[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente
APOSTILAS PARA DOWNLOAD
Nesta quinta-feira vou disponibilizar para download aqui no blog, uma série de apostilas específicas para professores de matemática, criadas por um grupo de professores portugueses com o intuito de apoiar seus colegas na implementação prática da disciplina de matemática.
E para aproveitar, pretendo dar uma palhinha sobre cada uma das matérias tratadas nestas apostilas para o pessoal que visita o blog, começando com a apostila sobre funções.
O conteúdo das apostilas trata principalmente de funções, trigonometria, probabilidades, estatística e geometria, portanto é bastante abrangente e de fácil entendimento.
Quem quiser, e não está com paciência para esperar até quinta, pode conferir as apostilas em português (Portugal) no endereço abaixo.
Fonte: Fonte http://www.dgidc.min-edu.pt/
Mais detalhes sobre as apostilas e o conteúdo nesta quinta-feira.
Abaixo coloquei o índice do conteúdo das apostilas sobre funções para vocês conferirem, é só acessar o site e baixar.
Índice
Introdução ............................................................................................................. 7
Fundamentação Teórica .................................................................................... 11
Breve nota histórica ........................................................................................... 11
Conceito de função ........................................................................................... 12
Representação gráfica de funções ................................................................. 15
Gráficos obtidos com computadores e calculadoras gráficas ..................... 26
Continuidade ...................................................................................................... 35
Monotonia ............................................................................................................37
Extremos e concavidades ......................................................................... .......41
As funções polinomiais ..................................................................................... 46
Função afim .........................................................................................................49
Função quadrática ..............................................................................................50
Funções cúbicas .................................................................................................58
Funções quárticas ...............................................................................................60
Atividades para a Sala de Aula ........................................................................ 63
Definição de função, gráfico e representação gráfica de uma função .........63
Estudo intuitivo tanto a partir de um gráfico concreto como usando a calculadora gráfica de propriedades das funções e dos seus gráficos.............................................. 65
Questões de leitura de gráficos ........................................................................69
Famílias de funções ...........................................................................................83
Funções definidas por ramos ...........................................................................87
Resolução de problemas envolvendo a expressão de uma variável em função de outra, ou recorrendo a uma representação gráfica ...................................................... 87
Referência à parábola, às suas principais propriedades e à sua importância histórica ..............................................................................................................................96
Equações e inequações do 2º grau; Inequações com módulos. Estudo gráfico de inequações envolvendo polinômios .....................................................................................98
Estudo gráfico de inequações envolvendo polinômios a partir de uma decomposição em fatores do polinômio ........................................................................................ 101
Estudo de transformações simples de funções (tanto usando papel e lápis como calculadora gráfica) ...............................................................................................................103
Estudo intuitivo de curvas que se ajustem a um conjunto de pontos dados. 105
Funções polinomiais de grau superior ao segundo .....................................110
Modelação ...........................................................................................;............114
Avaliação ..........................................................................................................118
Exemplos de tipos de instrumentos de avaliação .......................................119
Trabalhos individuais ......................................................................................120
Trabalhos de grupo .........................................................................................120
Trabalhos de projeto .......................................................................................121
Recursos ..........................................................................................................129
Folha de cálculo ........................................................................................... ...130
Cabri II e Geometer´s Sketchpad ...................................................... ...........132
Graphmatica ......................................................................................... ..........133
Modellus ................................................................................................ ..........133
Bibliografia ........................................................................................ .............134
Bibliografia comentada ................................................................... ... ..........134
Bibliografia Utilizada ....................................................................... .............135
Bibliografia utilizada na elaboração da brochura
Albuquerque, C., Calculadoras gráficas - alguns contra-exemplos, Boletim da SPM, n.º 34, 1996, pp. 3-13.
Capron, H. L. e Perron, J. D. (1993). Computers & Information Systems - Tools for an Information Age. Redwood City : The Benjamin/Cummings Publishing Company, 3.ª ed.
Concise Columbia Enciclopedia, Microsoft Bookshelf 1994, CD.
Davis, G. B. (1977). Introduction to Computers. Tokyo :McGraw-Hill Kogakusha, 3.ª ed.
Ellis, R. e Gulick, D. (1994). Calculus with Analytic Geometry. Saunders College Publishing.
Enciclopédia Cambridge da Ciência, Medidas e Computadores, Verbo, Lisboa, 1987.
Eves, H. (1969). An Introduction to the History of Mathematics. New York : Holt Rinehart and Winston, 3.ª ed.
Ferreira, J. (1985). Introdução à Análise Matemática. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Fiolhais, C., Valadares, J., Silva, L., & Teodoro, V. (1994). Física 10º ano - Manual de Actividades. Lisboa: Didáctica Editora.
Galuzzi, M., Funções, in Enciclopédia Einaudi, vol. 4 - Local/Global, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Lisboa, 1985.
Gonçalves, J. V. (1953). Curso de Álgebra Superior. Lisboa.
Guerreiro, J. S. (1986). Curso de Análise Matemática. Lisboa: Escolar Editora.
Guzmán, M., Colera, J., & Salvador, A. (1987). Matemáticas - Bachillerato1 e 2. Madrid: ANAYA.
Hairer, E. e Wanner, G. (1995). Analysis by its History. Springer.
Haydock, R. (1995). Problem Solving. Cambrige:Cambrige Umiversity Press
Heid, M.K. (1995).Algebra in a Technological World. Reston :NCTM
Kahaner, D., Moler, C. e Nash, S. (1989).Numerical Methods ans Software. Englewood Cliffs: Prentice Hall.
Kurosh, A. (1973).Cours d’Algébre Supérieure. Moscou: Éditions Mir.
El lenguaje de funciones y gráficas. (1990). Servicio Editorial Universidad Del Pais Vasco. Tradução de The Language of Functions and Graphs. Shell Centre for Mathematical Education.
Machado, Armando, Consultório Matemático, Boletim da SPM, n.º 36, 1997, pp. 61-64.
Murdock, J., Kamischke, E. e Kamischke, E.(1997). Advanced Algebra Through data Exploration. California : Key Curriculum Press.
Musser, G. L. e Burger, W. F.(1997). Mathematics for Elementary Teachers. Prentice-Hall.
Nápoles, S. e Sequeira, L., Gráficos de Funções, Notas do seminário apresentado na FCUL, 1995.
Pina, Heitor.(1995). Métodos Numéricos. Lisboa: McGraw-Hill.
Sebastião e Silva, J. e Paulo, J. D. S. (1970). Compêndio de Álgebra - Tomo 1 - 6.º Ano. Braga: Livraria Cruz, 2.ª Ed.
Silva, J. (1994). Princípios de Análise Matemática Aplicada. Lisboa: MCGrawHill.
Silva, J. C., Calculadoras gráficas: mais um elo na evolução da tecnologia educativa, Internet.
Taton, R. e Flad, J.-P. (1963). Le Calcul Mécanique. Paris: Presses Universitaires de France, 2.ª ed.
The American Heritage Dictionary of the English Language, Microsoft Bookshelf 1994.
Varberg, D. & Varberg, T. (1996). Algebra and Trigonometry - A Graphing Approach. New Jersey: Prentice-Hall,Inc.
Veloso, E., Matemáticos que odiavam fazer contas, Histórias da Matemática, Público Magazine, 1994.
Veloso, E., O fascínio das cónicas, Histórias da Matemática, Público Magazine, 1995.
Locais da Internet
ENSINO DA MATEMÁTICA: http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/
MATH FORUM: http://forum.swarthmore.edu/special.html
MATH ARCHIVES: http://archives.math.utk.edu/
Conteúdo da disquete e como pode ser solicitada:
Ficheiros de Excel 5 - Familia e Csete
Cabri II - Tria e Ilha
Geometer’s Skectchpad - Rect
Modellus - Bola
Ficheiro de Word com o índice
Moradas para onde pode ser solicitada a disquete:
albuquer@flmc.fc.ul.pt
napoles@flmc.fc.ul.pt
Adelina Precatado
Rua Trindade Coelho, 17, R/C, Dt. Buraca. 2720 AMADORA
Paula Teixeira
Avenida António Sérgio, 3, 1º B. Reboleira. 2720 AMADORA
Moradas:
APM - ESE de Lisboa, Rua Carolina Michaellis de Vasconcelos, 1500 Lisboa
SPM - Avenida da República, 37, 4º, 1050 Lisboa.
Universidade Aberta - Palácio Ceia - Rua da escola Politécnica, 147, 1250 Lisboa.
Observação:
Por enquanto ficamos por aqui. Em breve mais atualizações, aguarde!
Se você é aluno,
professor, ou simplesmente um apaixonado pela matemática, e gostaria de
cooperar com dicas, indicar algum blog legal de matemática, ou que seja
relacionado à educação, programas legais que conhece, artigos, trabalhos
de escola. Mande um e-mail para caco36@ibest.com.br,ou comente aqui mesmo. Agradeço sua cooperação, comentários, dicas, críticas e sugestões.
- Após terminar seus downloads, passe um antivírus antes de abrir seu arquivo.
- Crie um ponto de restauração no Windows, antes de instalar qualquer programa, ou arquivo.
Sobre a Autor:
Antonio
Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet.
Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007.
Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
0 Comentários:
Postar um comentário
Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com
É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.
Regras básicas para comentar:
- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!