Follow by Email

Assine nosso Feed , e receba as atualizações do blog


Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

Siga o Coelho Branco

PI O FILME

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.

PI - UMA HISTÓRIA ELETRIZANTE

Pi O Filme é baseado em uma estória espetacular sobre um gênio matemático, Max Cohen, que vive em função da matemática. Sua obsessão quase doentia por números e sua busca por padrões em praticamente tudo que enxerga e sente interfere na sua vida social. A cada dia que passa, ele se isola cada vez mais em seu mundo, afastando-se dos amigos mais próximos. Cohen se concentra nos números, principalmente quando decide achar um padrão para a bolsa de valores. Ele tem ataques mentais, alucinações e dores fortes. Ele vê as coisas a sua volta de um jeito completamente diferente de qualquer outra pessoa.



Resumo do filme

O personagem [Max Cohen] foi baseado nos irmãos David e Gregory Chudnovsky, que nos anos 90 projetaram e construíram, em seu apartamento em Nova Iork, um computador com peças compradas pelo correio, com o qual pretendiam calcular o valor de PI [3,1416…] com a maior precisão de dígitos possível.

Max dá a tônica de sua procura, e do próprio filme, quando diz que a matemática é a linguagem da natureza.

A busca de padrões matemáticos que tornassem qualquer acontecimento previsível, do ciclo das chuvas ao crescimento dos pés de milho, desde sempre foi uma busca humana, tanto pelas possibilidades de grandeza que abriam [como a construção de templos maiores] quanto pelas facilidades práticas que criavam para o dia a dia. Por exemplo, já os gregos conheciam e usavam a chamada razão dourada, conhecida pela letra fi, em homenagem ao escultor grego Fídias, que a usou em suas obras. Fi, aproximadamente 1.618, é conhecido como razão dourada pela quantidade imensa de vezes em que se manifesta na natureza. A partir da construção de "retângulos dourados" [retângulos onde a razão da base pela altura é igual a 1.618] onde a base do próximo retângulo é sempre igual, em comprimento, à altura do anterior, é possível desenhar uma espiral, conhecida como a "espiral dourada", que aparece na natureza em caracóis, redemoinhos, chifres de bodes... No corpo humano, a razão dourada aparece entre o comprimento das falanges e das falangetas dos dedos da mão, e em várias proporções do rosto.

No filme, a obsessão de Max Cohen com a razão dourada é expressa por closes em conchas marinhas, pelo desenho espiralado de creme derretendo na superfície de uma xícara de café, ou da fumaça de um cigarro se desfazendo no ar, ou mesmo em uma foto da própria galáxia, que também se assemelha a uma espiral. Para Max, "se fomos criados por uma espiral, e vivemos em espirais, tudo que podemos criar são espirais".

Max finalmente encontra um padrão universal em suas pesquisas lidando com a bolsa de valores e logo é descoberto por um grupo da Wall Street que deseja ganhar dinheiro em cima de sua descoberta, ao mesmo tempo, um grupo de judeus acha que o que Max encontrou foi na verdade um padrão no Torá então ambos tentam fazer com que Max lhe explique sobre sua descoberta.

Porém Max é aconselhado pelo seu mentor Sol Robeson a tomar cuidado, pois sua pesquisa pode levá-lo a consequências muito graves.

Cenas do Filme

  




·        Título Original: Pi
·        Género: Ficção Científica
·        Tempo de Duração: 85 minutos
·        Ano de Lançamento (EUA): 1998
·        Site Oficial: http://www.pithemovie.com/
·        Estúdio: Harvest Filmworks / Plantain Films / Protozoa Pictures / Truth and Soul Pictures



REFERÊNCIAS:

Share on Google Plus
Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 Comentários:

  1. No estudo da matemática é preciso saber entrar e sair. a Matemática é uma questão prática, não adianta mirabolar só com os números, é preciso ver a filosofia que envolve o que se está querendo resolver com matemática. Dica jóia pra isso vi no livro Número-Primo--Arte & Natureza, está lá no blog Clube Natureza Gleam. Nunca vi uma abordadem daquele jeito para aprender matemática. Hoje deve ser o melhor que tem.

    ResponderExcluir
  2. Bacana, estou a procura deste filme faz algum tempo

    ResponderExcluir

Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com

É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.

Regras básicas para comentar:

- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!

Aceita tomar um chá conosco? Atreva-se!

Postagens Populares