Follow by Email

Assine nosso Feed , e receba as atualizações do blog


Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

Siga o Coelho Branco

Desafios mentais - A origem

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.


DeSAFIOS MATEMÁTICOS NO BLOG

John Forbes Nash Jr.-uma mente brilhanteO blog Matemática Na Veia está fazendo 5 anos dia 01/06/12, e apesar de todos os problemas enfrentados durante este tempo, está cada vez mais sólido. É claro que falta muita coisa ainda por melhorar, mas acredito que com o tempo e a experiência alcançaremos nossos objetivos. Mas chega de ladainha, vamos ao que interessa! O objetivo da postagem de hoje é para informar-lhes que este blog, de hoje em diante terá um espaço especial para os que curtem um desafio. Se você está pensando em algo do tipo THE AMAZING RACE”, calma! Não é nada disto. Serão apenas alguns enigmas e truques usando a matemática.

Sabemos que, um seleto número de pessoas são mais capazes do que outras para desenvolver o cálculo mental [ além de outras peripécias ], mas existem truques que permitem a todos nós  [ pobres mortais ] calcular mentalmente, melhor e mais rápido do possamos imaginar. Vamos Considerar um exemplo bem simples:

Desafios – O “A Origem”: Tente calcular mentalmente as multiplicações abaixo em menos de 15 segundos:
23 x 11 =?
45 x 11 =?
18 x 11 =?
72 x 11 =?

Conseguiu? Não! Pois é! É claro que eu também não consigo, pois também faço parte do grande número de mortais que não nasceu com o dom do cálculo mental. Por isso temos que aprender certos truques que a matemática nos oferece.  Vamos ao primeiro de muitos.
O truque para calcular o produto de um número de dois dígitos por 11 é como se segue:
23 x 11 = 253
Fazer a soma dos dois dígitos do número 23 desta forma, [2 + 3 = 5] e colocamos o resultado obtido entre os dois dígitos do valor que estamos multiplicando por 11, ou seja, 23, ficando desta forma [2,5,3]. O número resultante é o valor do produto 23x11=253.

Faça seus testes e comente.

Para terminar, vou deixar o primeiro desafio. E se o valor da soma for maior que 10? Será que conseguimos calcular mentalmente tão rápido quanto um amigo fazendo os cálculos com uma calculadora?  Pense e treine, você vai ver que em pouco tempo você estará calculado números bem maiores.

Assine aqui, o Feed do blog Matemática Na Veia, e receba por e-mail os artigos do blog. Fique por dentro das novidades, e curiosidades da matemática

Em breve mais atualizações, aguarde.

Se você quer cooperar com dicas, programas, artigos. Fique a vontade, e mande um e-mail para caco36@ibest.com.br ,ou comente aqui mesmo, por enquanto é só.Agradeço antecipadamente, comentários, dicas, criticas e sugestões.
Share on Google Plus
Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 Comentários:

  1.  Tenha 514 canais em sua casa www.tvhd.com.br

    ResponderExcluir
  2. como resolver essta questão?

    O modulo de um vetor B - A é a distancia entre os pontos A e B. sabendo desta definição obtenha os valores de m para que o vetor ( m, 2m, 2m) tenha módulo 3.

    ResponderExcluir
  3. Simples, 72x11= 72x10 + 72x1, 72x10 é 720, logicamente, soma-se então 72, dando 792, mais simples que isso não existe...

    ResponderExcluir

Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com

É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.

Regras básicas para comentar:

- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!

Aceita tomar um chá conosco? Atreva-se!

Postagens Populares