Potências
“... A utilização da palavra
‘potência’, no contexto da matemática, é atribuída a
Hipócrates
de Quio (470 a.C.), autor que escreveu o primeiro livro de
geometria elementar do qual, provavelmente, os
Elementos
de Euclides recolheram uma importante inspiração. Hipócrates
designou o quadrado de um segmento pela palavra
dynamis, que
significa precisamente potência. Existem motivos para se crer que a
generalização do uso da palavra potência resulte do fato dos Pitagóricos
terem enunciado o resultado da proposição I.47 dos
Elementos
de Euclides sob a forma: “a potência total dos lados de um triângulo
retângulo é a mesma que a da hipotenusa”.
Portanto, o significado original de “potência” era potência de expoente
dois, somente passadas algumas décadas se conceberam potências de
expoente superior (Ball, 1960).
Arquimedes
(250 a.C.) no seu livro
Contador de areia pretendia determinar o
número de grãos de areia necessários para encher o universo solar, o
que para ele consistia numa esfera tendo a Terra como centro e a sua
distância ao Sol como raio. Obteve a solução 10
51 que não podia ser escrita na numeração utilizada na
altura (alfabética), uma vez que apenas permitia escrever números até
10.000 (uma miríade).
Arquimedes criou então
um novo sistema: considerou os números de 1 a 10
8 , ou seja, até uma miríade de miríade, que se podiam
escrever na numeração grega como sendo de primeira ordem; depois, os
números de 10
8 até 10
16 como sendo de segunda ordem, em que a
unidade é 10
8, e assim,
sucessivamente (Boyer, 1989). Arquimedes utilizou deste modo, uma regra
equivalente à propriedade da multiplicação de potências com a mesma
base: 10
51 =10
3 .10
8 .10
8 .10
8 .10
8 .10
8 .10
8 ....
”.
“...Uma das primeiras
referências à operação de potenciação encontra-se num papiro egípcio
que remonta ao final do Império Médio (cerca de 2100 a 1580 a.C.). Ao
ser ali apresentado o cálculo do volume de uma pirâmide quadrangular, é
usado um par de pernas como símbolo para o quadrado de um número (Ball,
1960). A noção de potência era, também, conhecida dos babilônios.
Recordando o seu sistema de numeração sexagesimal, observe-se o conteúdo
de uma antiga tabuinha babilônica de argila conhecida como a tabuinha
de Larsa e a respectiva tradução (Fauvel, 1987, p. 22):
Figura - Placa de Larsa (Extraído de Fauvel, 1987).
Em outras tábuas antigas encontraram-se tabelas contendo as potências
sucessivas de um dado número. Estas eram utilizadas para resolver
certos problemas de astronomia e de operações comerciais, tais como:
Quanto tempo levará a duplicar certa quantia de dinheiro, a uma taxa
anual de 20 %? ...
”
Fonte: Oliveira, H., & Ponte, J. P. (1999). Marcos
históricos no desenvolvimento do conceito de potência. Educação
& Matemática, 52, 29-34.
AS OPERAÇÕES BÁSICAS.
Sabemos
que as operações básicas da aritmética são: adição, subtração, divisão e
multiplicação. Através do processo de multiplicação podemos encontrar
outras operações: Uma delas é a potenciação. Potenciação é sinônimo de
multiplicação repetida. Preste atenção nos exemplos abaixo:
Veremos
no decorrer do conteúdo abordado todas as propriedades relacionadas à
potenciação, bem como algumas curiosidades e macetes, como o
apresentado no exemplo anterior. Também veremos diversos exercícios com
desenvolvimentos detalhados, e muitos outros problemas resolvidos com
seus respectivos gabaritos disponibilizados para download. Tudo isso
para ajudá-lo a se preparar melhor para suas provas de matemática.
Antes
de tratarmos do conteúdo de potências, e suas propriedades
propriamente ditas, vamos dar uma voltinha pela história da matemática e
descobrir alguns aspectos interessantes que podem ser de bastante
utilidade para o nosso aprendizado.É claro! Que se você é um dos poucos
que não se interessam pelas histórias, curiosidades e belezas da
matemática; fique a vontade para ir direto para as definições,
propriedades, e exercícios relacionados ao tema “
Potências”. Mas
posso lhe garantir que você estará perdendo a essência das grandes
descobertas, realizadas pelos milhares de pensadores e pesquisadores nos
últimos 4.000 anos de história da humanidade.
Vamos ao
que interessa então! Vejamos o seguinte verso:
Vamos fazer uma
perguntinha básica para você em forma de rima. Tente responder antes
do sinal tocar. Relaxe um pouco antes de responder a pergunta.
Humor e Pizza em
Brasília.
Imagem:
Pizzaiolos tupiniquins preparando pizzas para os brasileiros
A voz do
Brasil, o seu jornal radiofônico, em seu horário nobre, apresenta mais
uma parte do épico “Em Brasília são dezenove horas”. Uma pergunta
respondida vale um ingresso para os finais de semana na pizzaria do congresso nacional.
Tuuuuuuu! Tempo
esgotado. ( O sinal , lembra? )
Observação: No lugar
de “sacos” pode ser lido “cuecas”. Entendeu?
Este
problema foi adaptado de uma rima infantil do folclore inglês, que pode
ser solucionada calculando-se assim: 7
4 = 7.7.7.7=2401
pintinhos. É muito pintinho!
Veja outra versão da rima
em inglês:
As I was going to St. Ives,
I met a
man with seven wives;
Every wife had seven sacks,
Every
sack had seven cats,
Every cat had seven kits.
Kits, cats,
sacks, and wives,
How many were going to St. Ives?
Um saco de gatos em Cantuária
Imagem: Caracteriza a cena
apresentada na rima em inglês, onde um homem (senhor) encontra uma
mulher (senhora) com um saco de gatos. Observe que ele vai na direção
da cidade de St. Ives, e que ela vai na direção de Cantêrbury. Note
também que em seu vestido está escrito “Wife” , provavelmente mulher ,
ou esposa.
Fonte: Just for
the Fun of It, AIMS Foundation
Podemos encontrar muitos problemas matemáticos em
versos rimados, e que podem ser utilizados para melhorar nossa
interpretação para resolver os mesmos. E este que apresentei acima é um
deles, mas claro que se você prestar atenção, a versão em inglês é um
pouco diferente, e bastante antiga, pois cada cultura faz suas
adaptações necessárias conforme a época e local, e a versão que
apresentei é uma adaptação da mesma para o vocabulário tupiniquim, e
para nossa época é claro!
[...No uso comum, tupiniquim é metonímia
de Brasil ou brasileiro: "plagas tupiniquins", "cantor
tupiniquim". E até mesmo "filosofia tupiniquim"...]
Também podemos encontrar outras versões mais
antigas que tratam do mesmo assunto, e que podem ser apresentadas de
diversas formas. Umas destas é encontrada no Papiro de Rhind. Um
documento descoberto, ou melhor, encontrado em 1858, pelo pesquisador
escocês Henri Rhind. Estima-se que tal documento, tenha sido
escrito por volta de 1650
a.C. Portanto, um achado importantíssimo de
quase 4.000 anos. Este documento contém várias informações sobre o sistema
de numeração egípcio, conhecimentos de geometria,
proporcionalidade, e muitos problemas em versos rimados.
O menino gênio - Carl Friedrich Gauss
Imagem: Gauss respondendo a pergunta para o
seu professor
Fonte: Revista Galileu. Abril de 2003
Para saber mais, veja:
Gauss
– Mais que um matemático. Veja também: O
problema 79 do
papiro de Rhind (Egipto, século XVI a. C.), no site
Malha Atlântica da Professora Dra. Maria João Lagarto. Neste site você
encontrará diversas informações históricas a respeito do Papiro de
Rhind
e outros documentos importantes relacionados à história da matemática.
Esta é apenas a ponta do Iceberg, ou seja, a introdução à “Potenciação”
que foi apresentada neste artigo é apenas uma pequena fração do que
podemos aprender com documentos antigos e com a história da matemática.
Muitas vezes estamos saturados das aulas cansativas de matemática, e não
agüentamos mais tanta fórmula, tanto exercício incompreensível, e por
isso, acabamos não enxergando a beleza da arte que está escondida por
trás das propriedades, dos problemas, das fórmulas, e do próprio
desenvolvimento de um simples exercício matemático ou físico.
A ideia do blog
Matemática na Veia
é esta. Trazer para você uma matemática que não aprendemos em sala de
aula. Uma matemática mais contextualizada com a história, muito mais
interessante, e prazerosa. Então, apertem os cintos e peguem suas bóias
que “a viagem” vai começar.
Tópicos do
conteúdo:
Observação:
Os tópicos 3 e 4 ainda não estão disponíveis no blog, mas os arquivos
podem ser enviados por e-mail. Caso necessário, peça o seu.
1 - Potenciação:Histórias
e Rimas
2 - Potência de expoente natural: Introdução.
3 - Potência
de expoente inteiro.
4 - Potências
de
números Racionais,Irracionais e Reais.
DOWNLOAD: Espere 60 segundos e
clique em
baixar .
PRÓXIMO
TÓPICO: Potência
com expoente inteiro
Por enquanto ficaremos por aqui. No próximo
artigo vamos descobrir algumas aplicações que envolvem as propriedades
do triângulo Aritmético.
Se você é aluno,
professor, ou
simplesmente um apaixonado pela matemática, e gostaria de cooperar com
dicas, indicar algum blog legal de matemática, ou que seja relacionado à
educação, programas legais que conhece, artigos, trabalhos de escola.
Mande um e-mail para caco36@ibest.com.br,ou
comente aqui mesmo. Agradeço sua cooperação, comentários, dicas,
críticas e sugestões.
Este
artigo está em constante atualização, portanto assine o FEED do blog
para receber as atualizações gratuitamente.
Muito bom o texto, confesso que não gostava de matemática, afinal nenhum professor havia me apresentado a ela, agora que estou na faculdade, ciência da computação, não apenas preciso estudar, mas encontrei uma professora que me ensinou a gostar do estudo da matemática. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirMuito interessante este teu blog, post, aqui se aprende, abraços!
ResponderExcluirObrigado pela participação Garoto Cientista e Mauro. A maioria dos professores não se interessa pela história da matemática, muito menos em perder tempo com detalhes e curiosidades que ajudem a melhorar a compreensão dos conteúdos desta disciplina pelos alunos. É claro que este conceito está mudando gradativamente com o advento da internet. As informações está mais próxima do aluno, e ele mesmo muitas vezes surpreende os professores com seus trabalhos.
ResponderExcluirÉ isso aí. Em frente e avante com a matemática. Abraços a todos!
É isso Mauro! Existe muito mais matemática entre o livro e o quadro do que supõe nossa vã sabedoria...
ResponderExcluirGostei muito desse espaço. De fato, nos propicia uma ampla contextualização dos conceitos matemáticos. Leva o estudante leitor à compreensão efetiva dos enunciados, o que é difícil em sala de aula.
ResponderExcluirObrigado pela participação aqui no blog Anderson! Estamos melhorando a cada dia que passa. Um abraço!
ResponderExcluirMinha professora se interessa muito sobre aistoria da matematica que nos fez fazer um trabalho sobre ela sobre sua historia.
ResponderExcluirtá faltando uma fonte confiável.
ResponderExcluirAmei o blog. Sou professora de Matemática do 9° ano e sempre ando a procura de novidades sobre os conteúdos. Amo a parte histórica da disciplina e acho super importante passar isso para os nossos alunos. Até mais!
ResponderExcluirqual a importancia da potenciaçao?
ResponderExcluirme ajudem preciso dessa resposta kkk