POTÊNCIA COM EXPOENTE RACIONAL
No artigo de hoje veremos qual o significado da representação de potência racional onde a
q , com a positivo e p = m/n
é um número racional, m ∈ Z , n ∈ Z* , de modo que a propriedade fundamental vista nos tópicos anteriores continue válida.
O conjunto dos números racionais é formado por todos os números que podem ser escritos na forma m/n , onde m é um número inteiro qualquer e n um número inteiro qualquer diferente de zero.
É indicado pela letra maiúscula Q, e representado da seguinte forma:
Q = {x | x = m/n, m ∈ Z , n ∈Z*}
De modo geral, baseando-se na propriedade fundamental, temos: ap .aq = ap+q , deste modo, fazendo p = 1/n , teremos :
Vejamos alguns exemplos:
Do mesmo modo anterior, preservando a propriedade fundamental, e fazendo p = m/n, teremos:
Vejamos exemplos da definição acima:
Potência com expoente irracional
Trabalhamos até agora com expoentes naturais, inteiros e racionais vistos no início deste artigo. Veremos agora uma forma de caracterizar potências com expoentes irracionais, ou seja, números que pertencem ao conjunto dos números irracionais.
Veja alguns exemplos de números irracionais:
Usando a relação de Pitágoras, podemos representar alguns destes valores sobre a reta numérica.
Quando o teorema de Pitágoras é aplicado a um triângulo com dois lados que equivalem a um, tem-se como resultado a hipotenusa dada peça equação c2 = 12+12 = 2 , logo temos que c =
Representação geométrica da raiz quadrada de 2
Curiosidades 1 :
Acredita-se que
tenha sido o primeiro número irracional reconhecido como tal. Esta importante descoberta é atribuída a
Hipaso de Metaponto, da
escola de Pitágoras. Conta-se mesmo que a demonstração tenha custado a vida de seu descobridor, uma vez que contrariava as idéias predominantes entre os pitagóricos de que
tudo era número inteiro.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Raiz_quadrada_de_dois
Fica evidente que nem sempre a raiz de um número racional é um número racional.
Para que a teoria dos números racionais evoluísse foi necessário o avanço dos estudos sobre infinitos e geometria analítica. Foram alguns séculos para que, entre tantas contribuições, chegássemos ao século xix com Dedekind (J.W.R. Dedekind, 1831-1916) e Cantor (George Cantor, 1845-1918), dando rigor científico a esta teoria.
Curiosidades 2 :
- O número p (PI) é obtido dividindo-se a medida do comprimento de qualquer circunferência pela medida de seu diâmetro.
- O número irracional p (PI) foi calculado com o auxílio de um computador, obtendo-se 1,2 trilhões de casas decimais sem que tenha surgido uma decimal exata ou dizima.
Para facilitar os cálculos podemos usar uma calculadora, e verificar que:
21 = 2
21.4 = 2,639015,
21.41 = 2,657371,
21414 = 2,664749, ...
= 2,665144...
Desta forma obtemos por aproximação de racionais, a potência de an , com n irracional e a um número real positivo.
História DOS IRRACIONAIS:
“Filolau, filósofo pitagórico (século IV a.C.) , foi um dos primeiros a escrever sobre os números irracionais. Segundo ele, e outros eruditos que viveram em épocas posteriores aos pitagóricos, os números irracionais foram descobertos por Pitágoras e seus discípulos. A existência de tais números foi deduzida do famoso TRIÂNGULO DE PITÁGORAS. Os pitagóricos perceberam que era impossível escrever o número obtido como razão de dois números inteiros. Na época em que a avassaladora descoberta foi feita, os pitagóricos constituíam uma sociedade bem estabelecida, dedicada ao estudo do poder e do mistério dos números...”
Fonte: ACZEL, Amir D. O mistério do Alef : A matemática, a cabala e a procura pelo infinito. Editora Globo S.A. , 2003. Titulo original: The mistery of the Aleph
POTÊNCIA COM EXPOENTE REAL.
Até o momento vimos como trabalhar com potências nos conjuntos numéricos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais. Agora veremos um pouco sobre os números reais revendo algumas propriedades através de alguns exercícios. Os números racionais unidos com os irracionais resultam no conjunto dos números reais, pois todo número racional ou irracional é também um número real.
Veja a figura abaixo, onde temos a união dos conjuntos racionais representados pela letra maiúscula Q e os irracionais representados pela letra maiúscula I.
Observe que através da representação do conjunto universo, podemos interpretar as propriedades vistas nos conteúdos anteriores, que devem ser mantidas quando trabalhamos no conjunto dos reais. São exemplos de potências com expoentes reais:
Observação: Quando a=0 ou a < 0, algumas potências de base a estão definidas em R, mas outras não. Por exemplo:
Como os números reais são o resultado da união dos números racionais e dos números irracionais, a potência com expoente real será o resultado das definições vistas para estes conjuntos respectivamente.
Vamos praticar um pouco revisando através de exercícios!
Para conferir seus resultados use as calculadoras do blog.
Veja os exercícios nos arquivos para downloads.
DOWNLOAD: Espere 60 segundos e clique em baixar.
Por enquanto ficaremos por aqui. No próximo artigo vamos descobrir algumas aplicações que envolvem as propriedades do triângulo Aritmético.
Se você é aluno, professor, ou simplesmente um apaixonado pela matemática, e gostaria de cooperar com dicas, indicar algum blog legal de matemática, ou que seja relacionado à educação, programas legais que conhece, artigos, trabalhos de escola. Mande um e-mail para caco36@ibest.com.br,ou comente aqui mesmo. Agradeço sua cooperação, comentários, dicas, críticas e sugestões.
Este artigo está em constante atualização, portanto assine o FEED do blog para receber as atualizações gratuitamente.
BIBLIOGRAFIA:
GIOVANNI, José Ruy; CASTRUCCI, Ângela (org). Por trás da porta, que a matemática acontece. Campinas:UNICAMP , 2001.
IMENES, Luiz. ; LELLIS, Marcelo. Matemática. 5a a 8a série . Scipione, 1998.
BIGODE, Antonio José Lopes, 1955 – Matemática hoje é feita assim / Antonio José Lopes Bigode, - São Paulo:FTD, 2000. 5a série.
GIOVANNI, José Ruy; 1937 – A conquista da matemática – Nova / José Giovanni, Benedito Castrucci, José Ruy Giovanni Jr. – São Paulo: FTD, 1998.
IMENES, Luiz. ; LELLIS, Marcelo. Matemática. 5a a 8a série . Scipione, 1998.
Aí não sou muito chegada nessa parte da potenciação, estou me esforçando ao máximo para entender. Adorei o post!!!
ResponderExcluirObrigada
Mari
Oi.Gosto das matérias português e literatura,mas matemática também chama a minha atenção,parabém,esse post está ótimo.
ResponderExcluirAbraços,Lúcia
24/06/010
Não é um conteúdo muito fácil mesmo Mari, mas nada que um pouco de treino não resolva. Obrigado pela visita e um abraço!
ResponderExcluirQue bom Lúcia! Para gostar de matemática é necessário ter bastante domínio do nosso idioma, logo você tem um grande trunfo gostando de português. Resta treinar bastante a matemática e aprender a gostar dela principalmente da parte histórica que nos ensina muito sobre a mesma.
ResponderExcluirUm abraço!
me ajuden nao entedi foi nada
ResponderExcluirAchei a calculadora um recuso bastante interesante para posta em um blog relacionado a matemática gostaria de posta-lo ao nosso se possivel!
ResponderExcluirOlá amei seu blog nossa ficou shoe de bola, até pq eu amo matemática, aí que tal vc me seguir eu tenho um, mas fiz por agora, ficarei grata. E pede seus amigos para me ajudarem.
ResponderExcluirveja bem não entendi ainda como calcular as potencias com expoentes irracionais, não sei como voce achou aqueles resultados de eu multipliquei na calculadora e meu resultado deu 2,8 e o seu deu 2,63 queria saber se voce multiplicou e como foi ou oq voce fez??
ResponderExcluirJá passei no teu blog Jaque. Deixei um comentário e um abraço.
ResponderExcluirPor favor, poderia me ajudar a resolver o seguinte problema : Qual o resto da divisão de 3 elevado a 541, por 20?
ResponderExcluirJIPIVI, não sei se foi você que fez a pergunta mas já foi respondida aqui...
ResponderExcluirhttp://pir2.forumeiros.com/t24422-resto-de-divisao
Não, não fui eu, mas fui no link indicado e não consegui entender a resolução... pq ele diz que 541 = (134*4) + 5 e não que 541 = (135*4)+1 ? Será que teria uma resposta com uma explicação mais clara? Obrigado
ResponderExcluirsomos 2
ResponderExcluirqueria aprendre sem quebrar a cabeça
ResponderExcluiresse negocio de matematica é muito díficio
bom mas agora to aprendendo a raciocinar
Jipivi da no mesmo pois se você fazer a divião de 541 por 135 dá resto 1 , e 3^1=3 , divide 3 por 20 temos resto 3 pois:
ResponderExcluirTodas vez que o Dividendo for MENOR que o divisor, o resto da divisão será o próprio dividendo.
O único passo que mudaria seria este "A divisão de 243 por 20 tem resto 3." pois você teria 235 que é o quociente.
este site è uma m de merda essa porra de google não busca o que eu quero e ainda dizem q o google resolve tudo o q vcs qerem issooooo è uma mentira da qelas q porra!!!
ResponderExcluirtenho que aprender até hj pq amanha os alunos vão dar aula valendo 5 pontos
ResponderExcluirPreciso de ajuda. Não sei como solucionar a questão: um numero natural elevado a 5 é igual a 243. Sei que a resposta é 3 , pois 3 elevado a 5 é igual a 243, mas como chegar passo a passo e encontrar este resultado?
ResponderExcluirse eu fumo?
ResponderExcluirHola só o simão kabuiku Evaristo e que eu gosto da matematica porque sonho em ser um mat.fisico e concluindo e que ela e uma ciência que estuda os números.
ResponderExcluirPreciso de umaajudinha resolver isso 1000=500*(1+x)^10 pode ser? Obs.: se puder explicar bem a respeito de resolver potências com número e letra agradeço. (weisman-@hotmail.com)
ResponderExcluirmuito bom me ajudou muito no trabalho de matemetica
ResponderExcluir