O USO DE EDITORES DE FÓRMULAS MATEMÁTICAS
Minha primeira intenção era a de colocar apenas as apostilas que eu já tivesse editado, mas como este processo vai demorar um pouco, decidi colocá-las na forma original. Vou mostrar um pequeno exemplo, do que seria modificado nestas apostilas.
Caso você baixe alguma, poderá notar nesta explicação a respeito de "expressões analíticas de uma função", diversos símbolos feitos a partir de softwares específicos.
Veja abaixo um Trecho do texto já editado, da apostila funções 10_03.
...Chama-se expressão analítica de uma função a uma expressão que traduza a regra que associa os objectos e as respectivas imagens.
Por exemplo:
"O comprimento de uma circunferência é função do seu raio. Esta função exprime-se por C(r)=2pr (mais simplesmente, C=2pr) .
A área de um círculo é função do seu raio. Esta função exprime-se por
A(r)= pr2 (mais simplesmente A= pr2 ).
Assim C(r)=2pr e A(r)= pr2 constituem as expressões analíticas das funções consideradas.
Quando nada se refere em contrário, convenciona-se que o domínio de uma função consiste no maior conjunto de valores para os quais a sua expressão analítica tem sentido. Nesses casos pode-se omitir a referência concreta ao domínio: escreve-se, por exemplo,
f(x)= (x-1)/(x-3) sem explicitar o domínio de f.
Há, no entanto situações em que é necessária a indicação do domínio da função e outras em que o domínio resulta da leitura da situação. Supondo-se, por exemplo, que se considera a função h que relaciona a temperatura em graus Celsius com a temperatura em graus Fahrenheit. A função h é definida por
h(x)=((9/5)x)+32
Sendo o seu domínio constituído pelos números x maiores ou iguais a -273,15 (zero absoluto). O domínio de h é neste caso determinado pela situação em estudo, apesar de a função f definida por
f(x)=((9/5)x)+32
Estar definida para todo o x real.
Também nos casos do comprimento da circunferência e da área do círculo, as funções só estão definidas para r≥ 0, sendo portanto o seu domínio [0,+¥[.
Frequentemente, as funções a estudar estão definidas por diferentes ramos, isto é, apresentam expressões analíticas diferentes em subconjuntos diferentes do domínio.
Por exemplo, f(x)={ 0 se x ≥ 0. ou 1 ..."
Como vocês podem notar, não foi necessário o uso de editores de fórmulas nesta parte do texto.
Um exemplo destes softwares é o Equation 3.0 do próprio Office, ou até mesmo o LiteralMath que é gratuito e muito bom. O uso destas ferramentas, muitas vezes atrapalha o rendimento do nosso trabalho, principalmente quando temos que editar fórmulas e colocá-las em algum site ou endereço na internet.
O trabalho é moroso e extremamente cansativo, pois se tratando de matemática, física e outras ciências que exijam um alto número de fórmulas podemos ter (dependendo do artigo), cerca de 100 imagens para colocar em nossos textos.
Cansativo não é? Por esse motivo, é que pretendo editar as apostilas, fazendo a alteração nas fórmulas, para que, todos possam usar instantaneamente em seus artigos, e desta maneira possam economizar um tempo precioso.
É claro que, muitas vezes, temos mesmo, é que recorrer às imagens, pois elas tornam nossos trabalhos mais bonitos esteticamente, e dão uma qualidade bem melhor.
No momento ainda estou na página 40 da apostila de funções, e por isso, vou deixar as apostilas originais, e com o tempo, irei trocando cada uma pelas editadas.
Apostilas para Download - Funções
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Apostila
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Descrição do conteúdo
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Download
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1001
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Índice
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1002
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Introdução, Fundamentação Teórica, Atividades para a sala de aula, Recursos, Avaliação.Actividades para a sala de aula, Recursos , Avaliação
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1003
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Fundamentação teórica, Conceito de Função, Representação Gráfica de Funções.
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1004
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As funções descrevem fenômenos
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1005
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Gráficos obtidos com Computadores e Calculadoras Gráficas.
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1006
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Continuidade, Monotonia.
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1007
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Extremos e Concavidades, As Funções Polinomiais,
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1008
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Regra de Ruffini, Função afim, Função Quadrática,
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1009
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Parábolas
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1010
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Parábolas
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1011
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Funções Cúbicas, Funções Quárticas.
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1012
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Definição de função, gráfico e representação gráfica de uma função, A chama da vela de aniversário...
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1013
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A chamada telefônica, Ainda um problema de telefones, Observar gráficos.
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1014
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Traçar gráficos com a calculadora, Simetrias, Famílias de funções,Função Quadrática, Mais funções quadráticas.
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1015
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Funções definidas por ramos, Resolução de problemas envolvendo a expressão de uma variável em função de outra.
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1016
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Leitores de CD
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1017
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O Concerto Rock
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1018
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Continuação
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1019
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Referência à parábola, às suas principais propriedades e à sua importância histórica.
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1020
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Equações e inequações do 2º grau; inequações com um módulo. Estudo gráfico de inequações envolvendo polinômios com calculadora gráfica.
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1021
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Estudo gráfico de inequações envolvendo polinômios a partir de uma decomposição em fatores do polinômio
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1022
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Funções polinomiais de grau superior ao segundo, Gráficos de uma função.
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1023
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Modelação, Um Negócio de Revistas.
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1024
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Família de funções
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1025
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Cabri II e Geometer’s Sketchpad, A área do retângulo.
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1026
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Graphmatica
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1027
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Bibliografia comentada
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1028
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Exemplos de tipos de instrumentos de avaliação
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Obrigado pela participação professor Flavio! Agora a palavra "intenção" esta correta.
Por enquanto ficamos por aqui. Em breve mais atualizações, aguarde!
Se você é aluno, professor, ou simplesmente um apaixonado pela matemática e gostaria de cooperar com dicas, indicar algum blog legal de matemática, ou que seja relacionado à educação, programas legais que conhece, artigos, trabalhos. Mande um e-mail para caco36@ibest.com.br ou comente aqui mesmo. Agradeço sua cooperação, comentários, dicas, críticas e sugestões.
Observação:
- Após terminar seus downloads, passe um antivírus antes de abrir seu arquivo.
- Crie um ponto de restauração no Windows, antes de instalar qualquer programa, ou arquivo.
muito ruin
ResponderExcluirSou Reginaldo Prof. de Matemática do Desafio Alfa gostaria de saber como postar um equação matemática nas postagem do blogspot ou como transferir um texto editado com o mathtype para as postagem desse blog.
ResponderExcluirMeu endereço eletônico para contato é desafio.alfa@gmail.com
Tudo bem Professor Reginaldo? Estive no seu blog hoje, e contatei que a plataforma é a mesma do matemática na veia. O problema é este. O editor do Bloger não dá auxílio à fórmulas matemáticas. Já esteve melhor, mas no ano passado trocaram o editor, e ficou ainda mais difícil.
ResponderExcluirNo meu caso uso alguns truques simples, enquanto não consigo um método sofisticado de editar as fórmulas no bloger.
Uso este editor online
Copie o que está dentro do parenteses. Talvez o link por ser muito grande, fique quebrado, então o mais correto é copiar e colar no navegador.
( http://rogercortesi.com/eqn/index.php?filename=tempimagedir%2Feqn2638.png&latextext=(3*25)%2F2&outtype=jpg&bgcolor=white&txcolor=black&res=300&transparent=1&antialias=1 )
Ele cria uma imagem da fórmula em Latex.
Depois é só colocar nas postagens.
Outro recurso que uso são as fórmulas criadas com o
mathtype.
Sobre a latex:
http://biquinho.furg.br/tex-br/
Como faço?
Crio as fórmulas e uso o programa (MWSnap3) para criar imagens do desktop.
http://www.baixaki.com.br/download/mwsnap.htm
Também uso a ferramenta "mapa de caracteres" do próprio windows. Acho muito útil. Apesar de ser bastante simples.
Exitem outros recursos com Latex, mas aí tem que configurar direto no Html da página.
Qualquer dúvida é só comentar aqui no blog.
Meu nome é Reginaldo sou Professor de Matemática do Centro Cultural "Desafio Alfa".
ResponderExcluirJá havia postado um comentário a respeito de como postar expressões matemáticas do Mathtype no blogspot.
Recebi de vocês um endereço eletrônico de instalação de um programa cujo nome deve ser snap3 não estou totalmente certo.
Ontem tive problemas em meu computador e perdi esse endereço. Gostaria de poder contar com a ajuda de vocês novamente e perdir que me reenvie o endereço.
Meu e-mail é desafio.alfa@gmail.com
Desde já, agradeço.
Já foi reenviado o e-mail na integra para o senhor com os detalhes sobre os programas.
ResponderExcluirMeu prezado Professor,
ResponderExcluirSurfei por seus sites e downloads e são muito bons mesmo! Em matemática...
E começar sua exposição com "intensão", mesmo que seus cursos sejam intensos, é tão doído que até penso que você seja engenheiro; eu sou, mas sei que a classe é imbatível em assassinar o Vernáculo...rs
De qualquer forma parabéns por seu trabalho.
Atenciosamente,
Flavio
Professor Flavio, a "intensão" é boa, mas meu português é péssimo mesmo! Me preocupo bastante em corrigí-lo, mas esta palavra em particular, me persegue desde o início das postagens. Estou corrigindo os erros do blog, e entre estes, principalmente os que se referem a ortografia.
ResponderExcluirAgradeço pela sua participação, e espero que retorne inúmeras vezes. Um grande abraço!
impossivel achar algo ou baixar qualquer apostila aqui, tudo complicado, sem direcionameno claro, dificil a coisa
ResponderExcluirOlá, Prof Reginaldo, boa tarde, sou Professor de Matemática e disponibilizo mais ou menos 15 minutos de vídeo aulas demonstrativas, caso queiram, vocês podem deixar disponível no campo de cursos para download.
ResponderExcluirvou passar os dados:
Título : Video Aula de Matemática para Concursos e Vestibulares
Autor: Prof. Éder Angelo Soares
Tamanho: 14 mb
Link Direto: http://www.matematicanota10.com/aulas.zip
Foto do Dvd: http://www.matematicanota10.com/FOTO_DO_DVD.JPG
Indicação: Ensino fundamental e Médio, concursos e vestibulares
Duração: Demonstração 15 min, Dvd original 23h.
Agradeço muito
Obrigado, Prof. Éder
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