Follow by Email

Assine nosso Feed , e receba as atualizações do blog


Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

Siga o Coelho Branco

Curiosidades da Aritmética: Calendários e Potências

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.

 Aritmética de Yakov Perelman

Quem visita o blog regularmente ou assina o Feed do “Matemática na Veia” sabe que pode encontrar aqui muito mais do que a simples matemática do dia-a-dia. Como estamos tratando do tema “Potências” ou “Potenciação”, como queiram, hoje vamos ver algumas curiosidades relacionadas às potenciações e mais alguns segredinhos escondidos nas entrelinhas dos cálculos aritméticos.

Em primeiro lugar, observe atentamente a seguinte operação com as potências.

2 5 × 9 2 = 2592

É muito interessante, pois os números das bases e expoentes das potências que estão sendo multiplicadas são os mesmos dos resultados na mesma ordem posicional. Existem milhares destas coincidências na matemática, ou melhor, em matemática, coincidências realmente não existem, mas sim, características particulares de cada operação embasadas em lemas e demonstrações criteriosas. Neste caso de multiplicação de potências de números naturais. Vamos ver um exemplo mais elaborado, que além de interessante pode ser usado em vários ramos da matemática. 

Vamos usar um exemplo bastante interessante já tratado aqui no blog.

O quadrado mágico do calendário.

Vamos supor que eu lhe peça para escolher nove dias quaisquer de um determinado mês. Podemos usar como exemplo o mês de junho de 2010. Veja que temos nove dias destacados no calendário abaixo:

Mês de Junho de 2010.

calendário de junho de 2010, potências e curiosidades

Agora vou lhe perguntar qual é a menor data, ou seja, o número de menor valor encontrado entre as nove datas que você escolheu. (É claro, supondo que você tenha escolhido o quadrado 1,2,3,8,9,10,15,16,17 do exemplo dado).No exemplo temos que Terça-Feira, o dia 1º é a menor data, pois corresponde ao número um.  Agora vem o truque que é muito legal.

Vou descobrir o total da soma de todos os valores que estão neste quadrado supostamente escolhido por você. Neste momento você faz cara de espanto dizendo – Não acredito!  Sem mostrar para você, faço minhas contas que na verdade são muito fáceis.

Veja abaixo:

Pego o menor valor que você já me disse. 1, e somo com 8. Que dá o valor 9. Multiplico o valor encontrado por 9 que dá 81.

(1+8).9 =81  . Vamos conferir?

(1+2+3)+(8+9+10)+(15+16+17) = 81

6+27+48=81. Confere!

É fácil e muito divertido testar estes truques da matemática. Vamos ver outro fato interessante com calendários e potências.

No livro Aritmética Recreativa do escritor espanhol Yakov I. Perelman, encontramos muitos destes truques, e um me chamou a atenção por tratar exatamente de calendários e potências. Na verdade é mais uma característica daquelas que citei no começo do artigo.

O Número 365.

É impressionante, principalmente porque ele representa o total de dias do ano. Além disso, a divisão deste número por módulo 7 dá  resto 1.  Por ser um resto tão insignificante, esta propriedade do número 365 adquire grande significado para nosso calendário com sete dias na semana. Outra propriedade interessante do número 365 que está intimamente relacionada ao nosso calendário é:

365= 10.10+11.11+12.12 .É fácil notar que o número 365 é igual a soma dos quadrados dos valores que representam os 3 últimos meses consecutivos, ou seja, 102+112122= 100+121+144=365 .

Também podemos notar que a soma de 132+142=365. Podemos encontrar esta propriedade destacada na tela intitulada "problema difícil" do pintor  Bogdánov-Bielsky.

Preste atenção nos números pintados no quadro!


quadro do artista Nikolai
 Petrovich BOGDANOV-BELSKY , potências e curiosidades , um problema 
difícil


            Figura 2. Vinheta do famoso quadro do artista Nikolai Petrovich BOGDANOV-BELSKY (1868-1945)., intitulado “Um Problema Difícil” . Oral Counting. In the S. A. Rachinsky Public School
1895, Oil on canvas, 107.4x79cm
ⓒ 2008, The State Tretyakov Gallery, Moscow.
Descrição: Professor com seus alunos, onde os 11 pupilos tentam resolver o problema dado pelo professor  no quadro negro.

O resultado desta operação é igual a 2. Bom, espero que tenham gostado e até a próxima!


IR PARA O CONTEÚDO  POTENCIAÇÃO

Tópicos do conteúdo:

Observação: O tópico 4 ainda não estão disponíveis no blog, mas os arquivos podem ser enviados por e-mail.  Caso necessário, peça o seu.

1 - Potenciação:Histórias e Rimas 
2 - Potência de expoente natural: Introdução.
3 - Potência de expoente inteiro.
4 - Potências de números Racionais,Irracionais e Reais.   

DOWNLOAD: Espere 60 segundos e clique em baixar. 


Por enquanto ficaremos por aqui.Se você é aluno, professor, ou simplesmente um apaixonado pela matemática, e gostaria de cooperar com dicas, indicar algum blog legal de matemática, ou que seja relacionado à educação, programas legais que conhece, artigos, trabalhos de escola. Mande um e-mail para caco36@ibest.com.br,ou comente aqui mesmo. Agradeço sua cooperação, comentários, dicas, críticas e  sugestões.

Este artigo está em constante atualização, portanto assine o FEED do blog para receber as atualizações gratuitamente.

BIBLIOGRAFIA:

Perelman Y. Isidorovich Aritmética Recreativa - Yakov Perelman .
Share on Google Plus
Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 Comentários:

  1. Cara, acompanho seu blog tem uns dias só.
    Já indiquei para meu professor/amigo de matemática.
    \o/

    Faço vestibular pra matemática mês que vem.
    ^^

    Valeu, abraço.

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem Diego? Que legal cara! Valeu pela indicação.Espero que seu professor também goste! Bom estudo e sorte sempre. Abraços!

    ResponderExcluir

Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com

É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.

Regras básicas para comentar:

- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!

Aceita tomar um chá conosco? Atreva-se!

Postagens Populares