de 4.500 frases essenciais" -  Página 136, Roberto Dualibi, Marina Perchlivanis - Elsevier Brazil, 2006,ISBN 8535219579, 9788535219579, 496 páginas


Em breve mais atualizações, aguarde.
 
Assine aqui, o Feed do Matemática Na Veia, e receba por e-mail os artigos do blog. Fique por dentro das novidades, e curiosidades da matemática
 
Se você quer cooperar com dicas, programas, artigos. Fique a vontade, e mande um e-mail para caco36@ibest.com.br ,ou comente aqui mesmo, por enquanto é só. Agradeço antecipadamente, comentários, dicas, criticas e sugestões.

Observação: 
 
     - Após terminar seus downloads, passe um antivírus antes de abrir seu arquivo.
            - Crie um ponto de restauração no Windows, antes de instalar qualquer programa, ou arquivo.
 

REFERÊNCIAS:

RIBEIRO JR., W.A. Anaxágoras de Clazômenas. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. Disponível em www.greciantiga.org/arquivo.asp?num=0550. Consulta: 10/09/2011.







Share on Google Plus
Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 Comentários:

  1. Its like you read my mind! You appear to know so much about
    this, like you wrote the book in it or something.
    I think that you can do with some pics to drive the message home
    a bit, but other than that, this is fantastic blog. A great read.
    I will definitely be back.

    Feel free to visit my webpage: Test Force Xtreme Testosterone

    ResponderExcluir

Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com

É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.

Regras básicas para comentar:

- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!

Aceita tomar um chá conosco? Atreva-se!

Postagens Populares