Preparado para o Novo ENEM? Pois é, segundo o Ministério da Educação (MEC) a data para as inscrições do Exame no Enem 2009, possivelmente serão entre os dias 15 e17 de julho. Ainda não existe nada definido, quanto ao modo como os alunos farão as inscrições, mas acredita-se que o processo de seleção deverá começar em meados de outubro, mais provavelmente nos dias 3 e 4. As provas serão divididas em quatro períodos, e compostas por nada mais nada menos do que 200 perguntas e uma redação. A divulgação dos resultados das quatro provas de múltipla escolha ocorrerá em 4 de dezembro, e o resultado final será conhecido em 8 de janeiro de 2010. Segundo citado no próprio site do INEP “ A proposta do Ministério da Educação para unificação do processo seletivo das instituições de ensino superior, em substituição ao atuais vestibulares, prevê a aplicação do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em outubro. A proposta foi encaminhada na noite desta quarta-feira, 8, aos reitores das universidades federais e apresentada nesta quinta-feira, 9, pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, à imprensa...”
Tanto estudantes que vão concluir o ensino médio este ano, quanto àqueles que já concluíram, podem se inscrever para participar do processo seletivo do ENEM.
Então não perca tempo pensando se vai ou não fazer. Se você deixar para hora H, vai perder uma grande chance na sua vida. Fique esperto! Se informe bastante sobre as inscrições, horários, onde vai ser a sua prova. Não perca esta oportunidade, pois existem grandes beneficios para você.
Cronograma do Enem 2009, segundo o site do INEP.
As datas inicialmente previstas são:
Inscrições: 15 de junho a 17 de julho
Realização da prova: 3 e 4 de outubro de 2009
Divulgação dos resultados das quatro provas de múltipla escolha: 4 de dezembro de 2009
Divulgação do resultado final, incluindo a redação: 8 de janeiro de 2010
Os resultados por escola do Enem 2008 ainda estão disponíveis. Se você é professor e ainda não conferiu, aproveite que ainda dá tempo, pois as “escolas poderão verificar seus dados até o dia 15 de maio (Hoje)”.
Mais detalhes sobre o enem nos próximos dias. Acesse o site do Inep neste endereço
Dúvidas
Até a próxima, e um bom estudo para todos!
Em breve mais atualizações, aguarde!
Se você quer cooperar com dicas, programas, artigos; fique a vontade. Mande um e-mail para
caco36@ibest.com.br ,ou comente aqui mesmo, por enquanto ficamos por aqui, Agradeço antecipadamente, comentários, dicas, criticas e sugestões.
Observação:
- Após terminar seus downloads, passe um antivírus antes de abrir seu arquivo.
- Crie um ponto de restauração no Windows, antes de instalar qualquer programa,ou arquivo .
Assine aqui, o
Feed do Matemática na veia , e fique por dentro das novidades do blog.
Referências:
http://portal.mec.gov.br/
http://www.enem.inep.gov.br/
Legal cara! Estou me formando este ano. Valeu pelA notícia !
ResponderExcluirvaleu pelo racado obrigado
ResponderExcluirDe nada! Abraços e bom estudo para todos.
ResponderExcluirfiz minha inscrição do enem e gerei o boleto, mas eu coloquei como carente depois,por vacilo meu, mas eu posso pagar. e agora eu vou pagar, mas estou com medo de nao aceitarem minha inscriçao.
ResponderExcluirserá que alguem pode me ajudar com isso, com alguma informaçao?
obrigado.
esse ultimo comentario é meu.
ResponderExcluirpaulonavesrodrigues@hotmail.com
obrigado
Tudo bem Paulo?Olha só! A grande maioria mesmo tendo condições faz sua inscrição como sendo carente. Mas o importante aqui, é, como você mesmo comentou "foi um vacilo". Acredito que você seja um cara integro e correto, por isso sua preocupação em corrigir este "vacilo".
ResponderExcluirFaz o seguinte. Deixe como está, e da próxima vez que for fazer uma inscrição, se você tiver condições de pagar, pague.
Ok! O que interessa é ficar tranquilo com você mesmo e ter a certeza de que não foi um ato intencional com o intuito de lesar ninguém.
Abraços.
Meu nome é Stephanie fiz a inscição paguei o boleto, e estou com dúvida se preciso fazer a confirmação ou estou enganada é o próprio enem que me envia a confirmação?
ResponderExcluirObrigada pela atenção.
Tudo bem Stephanie? Acredito que não seja necessário confirmar, mas não posso "CONFIRMAR" isso,Ü.
ResponderExcluirFaça o seguinte. Vou deixar para você o telefone para entrar em contato direto com o INEP (Fala Brasil) que é a responsável pelo Enem é 0800-616161.
Deixe o seu e-mail para contato. Valeu! E abraços.
OI meu nome é Nivia,eu fiz o provão do eja, só não fiz a prova de portugês, agora as provas serão pelo enem. Quero saber se posso fazer só a prova que faltei ou vou ter que repetir todas?
ResponderExcluirTudo bem Nívia? Não estou muito por dentro dos detalhes sobre este caso, mas pela lógica, o enem serve para fazer uma avaliação do estudante , indiferente se ele concluiu ou está prestes a concluir o ensino médio.
ResponderExcluirAcredito que mesmo fazendo uma boa pontuação no enem terás que ser aprovada em português. As provas do enem abrangem diversos temas, principalmente português e matemática.
Procure se informar melhor na sede da Secretaria de educação de sua cidade. Provavelmente eles saberão uma solução para o seu caso.
Um abraço!
Nívia dá uma olhada no site do MEC.
ResponderExcluirTem várias informações lá.
"...O estudante não é obrigado a fazer a prova, mas o número de inscrições cresce a cada ano. Em 2006, foram mais de 3,7 milhões de inscritos, e em 2007 o número deve ultrapassar os quatro milhões. A principal motivação do estudante é a utilização da nota do exame para concorrer à bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou para entrar em universidades que utilizam o Enem como parte do processo seletivo.
A chance de comparar o desempenho individual com o de estudantes de todo o Brasil também atrai alunos da 1ª e 2ª série do ensino médio. Entretanto, o coordenador-geral do exame, Dorivan Ferreira, alerta para a importância de fazer a prova apenas ao concluir a 3ª série do ensino médio. “Nós não recomendamos que os alunos de 1º e 2º ano façam o Enem. Eles ainda não receberam todos os conteúdos, a nota que obtiverem não vai medir os conhecimentos e ela não servirá para ingresso em instituições de ensino superior e, muito menos, no ProUni...”
Copia e cola no seu navegador....
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8188&catid=201