Ramos da Matemática
O trabalho dos matemáticos, no presente ciclo de desenvolvimento, tem sido o de
captar e compreender os arquétipos do plano mental abstrato relacionados com as
idéias de quantidade e forma, e representá-los e operacionalizá-los no plano
mental concreto através do simbolismo algébrico. Assim são construídos os modelos
matemáticos.
Dentre eles, os mais conhecidos e utilizados pela ciência e
pela sociedade em geral são os modelos numéricos. Aspectos externos desses
modelos, como o sistema de representação decimal e os algoritmos para
implementação das operações aritméticas constituem uma das invenções
científicas mais bem sucedidas da história da humanidade. Os modelos
matemáticos evoluem através dos tempos e acabam sempre por serem substituídos
por modelos mais abrangentes e mais perfeitos.
Faremos a seguir uma breve descrição dos principais ramos
da Matemática.
Álgebra.
O estudo da Álgebra se iniciou no mundo antigo, com a
invenção dos sistemas de representação numérica e suas aplicações a problemas
envolvendo variáveis desconhecidas. Disto se originou o primeiro grande
problema da Álgebra, a resolução de equações polinomiais. As equações de grau
um e dois foram estudadas na Antiguidade. No Século XVI as equações de grau
três e quatro foram solucionadas na Itália por Tartaglia, G. Cardano e L.
Ferrari. No início do Século XIX os matemáticos N. H. Abel e E. Galois
mostraram que as equações de grau maior ou igual a cinco não podiam, em geral,
serem resolvidas por radicais. Destas idéias nasceu a Teoria dos Grupos, dando
origem à Álgebra Abstrata. Os principais ramos da Ágebra hoje são Curvas
Algébricas, Equações Algébricas, Funções Algébricas, Geometria Algébrica,
Grupos Algébricos, Corpos Algébricos Numéricos e Variedades Algébricas.
Análise.
O estudo da Análise se iniciou na Grécia Antiga com
Eudoxus (4º século antes de Cristo) e Arquimedes (3º século antes de Cristo)
quando desenvolveram o método da exaustão para o cálculo de áreas e volumes.
Este problema foi retomado nos séculos XVI e XVII por F. Viéte, J. Kepler e B.
Cavalieri. Ainda no Século XVII R. Descartes, P. de Fermat, B. Pascal e J.
Wallis desenvolveram novos métodos para o cálculo de áreas e volumes e para a
solução do problema de determinar a tangente a uma curva. Em 1684 foi publicado
o primeiro trabalho de G. W. Leibniz sobre Cálculo e, em 1687, o Principia
de I. Newton. Essas duas obras exerceram grande influência, dando origem ao
Cálculo Diferencial e Integral e a outros ramos da Análise. Os principais ramos
da Análise hoje são Funções Analíticas, Conjuntos Analíticos, Espaços
Analíticos, Equações Diferenciais e Análise Numérica.
Geometria.
Pode-se dizer que a Geometria começou a se
desenvolver na pré-história, quando o homem dava os primeiros passos na
abstração das formas. Muitas propriedades geométricas foram usadas pelos povos
antigos, mas foram os matemáticos da Antiga Grécia que deram início à
sistematização da Geometria, dando origem à primeira estrutura axiomática, a
Geometria Euclidiana, descrita por Euclides em
Os Elementos. Os axiomas escolhidos
por Euclides deram origem ao problema da independência do quinto postulado,
problema que teve grande importância no desenvolvimento da Geometria, pois deu
ensejo ao aparecimento, no Século XIX, dos modelos geométricos não-euclidianos.
Outro passo crucial no desenvolvimento da Geometria foi a invenção, no Século
XVII, da Geometria Analítica e da Geometria Projetiva. Da Geometria se originou
ainda a Topologia, que tem hoje considerável influência na Matemática.
Outros ramos da Matemática.
A combinação dos métodos da Álgebra, Análise e
Geometria deram origem a outros ramos da Matemática, como Teoria dos Números,
Geometria Diferencial, Topologia Diferencial, Topologia Algébrica, Estatística,
Probabilidade, Análise Combinatória, Sistemas Dinâmicos, Matemática
Computacional, Programação Matemática, Teoria dos Jogos, etc. Por outro lado,
da interação da Matemática com outras ciências se desenvolveram a História da
Matemática, a Física-Matemática, a Mecânica dos Fluidos, a Termodinâmica, a
Elasticidade, a Teoria Eletromagnética, os Métodos Matemáticos para a
Engenharia, Economia, Biologia, Ciências Médicas e Ciências do Comportamento, a
Teoria do Controle, etc.
A Matemática se preocupa também com seus fundamentos
epistemológicos, e assim da Lógica nasceu a Lógica Matemática.
Finalmente não poderíamos deixar de citar a Educação Matemática,
disciplina científica que reúne os métodos da Pedagogia, Psicologia,
Antropologia, Ciências Sociais, História, etc. com o objetivo de compreender
como a Matemática é criada e de facilitar sua aprendizagem. Dedica-se ainda à
construção de currículos, treinamento de professores, desenvolvimento de
materiais didáticos e de novas tecnologias educacionais e promoção de
competições.
Pequeno Glossário
Arquétipo: núcleo de energia de síntese criado pela mente
universal para atuar como polarizador da manifestação de estruturas e padrões
que conduzem a existência à meta última a ela reservada. Cada forma no mundo
tangível está ligada a um arquétipo, e sua trajetória evolutiva nada mais é que
a aproximação aos padrões emanados desse arquétipo.
Plano mental
abstrato: nível da
consciência planetária onde evolui a energia intuitiva.
Plano mental
concreto: parcela
mais densa do plano mental, no homem qualificada pela lógica, dedução e
análise, sendo para ele instrumento de criação dos pensamentos. Realiza a
ligação entre o plano mental abstrato e o cérebro humano. É o ponto de
focalização da consciência humana em seu atual estágio de desenvolvimento.
Por : Roberto Ribeiro Paterlini
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batata
ResponderExcluirEntão e a Aritemética?
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