Experimentoteca: Brincando com os números inteiros e outras atividades.


Compartilhe Este Artigo No Seu Orkut
MATERIAL DIDÁTICO PARA OS NÚMEROS INTEIROS

Muitas crianças têm dificuldade em interpretar certas regras e conceitos matemáticos, e estas dificuldades podem ser trabalhadas, usando-se de materiais concretos, afim de que os alunos compreendam e dêem significado aos conceitos mais abstratos. Um exemplo que podemos citar é a noção de “números inteiro”.

Sabemos que existem diversas formas de trabalhar o conceito de “número inteiro”, alguns bem simples, ( o que depende é claro, do grau de estudo da classe em questão). Mas o problema é quando o professor, sem a devida experiência, tem que criar e integrar aos seus planos de aula, aplicações com material concreto. Mesmo os mais experientes têm muitas dificuldades em encontrar material didático para as suas aulas de matemática, então para facilitar a sua vida, o blog "Matemática na veia" resolveu disponibilizar mais uma dica para dinamizar as aulas.

O Portal educacional da CDCC (Centro de Divulgação Cientifica e Cultural) da USP (Universidade de São Paulo) com o apoio do CNPq , VITAE e FINEP, disponibiliza em um de seus projetos denominado “ Experimentoteca” kits prontos que tratam de diversos temas relacionados à matemática.




Um destes kits é exatamente sobre “números inteiros”, e para não ficar dúvidas você pode verificar na imagem abaixo um exemplo de exercício prático para trabalhar o conceito de adição com as crianças da sexta série.

Imagem de um exercício no kit “Operação de adição com inteiros:”



Além deste trabalho existem diversos outros temas que podem ser abordados em aula, e posso dizer com toda a certeza que os kits são muito bons! Confira, e faça você mesmo a avaliação.

Abaixo você pode ver a lista de kits com exercícios de matemática, química, física e biologia para o ensino fundamental e ensino médio disponíveis no portal “Experimentoteca”.

20 Kits de matemática: 


9 Kits de química: 

11 Kits de biologia:


10 Kits de física:




A EXPERIMENTOTECA "é um Laboratório de Ciências que pretende racionalizar o uso de material experimental, da mesma maneira que uma Biblioteca Pública facilita o acesso de um grande número de publicações a um público extenso. Nos locais onde a EXPERIMENTOTECA entrou em uso ela é sediada em Centros de Ciências, Prefeituras Municipais, Institutos Universitários que mantém convênio com autoridades educacionais, Parques de Tecnologia ou Clubes de Ciência. Um mesmo acervo atende simultaneamente de 20 a 30 escolas e mais de 4000 alunos por ano podem usá-lo. A pouca ociosidade do acervo circulante e a alta qualidade, que torna a manutenção simples, acabam por gerar um sistema de baixo custo para a experimentação executada por aluno. A EXPERIMENTOTECA destina-se a alunos da 5ª à 8ª séries do 1º grau, podendo ser adaptada a outras faixas etárias. Há também equipamento específico para Física e Química do 2º grau.
A EXPERIMENTOTECA completa é constituida por 74 ítens. É formada basicamente por material experimental ou demonstrativo, além de filmes para vídeo, mapas, modelos e jogos. O material experimental possibilita a experimentação por parte dos alunos, havendo material para 10 equipes de alunos trabalharem simultaneamente sobre cada tema."


Em breve mais atualizações, aguarde.

Se você quer cooperar com dicas, programas, artigos; fique a vontade. Mande um e-mail para caco36@ibest.com.br ,ou comente aqui mesmo, por enquanto ficamos por aqui, Agradeço antecipadamente, comentários, dicas, criticas e sugestões.

Observação: 

- Após terminar seus downloads, passe um antivírus antes de abrir seu arquivo.
- Crie um ponto de restauração no Windows, antes de instalar qualquer programa,ou arquivo .
Assine aqui, o  Feed do Matemática na veia , e fique por dentro das novidades do blog.

Seguir o caco [ Matemática na Veia ] no Twitter

5 Comentários

Dalva disse...

Oi Ana, achei sua idéia genial! Seu blog está muito bonito e bem informativo.
Continuarei visitando para ver as novidades.


Parabénssssssssss

caco disse...

Ana!Ops!Acho que foi engano. Mas valeu mesmo assim Dalva.

Ligia disse...

Como eu faço pra adquirir o kit de química?

ligiaapril@yahoo.com.br disse...

Esqueci de colocar um email pra manter contato.

Ligia

caco disse...

Oi Ligia, pensou rápido hein! Brincadeira hehe! Pois é, falei falei, mas deixei os endereços um pouco a desejar.
Ligia, entre neste endereço e divirta-se.
http://www.cdcc.usp.br/exper/fundamental/roteiros/itensexp.htm
Abraços.

Feed dos Comentários deste Artigo Receba alertas dos comentários deste artigo por e-mail:

Assine os comentários deste artigo agora!

- Não se esqueça de colocar seu nome nos comentários.

Postar um comentário

Precisa de ajuda? Use o e-mail caco36@ibest.com.br

É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.

Regras básicas para comentar:

- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome / Url ].
- Não é necessário colocar [Url], somente nome.
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!