Follow by Email

Assine nosso Feed , e receba as atualizações do blog


Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

Siga o Coelho Branco

Bigrafia de Anaxímenes de Mileto

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.

Anaxímenes de Mileto [grego: Άναξιμένης 585 a. C. - 525 a. C]
 Imagem: Busto de Anaxímenes.

Filósofo grego, [Pré-socrático - É costume homenagear Sócrates, filósofo que viveu entre 469 e 399 a.C., chamando os pensadores que o antecederam de filósofos pré-socráticos.] provavelmente um jovem companheiro e discípulo de Anaximander [Anaximandro], é a terceira personalidade conhecida da Escola de Mileto. À semelhança dos filósofos que o precederam, pouco se sabe da sua vida e das suas actividades. Sabe-se, contudo, que era filho de Eurístrato.

Segundo Anaxímenes a arkhé [comando] que comanda o mundo é o ar, com sua variedade de constituintes, a sua presença universal, as suas associações vagas na crença popular no fenômeno da vida e do crescimento, é a fonte de tudo que existe. Todas as demais coisas são produzidas a partir destas. Disse também que o movimento é eterno e gerador das mudanças. Mas, em sua cosmogonia, é do Ar que nascem todas as coisas existentes, “as que foram e as que serão os deuses e as coisas divinas”.

Para este pré-socrático o Ar tem caráter divino; dizia que o Ar é o próprio Deus. O Ar, portanto, substitui a Água de Tales, mas incorpora algumas propriedades do Ápeiron de Anaximandro. Para Anaxímenes o Ar é um Ápeiron infinito, porém determinado. Hipólito justifica essa escolha explicando que o Ar é mais abstrato aos sentidos do que a Água de Tales, ao mesmo tempo em que é invisível como o Ápeiron de Anaximandro.

Tudo é ar em diferentes graus de densidade, e sob a influência do calor, que expande, e do frio, que contrai o seu volume, dá-se um aumento das várias fases da existência. O processo é gradual, e ocorre em duas direções, dependendo se o calor ou o frio predomina. Ele formou um amplo disco representando a Terra, flutuando num ambiente rodeado de ar. Condensações similares produziram o Sol e as estrelas; e o estado das chamas desses corpos é devido à velocidade dos seus movimentos.


A Terra plana de Anaxímenes de Mileto (585-528) flutuando no elemento ar.


O que faz os três Filósofos Thales, Anaximander e Anaxímenes destacarem-se, é que o Homem teórico tornou-se uma realidade. O modo de pensar tinha mudado do pensamento mitológico [mythos] para o domínio do pensamento lógico [logos]. Tudo no Universo pode ser explicado pelo pensamento humano. Ele influenciou principalmente os Pitagóricos. Com a sua teoria sobre a condensação e rarefação, contribuiu para o avanço do pensamento científico.

Os graus de condensação correspondiam às densidades de diversos tipos de matéria. Quando distribuído uniformemente, o ar era ar atmosférico invisível. Pela condensação, torna-se visível e forma nuvens donde cai a chuva. Anaxímenes conclui, portanto, que quando o ar se condensa ainda mais, se formam matérias sólidas, como a terra e as pedras.

Chegou pela via do pensamento, à conclusão de que toda a matéria se pode tornar mais ou menos densa e apresentar sob a forma sólida, depois sob a forma líquida e, em seguida, sob a forma gasosa, ou seja, alterar o modo de condensação e rarefação.

Mas quando Anaxímenes emprega a palavra que se traduz por “ar”, pensa em qualquer coisa de mais abstrato. Ela queira significar uma “alma do mundo” que tudo penetra e dá vida. Aliás, diz: “A nossa alma também é ar”.

E como o Mestre, também escreveu um livro “Acerca da Natureza”.

"Como nossa alma, que é Ar, nos governa e sustém, assim também o sopro e o Ar abraçam todo o cosmos". [Este é o único fragmento conhecido de Anaxímenes, embora, segundo Gerd Bornheim, não haja certeza de que seja autêntico.]


Veja também outras biografias de matemáticos famosos diponíveis no blog

Em breve mais atualizações, aguarde.
Assine aqui, o Feed do Matemática Na Veia , e receba por e-mail os artigos do blog. Fique por dentro das novidades, e curiosidades da matemática
Se você quer cooperar com dicas, programas, artigos. Fique a vontade, e mande um e-mail para caco36@ibest.com.br ,ou comente aqui mesmo, por enquanto ficamos por aqui, Agradeço antecipadamente, comentários, dicas, criticas e sugestões.

Observação:
- Após terminar seus downloads, passe um antivírus antes de abrir seu arquivo.
- Crie um ponto de restauração no Windows, antes de instalar qualquer programa,ou arquivo .

Share on Google Plus
Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

5 Comentários:

  1. Eu gostaria q tivessem mais figuras disponiveis para nois usuarios de internet, pois nois estudantes temos trabalhos escolares para realizar e q necessitam de figuras para fazer slides, para imprimir, para fazer varias coisas mais!!
    Entao peco q da proxima vez q eu for pesquisar alguma coisa tenha mais figuras disponiveis nao so pra mim mas sim tambem para outros estudantes q eu tenho certeza de q tambem necessimtam de figuras!!
    Atenciosamente

    Alguem!!

    Agradeco desde ja!!

    ResponderExcluir
  2. Tá certo sr(a) anônimo. Vamos fazer o possível para melhora este quesito...Mas se você estiver procurando só imagens, vou dar uma dica. Digite o nome do que você quer no google "imagens" , e você terá no minímo 1000 endereços com a sua pesquisa.
    Quer ver? Cole este link no seu navegador...
    http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=Anax%C3%ADmenes+de+Mileto&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2

    ResponderExcluir
  3. ahh,esse site caiu do ceu!(tou fazendo um trabalho sobre anaximenes)

    ResponderExcluir
  4. É isso aí Giulli! Melhor que isso, só se fosse o próprio cara ne´? Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Please note that this is a 1 track recorder so any previous recording is overwritten. Online courses also provide baby boomers the chance to
    learn something new. The best dance school in Boulder can provide a
    comprehensive lesson on basic dance steps and movements.

    Feel free to visit my webpage photography classes nyc

    ResponderExcluir

Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com

É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.

Regras básicas para comentar:

- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!

Aceita tomar um chá conosco? Atreva-se!

Postagens Populares