Follow by Email

Assine nosso Feed , e receba as atualizações do blog


Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

Siga o Coelho Branco

Aritmética e o Ábaco Chinês

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.

aritmética com o ábaco chinês

- Operações fundamentais: 

Usado desde a Antigüidade, o ábaco serve para a realização de operações fundamentais em matemática soma, subtração, multiplicação, divisão e extração de raízes quadráticas e cúbicas.

Ao contrário da calculadora, que dá a resposta de forma direta ao operador, no ábaco é necessário conhecer os processos para a realização das operações.
Daí decorre, duas das vantagens apontadas pelos defensores do uso desse instrumento na educação. Eles argumentam primeiro, que alguém que sabe usar o ábaco faz contas mais rapidamente nele que na calculadora, o que já foi verificado em diversas oportunidades. Depois, o uso do quadro para fazer contas desenvolve a capacidade de cálculo mental de seus usuários.

O texto da oficina de Ábaco que será publicado no Portal da Educação Pública em breve é um tutorial para o uso do ábaco chinês – suan pan. A versão original, em espanhol, encontra-se no seguinte site “Operaciones Fundamentamentales del Ábaco Chino” e traduzida para o português com a autorização dos autores.
A princípio, as operações descritas podem ser realizadas com a atual versão japonesa do instrumento – soroban –, que foi simplificada nos anos 20 do século passado para o ensino de matemática nas escolas.
No Brasil, uma versão do soroban, onde as bolas se deslocam com menos facilidade, é utilizada para ensinar matemática para cegos. Nos documentos, esse instrumento teve a grafia aportuguesada para sorobã.
Para quem quiser acompanhar os exemplos citados sem ter que comprar ou fazer um ábaco chinês ou qualquer outro é possível baixar gratuitamente na internet programas que emulam o funcionamento de um. Na página de David Bagley, existem programas em Java que simulam o funcionamento desse equipamento. Para isto, clique primeiro neste endereço e na segunda linha e coluna escolha o “Scalable”, clicando duas vezes com o cursor do mouse sobre o ícone. Vai abrir uma janela em separado com um ábaco chinês. Caso seu computador não tenha Java, será preciso baixá-lo.
Outra alternativa, é baixar a versão gratuita do programa Sorocalc 1.5 no site “Soroban Brasil”: cálculo mental.
Para os que quiserem se aventurar a construir seu próprio soroban ou suanpan, há dois caminhos. O primeiro é o tutorial existente na página Soroban Brasil para construir um ábaco japonês.


Créditos- Léo Silva

Traduzido por Peter Yang
Preparado por Patrício Barros e Antonio Bravo
Tradução brasileira: Léo Silva
Fonte original: site Operaciones Fundamentales del Ábaco Chino [ Site desativado ]

Outros artigos relacionados a Ábaco Chinês no blog:

Assine aqui, o Feed do Matemática Na Veia , e receba por e-mail os artigos do blog. Fique por dentro das novidades, e curiosidades da matemática.



Em breve mais atualizações, aguarde!

Se você quer cooperar com dicas, programas, artigos. Fique a vontade, e mande um e-mail para caco36@ibest.com.br ,ou comente aqui mesmo, por enquanto é só. Agradeço antecipadamente, comentários, dicas, criticas e sugestões.

REFERÊNCIAS:
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/

Share on Google Plus
Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários:

Postar um comentário

Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com

É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.

Regras básicas para comentar:

- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!

Aceita tomar um chá conosco? Atreva-se!

Postagens Populares