Follow by Email

Assine nosso Feed , e receba as atualizações do blog


Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

Siga o Coelho Branco

Pitágoras de samos em 3 tempos

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.

A vida e a obra de Pitágoras de Samos em 3 Tempos - Parte I

Matemático e filósofo grego, nascido na ilha de Samos, Ásia Menor, por volta de 580 a 500 a.C. De acordo com a tradição, a pitonisa do oráculo de Delfos profetizou aos seus pais que o filho por eles esperado, seria um homem de inteligência incomum que traria grandes benefícios à humanidade. Por isso, nomearam-no Pitágoras, “o anunciado em Pytho”, antigo nome da cidade de Delfos.



Pitágoras era filho de um opulento comerciante que teria deixado a região natal por aversão à tirania de Polícrates. Tirano de Samos que graças aos distúrbios sociais chegou à tirania, transformando sua cidade num dos Estados mais poderosos do mar Egeu. Célebre pelo fausto de sua corte, para ali atraiu artistas e escritores, entre os quais, estavam Anacreonte e o arquiteto Eupalinos, visitando santuários gregos e estendendo viagem de estudo a Pérsia, Gália, Creta e Egito cuja finalidade seria o interesse pela ciência e filosofia. 
Suas habilidades matemáticas foram adquiridas em viagens pelo mundo, principalmente, com os egípcios e com os babilônios onde aprendeu novas técnicas, isto porque esses povos antigos tinham ultrapassado a simples contagem e avançados nos cálculos mais complexos como, por exemplo, a criação de sistemas sofisticados de contabilidade e a construção de prédios. Também fez diversas viagens em busca de conhecimento: na cidade grega de Mileto, estudou com Tales e assistiu às conferências de Anaximandro; na Babilônia conheceu Zaratustra; e no Egito, onde viveu por quinze anos, foi discípulo do sacerdote Sonchi, iniciou-se em mistérios e aprendeu grande parte dos fundamentos de sua doutrina.



Por não suportar a tirania de Polícrates, Pitágoras emigrou de sua ilha para o Sul da Itália que era parte da Magna Grécia estabelecendo-se em Crotona, cidade da Magna Grécia situada na Itália meridional, fundada em torno de 710 a.C.
Em Crotona. Pitágoras (Veja vídeo sobre Pitágoras) teve a felicidade de se encontrar com um dos homens mais ricos, e mais fortes de toda a história e de proporções hercúleas, pois fora doze vezes campeão nos jogos olímpicos e de Pítias.(palavra de origem grega, pythia, de pytho, antigo nome de Delfos) ou jogos píticos, também chamado jogos pítios, jogos pan-helênicos os quais eram realizados a cada quatro anos em Delfos. Esse homem, além de sua capacidade atlética, apreciava e estudava a filosofia e a matemática e chamava-se Mílon ou Mílon de Crotona que segundo a lenda, morreu devorado por animais selvagens, não tendo conseguido soltar-se da fenda de um tronco de árvore na qual ficou preso, proporcionando a Pierre Puget ( escultor, pintor e arquiteto francês ) o tema de um célebre grupo de mármore, colocado em 1683 no parque de Versalhes, hoje Louvre

A partir de então, Mílon cedeu parte de sua casa a Pitágoras com o propósito de que fosse estabelecida uma escola, e assim, formara uma aliança entre o sábio de Samos e o mais poderoso. Já acomodado, Pitágoras, por volta de 530 a.C. dedica-se ao ensino, sem desinteressar-se por questões políticas. Mas, nesta colônia grega, fundou a Irmandade Pitagórica - um grupo de aproximadamente seiscentos seguidores entre os quais havia vinte e oito irmãs, sendo que uma delas era a estudante favorita filha de Mílon, Theano, que terminou se casando com Pitágoras. Apesar da diferença de idade, capaz não apenas de entender seus ensinamentos, mas também de contribuir criando idéias novas e demonstrações, ao mesmo tempo, religiosa, filosófica e política cujo objetivo era a reforma social e política da região. As regras da Irmandade eram muito rígidas chegando ao ápice de que cada adepto, ao entrar na Irmandade, teria que doar tudo o que tinha para um fundo comum, mas ao sair, receberia em dobro do que tinha doado e uma lápide seria erguida em sua memória; cada membro da escola era forçado a jurar que nunca revelaria ao mundo exterior, qualquer uma de suas descobertas matemáticas, o dever piedoso de seus adeptos atribuírem ao mestre e fundador todas as conquistas alcançadas.

Aproveite e assista aos vídeo com explicações sobre o Teorema de Pitágoras, e fique craque no assunto.

Veja também a Biografia de Pitágoras de Samos disponível no blog em vídeo postagem e em arquivo para download.


Em breve mais atualizações, aguarde
.
Assine aqui, o Feed do Matemática Na Veia , e receba por e-mail os artigos do blog. Fique por dentro das novidades, e curiosidades da matemática
Se você quer cooperar com dicas, programas, artigos. Fique a vontade, e mande um e-mail para caco36@ibest.com.br ,ou comente aqui mesmo, por enquanto ficamos por aqui, Agradeço antecipadamente, comentários, dicas, criticas e sugestões.

Observação:
- Após terminar seus downloads, passe um antivírus antes de abrir seu arquivo.
- Crie um ponto de restauração no Windows, antes de instalar qualquer programa,ou arquivo .

Share on Google Plus
Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 Comentários:

  1. Parabens, gostei muito dessa postagem e bastante interessante o video que você disponibilizou em outra postagem.
    Confira o meu Blog por favor, também sobre matemática
    odiarioeducacional.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Right away I am going away to do my breakfast,
    later than having my breakfast coming over again to read other news.


    my webpage - arizona criminal attorney

    ResponderExcluir
  3. Great goods from you, man. I have understand
    your stuff previous to and you're just too magnificent.
    I actually like what you have acquired here,
    certainly like what you are saying and the way in which you say it.
    You make it entertaining and you still take care of to keep it smart.
    I cant wait to read far more from you. This is
    actually a tremendous website.

    Also visit my blog: car accidents lawyer

    ResponderExcluir
  4. I take pleasure in, lead to I found exactly
    what I used to be taking a look for. You have ended my 4 day
    lengthy hunt! God Bless you man. Have a nice day. Bye

    Feel free to visit my weblog accident lawyer tampa

    ResponderExcluir

Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com

É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.

Regras básicas para comentar:

- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!

Aceita tomar um chá conosco? Atreva-se!

Postagens Populares