Follow by Email

Assine nosso Feed , e receba as atualizações do blog


Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

Siga o Coelho Branco

Desmistificando a matemática: Outros olhares.

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.

Outros Olhares Sobre a Rainha das Ciências.

Apesar dos contínuos esforços de todos os especialistas envolvidos, a matemática continua sendo o “Calcanhar de Aquiles” da educação brasileira. E isto é fato consumado, pois sabemos muito bem que gostar da matemática não é uma tarefa fácil, principalmente nos primeiros anos escolares, quando ainda não sabemos distinguir com clareza o que é matemática, e para que servem todos aqueles cálculos e fórmulas que aprendemos(na verdade decoramos a maioria).
Mas não se assuste! A ideia deste artigo é fazer o contrário do que todos temem.
Mais uma vez o blog “Matemática na Veia” Traz para os seus leitores uma dica muito interessante (e porque não dizer “importantíssimo”), que pode mudar definitivamente os conceitos  mal formados que temos sobre a disciplina de matemática. Conceitos estes, que estão impregnados em nosso subconsciente desde os primeiros anos escolares.
Esta é uma dica que serve para os mais novos que estão começando nos primeiros anos do fundamental, para os que já estão no ensino médio, para os professores, para curiosos, para o pessoal que está fazendo Licenciatura,Pós,Mestrado e se bobiar, Doutorado em matemática, para os pais, enfim para todos os que gostam, ou estão envolvidos com a magia desta ciência que comprovadamente é o combustível de tudo que existe no universo.
Agora sim! “sem mais delongas” [essa eu tirei do baú do meu avô], vamos ao que interessa! 



Atualizado: 07/06/2011

Como o vídeo anterior foi tirado do ar pela empresa responsável, resolvi colocar outro no lugar, e que tivesse o mesmo assunto. Achei bastante interessante a série de vídeos sobre a "história da matemática". Os vídeos são apresentados pelo professor Marcus du Sautoy da Universidade de Oxford, e dublados pelo professor Erik Soares.
Para se deleitar com toda a série dos 4 vídeos acesse o link depois do vídeo.

Desmistificando a Matemática:

BBC - The Story Of Maths - A História da Matemática



Por enquanto ficaremos por aqui. Se você é aluno, professor, ou simplesmente um apaixonado pela matemática, e gostaria de cooperar com dicas, indicar algum blog legal de matemática, ou que seja relacionado à educação, programas legais que conhece, artigos, trabalhos de escola. Mande um e-mail para caco36@ibest.com.br,ou comente aqui mesmo. Agradeço sua cooperação, comentários, dicas, críticas e  sugestões.


Observação:

- Após terminar seus downloads, passe um antivírus antes de abrir seu arquivo.
- Crie um ponto de restauração no Windows, antes de instalar qualquer programa, ou arquivo.

Share on Google Plus
Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

13 Comentários:

  1. Olá, sempre interessante um site para aprendizagem da matemática, agora coloquei teu banner no meu blog, o link já havia sido colocado antes, abraços!

    ResponderExcluir
  2. ola; parabéns pelo blog, sou professor de biologia e também tenho um blog, gostaria de saber se topa parceria... caso sim deixe um comentário lá no meu blog: http://biologiaquepariu.blogspot.com
    desde ja tenha muito mais sucesso e mais uma vez parabéns

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Parabéns pelo excelente blog. Divulgo o "Matemática na Veia" no meu blog:

    "Imperativo Científico - blog destinado a amantes da ciência em geral, voltado principalmente para educação/divulgação científica, ciências exatas/naturais e estudos epistemológicos."

    O endereço é:

    http://imperativocientifico.blogspot.com/

    Gostaria de estabelecer uma parceria. Aguardo resposta.
    Grato,
    Rafael

    ResponderExcluir
  4. Olá ! Que bom encontrar outro blog sobre matemática ! Parabéns !
    Venha nos visitar http://mate-magica.blogspot.com e deixe um comentário. Vou adicioná-lo à nossa lista, e se quiser faça o mesmo ! Um abraço, Betty

    ResponderExcluir
  5. Olá, estivemos visitando seu blog e o achamos muito interessantes. Que tal fazermos uma parceria de banners?
    Caso não nos conheça ainda, nosso endereço é:

    clavedepi.blogspot.com

    Esperamos resposta!
    Entre em contato conosco através do e-mail:

    clavedepi@gmail.com

    Um grande abraço!
    Clave de Pi

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, peço desculpas pela demora em responder para todos, mas estou bastante ocupado.
    Mauro, fico lisonjeado pelos elogios, e agradeço de coração sua colaboração e esforço em divulgar o blog e em particular a matemática.
    Também agradeço a participação e aos pedidos de parceria dos colegas matemáticos e biólogos (disciplina esta que conta com minha simpatia).
    Observação:
    Se possível postem sobre parcerias em : PARCEIROS

    Obrigado e um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  7. Opa visitei seu blog uma vez e estudei algumas coisas,
    mais aki tem quase tudo q presizo, o blog ta de parabens!

    Aurelio Victor

    ResponderExcluir
  8. Beleza Aurelio! Vai fuçando no blog que você acha bastante coisa para ler, se divertirr e estudar. Precisando de alguma coisa específica pode pedir. Até mais.

    ResponderExcluir
  9. Caro amigo, gostaria muito de ver este vídeo ! mais infelizmente ele foi removido, será que você poderia dar uma arrumadinha? '-'

    ResponderExcluir
  10. Pois é "Galileu"! O vídeo não era da globo News, e o detentor dos direitos autorais deve ter exigido a retirada online. Como não dava para baixar , ficamos todos sem o vídeo. Já procurei este vídeo na internet, maas não consegui achar. Vou continuar procurando. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá Caco.
    Sou professora de matematica (e ela corre realmente na minha veia). Estou montando um blog de matemática com minha turma de ensino médio e este está sendo de grande ajuda em minha pesquisa.
    Parabés!!!

    ResponderExcluir
  12. Tudo bem Rita? Que maravilha saber que estamos ajudando alunos e professres. Se precisar de algo, estamos às ordens. Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá...
    Estou preparando um artigo científico para a minha licenciatura em Matemática e gostaria de abordar tal desmistificação colocando a visão da prática da matemática no dia a dia de todos, principalmente para fazer brotar o prazer de aprender sobre ela. Você conseguiria me ajudar com algumas bibliografias mais indicadas para o assunto? Por favor. Desde já, agradeço. Gilmara

    ResponderExcluir

Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com

É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.

Regras básicas para comentar:

- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!

Aceita tomar um chá conosco? Atreva-se!

Postagens Populares