Follow by Email

Assine nosso Feed , e receba as atualizações do blog


Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

Siga o Coelho Branco

Criptografia! Os russos e o segredo das "Chaves secretas".

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.

O antigo comércio russo e suas "Chaves secretas"

   Nos tempos pré-revolucionários, particularmente nas províncias russas, os produtos vendidos pelos viajantes, ou em comércios particulares, eram freqüentes o uso de algumas letras indecifráveis, por exemplo, ave vuo.
Trata-se simplesmente de duas chaves: Uma é do preço de venda do produto, e a outra estava relacionada ao preço de custo do produto. Desta forma, o comerciante estaria prevenido, e poderia calcular o quanto reduziria se caso o cliente pedisse um desconto.

    “Tipo de Chave" comercial na contracapa de um livro de uma biblioteca (As letras superiores representam o valor ou custo do livro, e as inferiores representavam o preço do aluguel).

Figura 1 

   O sistema de notações usado era muito simples. O vendedor escolhia qualquer palavra de dez letras diferentes, por exemplo, a palavra “feudalismo”. A primeira letra da palavra representava 1, a segunda 2, a terceira  3, e assim por diante, até a última letra, que representava o zero. Com a ajuda destas letras e números condicionais, o varejista anotava sobre a mercadoria seu preço, guardando secretamente a forma que era calculada seus lucros.  Veja o exemplo com a palavra “feudalismo”.

f  e u d a  l  i  s m o
1 2 3 4 5 6 7 8  9  0

   Vamos supor que tenha sido usado a palavra “feudalismo” para criptografar o valor de um produto, então o preço do produto de  4 rublos 1, 75 kopeks, seria escrito da seguinte forma:
 d= 4  , i= 7 , a=5


   Algumas vezes, sobre a mercadoria era escrito o preço na forma de quebrados (fig. 1), por exemplo, em um livro se encontrava a seguinte notação.  ao / f en
Isso significava que, na chave "f e u d a l i s m o"  era necessário pedir um rublo e 25 kopeks, se o mesmo livro custasse 50 kopeks.

Fonte traduzida e edapatada de: Aritmética Recreativa Yakov Perelman – Espanhol.


Por enquanto ficamos por aqui. Em breve mais atualizações, aguarde!
Se você é aluno, professor, ou simplesmente um apaixonado pela matemática, e gostaria de cooperar com dicas, indicar algum blog legal de matemática, ou que seja relacionado à educação, programas legais que conhece, artigos, trabalhos de escola. Mande um e-mail para caco36@ibest.com.br,ou comente aqui mesmo. Agradeço sua cooperação, comentários, dicas, críticas e  sugestões.
Este artigo está em constante atualização, portanto assine o FEED do blog para receber as atualizações gratuitamente. 
Share on Google Plus
Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários:

Postar um comentário

Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com

É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.

Regras básicas para comentar:

- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!

Aceita tomar um chá conosco? Atreva-se!

Postagens Populares