Follow by Email

Assine nosso Feed , e receba as atualizações do blog


Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

Siga o Coelho Branco

Macacos, Bananas e Padrões

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.


OS CINCO MACACOS

        Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio, uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.
       Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros pegavam e o enchiam de pancada. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

 
 Então, os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto, e afinal, o último dos veteranos foi substituído.
     
 Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.
       Se fosse possível perguntar a algum deles porque eles batiam em quem  tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:
       - “Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui”.
                                              
A moral da história:

Sabemos que tudo que é relacionado à matemática segue certos padrões, ou seja, a matemática em si é baseada em padrões e regras. O texto “Os Cinco Macacos” trata sobre a facilidade em que nos envolvemos com os padrões criados pela sociedade, mesmo que seja de forma totalmente inconsciente [como no caso dos macacos velhos]. O grande perigo disto acontecer, é que perdemos a capacidade de reflexão, indagação, questionamento, agindo conforme as regras impostas pelos nossos antecedentes. Na matemática também é assim, pois muitos dos grandes matemáticos - que comprovadamente estavam certos - tiveram que quebrar “padrões” impostos pela elite, de forma que suas descobertas fossem aceitas.  


 "Tristes tempos estes: É mais fácil quebrar um átomo do que um preconceito".

Albert Einstein

Vídeo “Como nascem os Paradigmas”






REFERÊNCIA:

Adaptado de:

Share on Google Plus
Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 Comentários:

Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com

É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.

Regras básicas para comentar:

- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!

Aceita tomar um chá conosco? Atreva-se!

Postagens Populares