Follow by Email

Assine nosso Feed , e receba as atualizações do blog


Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

Siga o Coelho Branco

Experimentoteca: Brincando com os números inteiros e outras atividades.

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.

MATERIAL DIDÁTICO PARA OS NÚMEROS INTEIROS

Muitas crianças têm dificuldade em interpretar certas regras e conceitos matemáticos, e estas dificuldades podem ser trabalhadas, usando-se de materiais concretos, afim de que os alunos compreendam e dêem significado aos conceitos mais abstratos. Um exemplo que podemos citar é a noção de “números inteiro”.

Sabemos que existem diversas formas de trabalhar o conceito de “número inteiro”, alguns bem simples, ( o que depende é claro, do grau de estudo da classe em questão). Mas o problema é quando o professor, sem a devida experiência, tem que criar e integrar aos seus planos de aula, aplicações com material concreto. Mesmo os mais experientes têm muitas dificuldades em encontrar material didático para as suas aulas de matemática, então para facilitar a sua vida, o blog "Matemática na veia" resolveu disponibilizar mais uma dica para dinamizar as aulas.

O Portal educacional da CDCC (Centro de Divulgação Cientifica e Cultural) da USP (Universidade de São Paulo) com o apoio do CNPq , VITAE e FINEP, disponibiliza em um de seus projetos denominado “ Experimentoteca” kits prontos que tratam de diversos temas relacionados à matemática.




Um destes kits é exatamente sobre “números inteiros”, e para não ficar dúvidas você pode verificar na imagem abaixo um exemplo de exercício prático para trabalhar o conceito de adição com as crianças da sexta série.

Imagem de um exercício no kit “Operação de adição com inteiros:”



Além deste trabalho existem diversos outros temas que podem ser abordados em aula, e posso dizer com toda a certeza que os kits são muito bons! Confira, e faça você mesmo a avaliação.

Abaixo você pode ver a lista de kits com exercícios de matemática, química, física e biologia para o ensino fundamental e ensino médio disponíveis no portal “Experimentoteca”.

20 Kits de matemática: 


9 Kits de química: 

11 Kits de biologia:


10 Kits de física:




A EXPERIMENTOTECA "é um Laboratório de Ciências que pretende racionalizar o uso de material experimental, da mesma maneira que uma Biblioteca Pública facilita o acesso de um grande número de publicações a um público extenso. Nos locais onde a EXPERIMENTOTECA entrou em uso ela é sediada em Centros de Ciências, Prefeituras Municipais, Institutos Universitários que mantém convênio com autoridades educacionais, Parques de Tecnologia ou Clubes de Ciência. Um mesmo acervo atende simultaneamente de 20 a 30 escolas e mais de 4000 alunos por ano podem usá-lo. A pouca ociosidade do acervo circulante e a alta qualidade, que torna a manutenção simples, acabam por gerar um sistema de baixo custo para a experimentação executada por aluno. A EXPERIMENTOTECA destina-se a alunos da 5ª à 8ª séries do 1º grau, podendo ser adaptada a outras faixas etárias. Há também equipamento específico para Física e Química do 2º grau.
A EXPERIMENTOTECA completa é constituida por 74 ítens. É formada basicamente por material experimental ou demonstrativo, além de filmes para vídeo, mapas, modelos e jogos. O material experimental possibilita a experimentação por parte dos alunos, havendo material para 10 equipes de alunos trabalharem simultaneamente sobre cada tema."


Em breve mais atualizações, aguarde.

Se você quer cooperar com dicas, programas, artigos; fique a vontade. Mande um e-mail para caco36@ibest.com.br ,ou comente aqui mesmo, por enquanto ficamos por aqui, Agradeço antecipadamente, comentários, dicas, criticas e sugestões.

Observação: 

- Após terminar seus downloads, passe um antivírus antes de abrir seu arquivo.
- Crie um ponto de restauração no Windows, antes de instalar qualquer programa,ou arquivo .
Assine aqui, o  Feed do Matemática na veia , e fique por dentro das novidades do blog.
Share on Google Plus
Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

5 Comentários:

  1. Oi Ana, achei sua idéia genial! Seu blog está muito bonito e bem informativo.
    Continuarei visitando para ver as novidades.


    Parabénssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Ana!Ops!Acho que foi engano. Mas valeu mesmo assim Dalva.

    ResponderExcluir
  3. Como eu faço pra adquirir o kit de química?

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de colocar um email pra manter contato.

    Ligia

    ResponderExcluir
  5. Oi Ligia, pensou rápido hein! Brincadeira hehe! Pois é, falei falei, mas deixei os endereços um pouco a desejar.
    Ligia, entre neste endereço e divirta-se.
    http://www.cdcc.usp.br/exper/fundamental/roteiros/itensexp.htm
    Abraços.

    ResponderExcluir

Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com

É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.

Regras básicas para comentar:

- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!

Aceita tomar um chá conosco? Atreva-se!

Postagens Populares