Prevendo o futuro dos jogos através da modelagem matemática.
Estamos bem perto do término da copa do mundo 2010, e como todo brasileiro estou secando os argentinos, que até o dia 25/06/10,
segundo um modelo matemático sobre a copa do mundo 2010 era a seleção que tinha maiores probabilidades de levar a taça. Além de tentar antecipar qual será nosso
adversário nas finais, é interessante investigar e analisar através da modelagem matemática até onde a estatística, a probabilidade e as ditas “profecias” podem nos auxiliar, principalmente quando se trata de copa do mundo.
No último artigo
aqui do blog tratei de um assunto que rola na WEB há bastante tempo, e que insiste em reviver em épocas de copa. Os cálculos realizados para prever o provável campeão das últimas copas é semelhante ao usado por Metin Tolan, professor de física da Universidade de Dortmund, o qual errou a previsão da copa de 2006 na qual afirmou que a campeã seria a seleção da Alemanha. É claro que o artigo anterior era apenas uma entrada para este, bem
mais interessante, diga-se de passagem, mas que mesmo assim não deixa de ter o seu
brilho, e de ser uma curiosidade válida para os mandingueiros e profetas de
plantão. ( Segundo o IBGE existem aproximadamente 180 milhões destes profetas
em época de copa só aqui no Brasil ).
Como citei anteriormente, através de um estudo matemático, uma equipe de pesquisadores do Centro de Estudos do Risco (CER) do Departamento de Estatística (DEs) da Universidade Federal de
São Carlos (UFSCar) desenvolveu um modelo estatístico para a previsão de todos os jogos da copa de 2010 na África do Sul.
O projeto conta também com um simulador para os jogos, onde o internauta dá o seu palpite.
Imagem do simulador do projeto PARA AS QUARTAS DE FINAL
Os cálculos do programa são baseados em um
modelo estatístico bayesiano que leva em conta opiniões de especialistas na área
esportiva e pelo ranking divulgado pela FIFA em 26/05/2010.
Eu já fiz minha simulação no site, e deu Brasil com
31% e Argentina com 22% . Tomara que meus palpites estejam certos! Até o momento em que fiz a minha simulação, já haviam 10.632 simulações no site do projeto. Segundo o artigo postado no blog oficial da equipe responsável pelo projeto, as estatísticas dos jogos das quartas de finais no dia 03/07 são as seguintes:
Alemanha contra a Inglaterra, as possibilidades são:
·
Alemanha vence com 55,1%.
·
As chances de empate são de 25%.
·
Inglaterra vence com 19,9%.
Já no jogo Argentina contra o México, as possibilidades são:
·
Argentina vence com 69,5%
·
As chances de empate são de 16,8%
·
México vence com 13,7%
É claro que nestes cálculos entra a
subjetividade, o que pode interferir em muito no percentual de acertos para mais ou para menos,mas mesmo assim é um grande atalho para apaixonados pelos jogos da copa e por bolões anteciparem os resultados dos clássicos. Esta é mais uma prova de que a matemática sendo bem aplicada pode ser uma ferramenta de auxílio poderosíssima para todos os setores da nossa vida. Os números podem até omitir algumas verdades, mas eles jamais mentem.
Segundo o estatístico Francisco Louzada
Neto, coordenador do (CER) "Em uma situação de total ausência de
informação, as chances de se acertar o resultado (vitória de um time, empate ou vitória do outro time) são de um terço. Nosso modelo, até agora, tem
acertado uma média de dois terços, ou seja, dobramos o índice de acertos".
Dois terços é uma média bastante alta mesmo! E provavelmente o modelo usado pelos responsáveis pelo modelo matemático será aprimorado e atualizado constantemente. O que de certa forma tornará o mesmo cada vez mais objetivo e consequentemente com um maior número de acertos. Resta esperar o final de copa para analisarmos todos os dados do projeto, e assim aplicarmos na próxima copa, em 2014, aqui no Brasil.
Pra mim em todos os posts só havia um resultado possível, a vitória, mas o que se viu nesta copa, a panela, a falta de craques, o nervosismo (será que a seleção tinha um psicólogo?), a falta de opção de time (banco), enfim, agora é mudar total, ou convoca os melhores ou não, eu escrevi muito disto desde antes da copa, torcia pelo hexa, berrava em cada gol, achava que os 2X1 seriam nossos, mas não foi, mas certamente o melhor de todos até agora, olhando por individualidades é a Argentina, infelizmente!
ResponderExcluirAbraços, Mauro
Pois é Mauro, parece todos nós ficamos meio desnortiados com a desclassificação da nossa seleção. Eu acreditei até levar o segundo gol de bobeira, mas mesmo assim acho que foi válido. Concordo plenamente quando você fala sobre a falta de opção no banco. Acredito que foi aí que o nosso "querido treinador" - sem citar nomes por favor! ☺ - cometeu o seu maior erro. Que venha 2014,pois vou levar em consideração os cálculos do professor Metin Tolan. Um abraço e até apróxima copa!
ResponderExcluirÓtimo artigo! Mas nem a matemática previu a burrice que Dunga fez, isso só na convocação da seleção. O mais instigante, é como um time fica parado no segundo tempo, depois de levar 2 gols! Inacreditável. Mas enfim...
ResponderExcluirSeu blog é muito bom, aborda o meu ponto fraco em concursos públicos, rs.
Abraços!
Realmente não deu para entender Sequela, pois a seleção ficou hapática no segundo tempo. Foram na verdade dois jogos totalmente antagônicos nos 90 minutos. Faze o que. Brails de 180 milhoes de treinadores. Valeu!
ResponderExcluirPor incrivel q pareça meu apelido é Caco aushaushaushaushasu... Mto bom!
ResponderExcluirBeleza Caco! Pois é, se liga no SAPO...Ganhei o apelido por se fá do sapinho caco do muppet show. Já faz tempo. Um abraço e volte sempre!
ResponderExcluirSou professora de matematica e adorei esse blog.
ResponderExcluirGostaria que vc me enviasse o link da calculadora acima
abraços