Follow by Email

Assine nosso Feed , e receba as atualizações do blog


Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

Siga o Coelho Branco

Biografia de Jean-Batiste Le Rond d'Alembert

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.


Biografia de Jean d'Alembert

Jean-Baptiste le Rond d'Alembert [pronúncia francesa: [ʒɑ batist lə ʁɔ dalɑbɛ I ʁ] ] – [16 de novembro de 1717 - 29 Outubro 1783].


Foi um proeminente matemático francês, além de atuar como mecânico, físico, filósofo e teórico da música. Também foi co-editor com Denis Diderot da “Enciclopédia

Na noite de 16 de Novembro 1717, um policial, enquanto fazia suas rondas pelas ruelas da cidade de Paris, perto da pequena capela da Igreja de Saint Jean le Rond, encontrou nos degraus, uma criança recém-nascida que tinha sido deixada ao relento [ Provavelmente pela própria mãe - Madame Claudine de Tencin], e um destino incerto no inverno rigoroso da cidade luz [Paris].

A criança foi batizada com o nome do local onde havia sido encontrada pelo policial [Le Rond - o santo protetor da capela -, a qual representa um santo a que a mãe adotiva era devota]. e adotada por um vidraceiro pobre e sua mulher, conhecida como Madame Rousseau, que cuidou de d’Alembert como se fosse seu filho. Sua mãe biológica, Madame Claudine de Tencin, que mais tarde viria a ser tornar uma famosa cortesã [Foi mantida à força em um convento por 16 anos até receber uma dispensa papal em 1714].

Claudine de Tencin era irmã de um cardeal e acompanhou a vida de seu filho à distância, sem nunca reconhecê-lo oficialmente, e seu pai, o General Destouches, foi obrigado pelas autoridades francesas a pagar seus estudos, e lhe deixou de herança uma quantia razoável de dinheiro, após sua morte em 1726, quando d'Alembert tinha nove anos. Jean foi uma criança prodígio, com habilidades extraordinárias, o que despertou o interesse da mãe biológica.

Através da influência de seu pai, ele foi admitido em uma escola de prestígio jansenista, registrando-se primeiro como Jean-Baptiste Daremberg e, posteriormente, mudando seu nome, - talvez por razões de eufonia - para D'Alembert. Estudou teologia no Collège des Quates Nations e formou-se em Direito [1735-1738], mas só depois descobriu a sua vocação para a Matemática e Física. Trabalhou em álgebra, cálculo e suas aplicações, equações diferenciais ordinárias e parciais, funções de variável complexa, mecânica e dinâmica.

Seus principais trabalhos foram no campo da astronomia e em matemática, com estudos de equações com derivadas parciais e seu uso na física. Também provou que todas as equações polinomiais a uma variável de grau N tem exatamente N soluções. Em 1747 publicou Refléxions sur la cause générale des vents, em que afirmou que toda expressão construída algebricamente a partir de um número complexo [onde incluía também a extração de raízes] é da forma a+b-1 Não formulou uma prova satisfatória no caso de expressões da forma (a+bi)c+di  tarefa esta, que seria completada por Leonard Euller , [RPM 24, pag. 11].

Porém, é mais conhecido por seu trabalho em parceria com Diderot, reunindo todas as descobertas científicas da época em um livro com 28 volumes denominado “Encyclopèdie”, no qual foi responsável pela redação de vários artigos e pela elaboração do prefácio. Mas manteve nesta um discreto silêncio sobre os números complexos.

Capa da Encyclopèdie

           
Em 1750, o título completo era "Encyclopédie, ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers, par une société de gens de lettres, mis en ordre par M. Diderot de l'Académie des Sciences et Belles-Lettres de Prusse, et quant à la partie mathématique, par M. d'Alembert de l'Académie royale des Sciences de Paris, de celle de Prusse et de la Société royale de Londres". A página-título foi emendada à medida que d'Alembert adquiriu novos títulos.

Projeto Encyclopèdie [ em Francês ]  – Link na Imagem


D’Alembert faleceu no dia 29 de Outubro de 1783, em Paris, e foi sepultado numa vala comum sem lápide.

As edições principais das obras de D’Alembert coletadas são:
Oeuvres philosophiques, historiques et littéraires de d’Alembert, ed. by J.F. Bastien, 18 vol. (1805); and Oeuvres complètes de d’Alembert, ed. by Bossange and Belin, 5 vol. (1821, reprinted 1967).These may be supplemented by d’Alembert’s  Mélanges de littérature, d’histoire et de philosophie, 2 vol. (1753), 4 vol. (1759), 5th vol. (1767), which contain a few pieces omitted from the collected editions; and his Histoire des membres de l’Académie française morts depuis 1700 jusqu’en 1771, 6 vol. (1785–87, reprinted 1970). General studies are: Joseph Bertrand, D’Alembert (1889); and Ronald Grimsley, Jean d’Alembert, 1717–83 (1963).

Para Obras Completas de D'Alembert [1717-1783] – Clique na imagem


O projeto do Groupe D'Alembert, que remonta ao início de 1990, visa estabelecer uma referência confiável, completa e crítica, deste grande homem do século XVIII. Apoiados por equipes de investigação da Suíça e da Alemanha afim de estabelecer as conexões de que carecem os estudos sobre a vida e obra de D'Alembert, cujo trabalho científico nunca foi publicado, exceto na forma de reimpressões de edições originais de alguns de seus primeiros tratados.


Notas:

Saint-Jean-le-Rond é uma igreja em Paris agora destruída. Como o próprio nome sugere a igreja de Saint-Jean-le-Rond, era presa à parede esquerda da nave de Notre-Dame de Paris, foi originalmente um batistério. A data da sua construção é incerta, sendo destruída, provavelmente em 1748. 

Victor Hugo, que provavelmente não conheceu o edifício sagrado demolido em 1748, descreveu-o em seu romance de 1831,  O Corcunda de Notre Dame [ Fr. : Notre-Dame de Paris].

Outros Artigos sobre D’Alembert:



Em breve mais atualizações, aguarde.

Assine aqui, o Feed do Matemática Na Veia, e receba por e-mail os artigos do blog. Fique por dentro das novidades, e curiosidades da matemática
Se você quer cooperar com dicas, programas, artigos. Fique a vontade, e mande um e-mail para caco36@ibest.com.br ,ou comente aqui mesmo, por enquanto é só. Agradeço antecipadamente, comentários, dicas, criticas e sugestões.

Observação: 
- Após terminar seus downloads, passe um antivírus antes de abrir seu arquivo.
- Crie um ponto de restauração no Windows, antes de instalar qualquer programa, ou arquivo.


REFERÊNCIAS:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_le_Rond_d%E2%80%99Alembert
http://www-groups.dcs.st-and.ac.uk/~history/Biographies/D%27Alembert.html
http://www.britannica.com/EBchecked/topic/13787/Jean-Le-Rond-dAlembert
http://fr.wikipedia.org/wiki/Jean_le_Rond_D'Alembert
http://www.inf.unioeste.br/~rogerio/01b-A-Emergencia-dos-Complexos.pdf
http://www.fem.unicamp.br/~im450/palestras&artigos/Cap2-APSilvaFreire.pdf
http://fr.wikipedia.org/wiki/%C3%89glise_Saint-Jean-le-Rond_(Paris)

Share on Google Plus
Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários:

Postar um comentário

Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com

É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.

Regras básicas para comentar:

- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!

Aceita tomar um chá conosco? Atreva-se!

Postagens Populares