Banco de questões da OBMEP - 2008
Faz três anos que foi criada a OBMEP [Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas], e para facilitar e motivar os alunos e professores que participam ativamente das olimpíadas, foi criado o Banco de questões da OBMEP.
E este ano os problemas propostos estão muito legais, por isso vou dar alguns exemplos com as respectivas soluções.
Vou começar pelo problema 1 da Lista 1 Nível 2, e na seqüência colocarei alguns exemplos mais complexos.
Vamos começar então:
Perguntas e respostas para a Olimpíada de matemática 2008
O sapo Cururu
O primeiro problema começa falando, sobre um sapo muito estranho, que é o Cururu.

Ele se desloca pulando de duas maneiras diferentes, veja a seguir os detalhes dos pulos do nosso amigo Cururu:
Salto tipo I: 10 cm para Leste e 30 cm para Norte;
Salto tipo II: 20 cm para Oeste e 40 cm para Sul;
Se analisarmos os dois tipos de saltos do Cururu, podemos visualizar das seguinte forma:
Primeiro temos que localizar a direção dos saltos do sapo Cururu, e para isso, temos que saber os pontos cardeais. Para facilitar o serviço é só verificar a direção através da Rosa dos Ventos .
Fonte da figura: http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:Rosa_dos_Ventos_dsfdfdsdsaljdl.jpg
Fica fácil verificar a direção dos saltos(pulos) do Cururu, e colocá-los no papel para poder visualizar melhor e poder montar nosso problema:
Depois de analisar o texto, e os detalhes sobre os dois tipos de saltos do Cururu, responda as seguintes perguntas:
a) Como cururu pode chegar a um ponto situado a 190 cm para leste e 950 cm para Norte de sua casa?
b) É possível Cururu chegar a um ponto situado a 180 cm a Leste e 950 cm ao Norte de sua casa?
Tente resolver o exercício primeiro, e depois veja a solução.
Dica: Existem outras formas de resolver este problema, mas tente resolver por sistema de equações.
Solução: Para ver a solução deste problema faça o download do arquivo
Solução_Cururu
Por enquanto ficaremos por aqui. No próximo
artigo vamos descobrir algumas aplicações que envolvem as propriedades
do triângulo Aritmético.
Se você é aluno,
professor, ou
simplesmente um apaixonado pela matemática, e gostaria de cooperar com
dicas, indicar algum blog legal de matemática, ou que seja relacionado à
educação, programas legais que conhece, artigos, trabalhos de escola.
Mande um e-mail para caco36@ibest.com.br,ou
comente aqui mesmo. Agradeço sua cooperação, comentários, dicas,
críticas e sugestões.
Este
artigo está em constante atualização, portanto assine o FEED do blog
para receber as atualizações gratuitamente.
Muitoo legal!! Porque por esse blog agnt aprende vários assuntos, que servem para o nosso estudoo!!!
ResponderExcluirAdoreii!!
Beijo!! ")
Valeu Thaís.Se precisar, é só pedir.
ResponderExcluirEssa Olimpiada é o CPTA estava dificil d+!!!po vei que AFF !!meu!!1
ResponderExcluirÉ isso aí sr anônimo! Tem que estudar muito mesmo, e ainda mais em matemática.
ResponderExcluireu consigo passar em quase todas,maiis quando chega no fiinal pra ganhar a bolsa eu num passo.
ResponderExcluirEsta faltando alguma coisa então! Talvez um pouco mais de estudo,talvez mais concentração,ou, uma dose maior de nervosismo por ser a final. Mas pense como lucro tudo que você aprendeu durante os estudos para estas provas. Já galhaste um enorme prêmio. Para conseguir alcançar os prêmios maiores temos que estar mais preparados.
ResponderExcluiras olimpiadas de matematica são muito dificeis por que nunca é o assunto que nós estudamos
ResponderExcluirQuem deveria elaborar as olimpiadas de matematica era a secretaria da escola!!!
ResponderExcluirExato!Exercícios de matemática sem modelação são bastante difíceis de entender e de fazer uma contestualização com a nossa realidade. Mas as provas das olimpiadas entre outras, estão sewguindo a mesma tendência. Contestualização com a nossa realidade. O mais é estudar e praticar muito.
ResponderExcluirAnônimo disse : "Quem deveria elaborar as olimpiadas de matematica era a secretaria da escola!!!".
ResponderExcluirSeria o ideal para o aluno!...Mas isto exigiria um grupo especializado em cada escola, e com uma certa experiência no assunto. Não podemos esquecer, que estamos tratando de um assunto a nível nacional. E que abrange vários níveis escolares, o que dificulta em muito o preparo destas provas por pessoas que não estejam qualificadas para tal.
Não vou entrar no contexto geral de elaboração de provas para as olimpíadas, mas dê uma olhada neste artigo.Talvez fique mais claro o que eu pretendo passar.
http://www.obm.org.br/opencms/quem_somos/regulamento/
Claro que seria legal! Mas teríamos que ter um corpo formado por vário profissionais que cobrissem as áreas de: Pedagogia,psicólogia,lógica,física,química,...e por aí vai.
Blah, Olimpíada de matemática! Quem deveria fazer a olimpíada de matemática eram os professores, quem sabe assim o nível do ensino da matemática não melhoraria? Muitos professores mal conseguem resolver as questões das provas, então como exigir dos alunos que tenham um bom desempenho na OBMEP?
ResponderExcluirE outra, com professores tão desmotivados como fazê-los que motivem os alunos a estudar? Por aqui é raro ver ganhadores ou estudantes se preparando para tais provas.
Sempre pensando em economizar, mais uma vez governos erram no foco. Ao invés de gastar tempo e dinheiro com OBMEP, deveriam era estimular os cursantes de licenciatura para que assim se formassem melhores professores. Afinal é o professor quem faz o cara-a-cara e não o governo, seria mais do que justo estimular esses que ensinam.
Blah, Olimpíada de matemática! Quem deveria fazer a olimpíada de matemática eram os professores, quem sabe assim o nível do ensino da matemática não melhoraria? Muitos professores mal conseguem resolver as questões das provas, então como exigir dos alunos que tenham um bom desempenho na OBMEP?
ResponderExcluirE outra, com professores tão desmotivados como fazê-los que motivem os alunos a estudar? Por aqui é raro ver ganhadores ou estudantes se preparando para tais provas.
Sempre pensando em economizar, mais uma vez governos erram no foco. Ao invés de gastar tempo e dinheiro com OBMEP, deveriam era estimular os cursantes de licenciatura para que assim se formassem melhores professores. Afinal é o professor quem faz o cara-a-cara e não o governo, seria mais do que justo estimular esses que ensinam.
Concordo em alguns aspectos com você Luis. O problema são os nossos governantes mesmo, em particular os do estado – sem comentários - A educação está sendo sucateada a cada dia que passa. Eu mesmo conheço casos de escolas que têm professores que mal sabem resolver equações do 2º grau. Quanto à OBMEP, e outras... Não creio que sejam recursos e tempo desperdiçados, mas sim, a forma com que são administradas. Eu mesmo quero concretizar um projeto na minha cidade, com intensão de fortalecer o vinculo do aluno com as olimpíadas. Quem sabe ainda dá tempo de consertar não é? Se deu certo em outros países, por que aqui não pode? Também acho que os universitários deveriam ter uma educação mais voltada para a sala de aula. Mas, acredito que, a moral é parar um pouco de criticar os erros dos outros e meter a mão na massa. Fazer algo de concreto pela educação e pelo futuro do nosso “Brazilzão”. Pelas crianças, pelos idosos, e por nós mesmos.
ResponderExcluirUm abraço Luis, volte sempre que quizer.
Eu passei pra segunda fase da OBMEP e to dando uma estudada rapida...mas pelo jeito vai ser mto dificil e eu não gosot das qustões que tem que adivinha qual vai ser a posição que certa coisa vai estar lá pela 107 embaralhamneto... =P Mas tem umas que é so prestar atenção no enunciado que o resto tira de letra
ResponderExcluirMeus parabéns Vinicius! Se você passou para a segunda fase, está provado que você tem capacidade de prova para passar nas próximas provas. Estude mais um pouco e no dia fique tranquilo que você chega lá.
ResponderExcluirCaso tiver dúvida em algo pode pedir ajuda aqui.
Abraços.
adorei esse blog,mas acho q vcs poderiam melorar ainda mais botando exemplos de garotos(as)q se destacaram na matamática.o q vcs acham?respondam!
ResponderExcluirJá pensei na idéia de criar u m artigo sobre os ganhadores das olimpiadas de matemática. Pode ser que ainda faça este ano.
ResponderExcluirVocê já ganhou?
É muito difícil essa prova. eu fiz a primeira fase e passei (ate que foi fácil) .e andei pesquisando algumas perguntas que já cairão nas olimpíadas de matemáticas anteriores, e tentei resolver algumas questões e não fui muito bem não. Amanha (05/11/2011) vai ocorrer a 2° fase, estou torcendo para eu conseguir fazer a prova numa boa. mesmo se eu não passar, valeu por tentar. Torçam por mim (yn)
ResponderExcluir