Blog dedicado à matemática,educação e outros assuntos relacionados, com diversos arquivos para downloads. livros, apostilas, programas, softwares matemáticos, biografias de matemáticos,tutoriais, exercícios resolvidos, cálculos online, apllets java, vídeos, frases famosas , piadas, frases, notícias sobre o enem, provas comentadas e muito mais.
Follow
by Email
Assine nosso Feed , e receba as atualizações do blog
Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.
Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.
Você se considera um expert em matemática?
Não! Então confira este vídeo bem humorado sobre um jovem português considerado um gênio da matemática. Surpreenda-se com a genialidade do garoto. Divirta-se!
Fica a dica: Como dizem os sábios, "Nem tudo que brilha é ouro" !
Antonio
Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet.
Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007.
Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
Olá ! Adorei a sua visita ao Bem Bolado Projetos e agradeço a adição do blog aos seus indicados. O seu é muito especial, mesmo ! Temos várias parcerias e aos poucos gostaria que vc fosse visitando nossos blogs. Adoramos trabalhar com as crianças e com aqueles que trabalham com elas ( educadores, terapeutas, pais...)é aúnica forma de transformar o mundo. Quero convidá-lo a conhecer outros espaços e por favor deixe um recadinho com a sua opinião, sim ? Obrigada ! http://mate-magica.blogspot.com ; http://tecendo-historias.blogspot.com e http://violinoaprendiz.blogspot.com Um abraço, Betty
Com certeza vou visitar os outros blogs e projetos do seu grupo Betty. Firmar parcerias com projetos que visem uma educação de qualidade é o ponto crucial do "Matemática Na Veia". Abraços!
Oi professor! Estou novamente precisando de ajuda, enviei-lhe um e-mail, mas não obtive resposta, então vou tentar por aqui mesmo...preciso entender e resolver a situação: "Uma companhia teatral que está encenando uma peça vende ingressos com diferentes preços. Observou-se que o número de ingressos vendidos diariamente (N(x)) varia de acordo com o preço (x) do ingresso do dia. De modo aproximado, essa variação está descrita no gráfico.
Qual deve ser o preço do ingresso para que o valor arrecadado pela companhia seja o maior possível?” – Pode me ajudar? Abraços e obrigada!
Oi professor! Estou novamente precisando de ajuda, enviei-lhe um e-mail, mas não obtive resposta, então vou tentar por aqui mesmo...preciso entender e resolver a situação: "Uma companhia teatral que está encenando uma peça vende ingressos com diferentes preços. Observou-se que o número de ingressos vendidos diariamente (N(x)) varia de acordo com o preço (x) do ingresso do dia. De modo aproximado, essa variação está descrita no gráfico.
Tudo bem Lúcia? Já mandei a resposta com o desenvolvimento para o seu e-mail. A resposta da questão é 25. Faz U=(N(x)) Acha os valores de a e b para N(x) = ax+b
Desta forma você vai achar a função U(x)=-12x^2+600 Encontra o máximo desta função x=25 Um abraço!
De nada Lúcia! Alguns comentários demoram para ser respondidos porque não entro todos os dias no blog. Procuro fazer isto ás quartas e domingos. Que bom que você encontrou a resposta. Um abraço!
Professor... Encontrei estes exercícios em meio a uma lista de exercícios de Arranjos Simples. Consideremos um baralho contendo 52 cartas distintas. Quantos pares distintos podem ser formados? Quantas trincas distintas podem ser formados? Quantas quadras distintas podem ser formados? Quantos pares distintos podem ser formados tendo pelo menos um "Ás"? Quantos pares distintas podem ser formados tendo pelo menos um "Ás" e um "Rei"? Quantas trincas distintas podem ser formados tendo pelo menos um "Ás"? Quantas trincas distintas podem ser formados tendo pelo menos um "Ás" e um "Rei"? Eles são de fato arranjos ou combinação? Se forem arranjos, como seriam as resoluções?
Prof. Caco, Estou no 1º ano do ensino médio, estudando estatística e estou com seguinte problema para a aula de 2ª feira próxima.
Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostraram o processo de devastação sofrido pela Região Amazônica entre agosto de 1999 e agosto de 2000. Analisando fotos de satélites, os especialistas concluíram que, nesse período, sumiu do mapa um total de 20 000 quilômetros quadrados de floresta. Um órgão de imprensa noticiou o fato com o seguinte texto: O assustador ritmo de destruição é de um campo de futebol a cada oito segundos.
. Se o ritmo de desmatamento continuar sendo de um campo de futebol a cada 8 segundos, quanto da mata terá sumido em 2010? OBS.: a resposta é 38 880 000 campos ou 299376 km2, que eu não consigo encontrar. Pode me ajudar?
Que bom Paôla!É legal termos pessoas para ajudar quando temos dificuldades, mas mais legal ainda é quando não dependemos delas para resolvermos estas dificuldades. Um grande abraço para você!
Larissa, tudo legal? Os exercícios são resolvidos com combinações, mas você pode usar arranjos para resolver também, visto que a fórmula de combinãoes simples é C(n,p)=n!/p!(n-p)! o que implica em c(n,p). p! =n!/(n-p)! veja que temos arranjos aqui.
Respostas das duas primeiras:
a) C(52,2)= 1326
b) C(52,3) = 22100
Para entender melhor veja o conteúdo de análise combinatória nos marcadores.
Considere os números obtidos do número 12 345 efetuando-se todas as permutações de seus algarismos.Colocando esses números em ordem crescente,qual o lugar ocupado pelo número 43 521?
Agora, se pegarmos o total de números de três algarismos, e subtrairmos da quantidade de números que não tem algarismos repetidos, encontraremos a quantidade de números com algarismo repetidos! Assim:
900 - 648 = 252
Somamos os valores encontrados lá no início: 9x1=9
Exemplo: 11,22,33,44,55,66,77,88,99
252+9=261
Espero ter esclarecido suas dúvidas! Aproveite e assine o feed do blog. Aproveito para pedir que Compartilhe este artigo no seu Orkut , de forma que mais pessoas possam acessar o blog. Um abraço e até a próxima!
Olá professor, meu nome é Kátia e encontrei seu blog por indicaçao, vi a dúvida da Larissa, e eu tbm estou estudando combinatória. Será que pode me auxiliar na resolução de dois probleminhas de combinação?
São eles: 1)Num sorteio com 30 bilhetes,4 são premiados. comprando 3 bilhetes, qual é o número de combinações existentes nas quais apenas um é premiado?
2) Em uma urna há 10 fichas numeradas de 1 a 10. de quantos modos podemos retirar 3 fichas para que a soma delas seja maior ou igual a 9?
Primeiro vamos organizar os números de forma que as permutações obtidas pelos 5 valores estejam em ordem crescente. Começando com o primeiro valor, temos:
Observe o número de posições restantes em cada cálculo .
1 _ _ _ _ = 4! = 24 , pois temos 4 casas restantes para permutar. 2 _ _ _ _ = 4! = 24 , pois temos 4 casas restantes para permutar. 3 _ _ _ _ = 4! = 24 , pois temos 4 casas restantes para permutar. 41 _ _ _ = 3! = 6 , pois temos 3 casas restantes para permutar. 42 _ _ _ = 3! = 6 , pois temos 3 casas restantes para permutar. 431 _ _ = 2! = 2 , pois temos 2 casas restantes para permutar. 432 _ _ = 2! = 2 , pois temos 2 casas restantes para permutar. 4351 _ = 1! = 1 , pois temos 1 casas restantes para permutar.
Somando os valores encontrados temos 89.
Note que se temos 89 números menor que 43521 o lugar ocupado por 43521 na ordem crescente é o número seguinte ao total de números menores que ele próprio,ou seja: 89+1=90° lugar
Olá professor, meu nome é Kátia e encontrei seu blog por indicaçao, vi a dúvida da Larissa, e eu tbm estou estudando combinatória. Será que pode me auxiliar na resolução de dois probleminhas de combinação?
Vamos por partes como diria meu amigo Jack!
Tudo bem Kátia? É o blog está bombando realmente. Vamos a su perguntinha...
1º ) Este tipo de exercício como já falei em outro tópico tem relação com os números triangulares. Veja que temos k(k+1)/2 possibilidades para valores tomados 2 a 2.
Veja a explicação:
Os bilhetes comprados determinam o subconjunto tomado p a p, ou seja 3 a 3.
Se tivéssemos comprado apenas 2 cartões premiados seriam números com dois algarismos tipo 11,12,13 ... (Neste caso temos números com 3 algarismos tipo 123,124,125,126...) Se comprássemos 4 bilhetes premiados teríamos números com 4 algarismos tipo 1234,1235,1236,1237 ....
Como temos que trabalhar com p=3 ou seja subconjuntos tomados 3 a 3 vamos elaborar um pouco mais.
Vamos achar um k fazendo n-r-1 onde r é o número de bilhetes premiados. n é o número total de bilhetes. Assim k=30-4-1 =25 como temos 4 cartões premiados então montamos uma fórmula da seguinte maneira:
r.[(k(k+1))/2] implica que 4[(25(26))/2] = 1300
Também pode colocar direto na fórmula n2 –(2rn)+r2-n+r
Procure treinar estes exercícios com valores menores.
2º ) respostas com as somas menores que o valor nove: [(1,2,3) , (1,2,4) ,(1,2,5),(1,3,4)] , ou seja 4 possibilidades.
Total de somas encontramos assim => 10! / [3!(10-3)!]=120 possibilidades
Agora com soma >= 9 temos : 10! / [3!(10-3)!] – 4 implica que 120-4=116 possibilidades.
É isso aí Larissa, uma mão lava a outra...O blog precisa ser bem indexado, e para isso acontecer é preciso ter assuntos relevantes nos comentários. Quanto mais melhor e tratando-se de visitas pe melhor ainda. Um abraço e volte sempre que precisar, ou quando tiver um tempinho para ler o s outros artigos do blog. Abraços!
Oi Kátia, não se assuste com exercícios que parecem difíceis. Tente sempre comparar com exemplos que tenham menos elementos no conjunto. Por exemplo, se for pedido para permutar um conjunto de 50 elementos, faça com 5, e faça testes até assimilar bem as propriedades deste conteúdo. No mais um grande abraço e rumo ao penta!!!!
Querido Prof, cá estou eu novamente.... Estou aproveitando as férias para estudar geometria espacial, mas quem está quase indo para o espaço sou, nunca vi tanta informação junto. Mas vamos lá, pode me ajudar?
1) Planificando-se a superfície lateral de um cone reto, obtém-se um setor circular de 216° e 15 cm de raio. Calcule o volume desse cone. (A resposta está como 324 pi cm3)
2) Calcule o volume da esfera circunscrita a um cone equilátero cujo raio mede 3raiz de 3 m.
Oi Lucia,é um prazer te ajudar! Primeiro quero dizer que também tenho dificuldades com geometria. Na faculdade consegui passar em Análise real com nota supeior a 9 de primeira, e GP tive que repetir, pois, realmente não gosto muito. Acredito que a grande maioria dos professores não gostem. Bom! Vamos ao que interessa.
Estes exercícios são relativamente fáceis de fazer.
1º Vamos fazer uma regrinha: PI É pi mesmo e Al é àrea leteral
VAMOS ACHAR A ÀREA LATERAL 360º -> PI(15)^2 216º -> Al , logo
Al=216.PI.225/ 360 => 135pi
VAMOS ACHAR A ÁREA DA BASE g = 15 , foi dado no exercício.
Al = pi.r.g = 135.pi => 135=15pi , logo r = 9
Area da base = Ab = pi.r^2 = pi(9)^2 = 81pi
VAMOS ACHAR A ALTURA
h² +r² = g²
h=sqrt[g²-r²] = 12
Agorea é só colocar os dados na fórmula: V = [Ab . h ]/3 = 324pi cm^3
2º O segundo é mais fácil:
É só colocar o valor do raio na fórmula.
V= [4.pi( R )^3 ]/3 = 587,67
Tá faltando estudar as propriedades básicas aqui. Um abraço e volte sempre. Não se esqueça que matemática é como diz o meu amigo Jack. "VAMOS POR PARTES". "DIVIDIR PARA CONQUISTAR". Faça isto e teus problemas ficarão mais fáceis.
Mais uma vez obrigada pela resolução dos exercícios e pela puxada de orelhas também ...rsrsrsrsrs, mas queria que você soubesse, que não registro minhas dúvidas no blog sem antes bater cabeça para tentar resolvê-las, e depois que comparo passo-a-passo sua resolução com a minha, confesso que me sinto um tanto burra, pois percebo que tenho pecado em pequenos detalhes. Veja só, no exercício 1(planificação do cone), meu erro foi trocar os valores de r e g, considerei r = 15, com isso encontrei g = 9 e o cálculo da altura deu raiz negativa de 144, por esse motivo não consegui concluir o cálculo e só faltava essa informação para substituir na fórmula do volume. Já no exercício 2(volume da esfera), a resposta do livro é 288π cm3, fiz os cálculos e não encontrei essa resposta, logo imaginei que eu estivesse errando, por isso pedi que resolvesse, pra que eu pudesse verificar onde estava o erro e o seu resultado(587,67), também não foi igual ao do livro. De qualquer forma, tenho aprendido muito com você, por isso, hoje, quero enviar-lhe um especial e afetuoso abraço, para dizer-lhe que mesmo sem conhecê-lo, você já se tornou figura permanente nas minhas orações diárias.
Tudo bem Lucia? Realmente a resposta é 288pi. De preguiça fiz na científica e acabei trocando o raio da esfera prlo do cone. Bom agora é só fazer o seguinte. Temos dois raios o da esfera e o do cone. [Passei lotado nesta]. O raio do conbe é dado 3raiz de 3. Para achar o raio da esfera e colocar na fórmula que citei anteriormente é só pensar que temos um triângulo de três lados iguais. Onde a altura h detste triângulo é o pr´[oprio raio do cone. Igualando o valor do raio que é igual a altura do triângulo temos : 3raiz de3 = l (raiz de 3) / 2 . Fazendo os cálculos achamos l=6 . Pronto, agora temos o raio da esfera que é igual a 6. Colocamos na fórmula e a resposta fica 288pi.
Então a altura do triângulo é igual ao raio do cone...? Pensei que o fato do triângulo ser equilátero, g seria 2 vezes a medida do raio, por isso, encontrava altura igual a 9 e o resultado não batia.
Professor Caco, me socorre por favor!! Minha esposa está encontrando dificuldade pra resolver um determinado problema. Ela é professora de até a 4ª, ma ta ajudando num exercício de 2º grau em que o professor da aluna dela, pulou a parte de combinações, e foi direto pra probabilidades...
Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com
É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.
Regras básicas para comentar:
- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo. - Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ]. - Os comentários serão todos moderados. - Obrigado!
Olá ! Adorei a sua visita ao Bem Bolado Projetos e agradeço a adição do blog aos seus indicados. O seu é muito especial, mesmo ! Temos várias parcerias e aos poucos gostaria que vc fosse visitando nossos blogs. Adoramos trabalhar com as crianças e com aqueles que trabalham com elas ( educadores, terapeutas, pais...)é aúnica forma de transformar o mundo. Quero convidá-lo a conhecer outros espaços e por favor deixe um recadinho com a sua opinião, sim ? Obrigada ! http://mate-magica.blogspot.com ; http://tecendo-historias.blogspot.com e http://violinoaprendiz.blogspot.com Um abraço, Betty
ResponderExcluirCom certeza vou visitar os outros blogs e projetos do seu grupo Betty. Firmar parcerias com projetos que visem uma educação de qualidade é o ponto crucial do "Matemática Na Veia".
ResponderExcluirAbraços!
Parceiro troca o link do meu blog para http://www.fotologando.com
ResponderExcluirObrigado
Já vou trocar Deutsch! Abraço.
ResponderExcluirFantástico o blog, adorei e tomei a liberdade de adiciona-lo em minha lista, parabéns pela divulgação de conhecimento.Abraços
ResponderExcluirObrigado pelo elogio ao meu blog "Cientista". É um prazer tê-lo como um dos meus leitores. Visitarei teu blog para trocar idéias.
ResponderExcluirUm abraço!
Oi professor!
ResponderExcluirEstou novamente precisando de ajuda, enviei-lhe um e-mail, mas não obtive resposta, então vou tentar por aqui mesmo...preciso entender e resolver a situação:
"Uma companhia teatral que está encenando uma peça vende ingressos com diferentes preços. Observou-se que o número de ingressos vendidos diariamente (N(x)) varia de acordo com o preço (x) do ingresso do dia. De modo aproximado, essa variação está descrita no gráfico.
Qual deve ser o preço do ingresso para que o valor arrecadado pela companhia seja o maior possível?” – Pode me ajudar?
Abraços e obrigada!
Oi professor!
ResponderExcluirEstou novamente precisando de ajuda, enviei-lhe um e-mail, mas não obtive resposta, então vou tentar por aqui mesmo...preciso entender e resolver a situação:
"Uma companhia teatral que está encenando uma peça vende ingressos com diferentes preços. Observou-se que o número de ingressos vendidos diariamente (N(x)) varia de acordo com o preço (x) do ingresso do dia. De modo aproximado, essa variação está descrita no gráfico.
Vertical (N(x)) - variação 120 - 360
Horizontal (x) - variação 20 a 40
Qual deve ser o preço do ingresso para que o valor arrecadado pela companhia seja o maior possível?” – Pode me ajudar?
Abraços e obrigada!
Tudo bem Lúcia? Já mandei a resposta com o desenvolvimento para o seu e-mail.
ResponderExcluirA resposta da questão é 25.
Faz U=(N(x))
Acha os valores de a e b para N(x) = ax+b
Desta forma você vai achar a função U(x)=-12x^2+600
Encontra o máximo desta função
x=25
Um abraço!
não entendi como você fez esta questão?
ExcluirSó uma correção para o desenvolvimento acima:
ResponderExcluirDesta forma você vai achar a função U(x)=-12x^2+600x
Faltou o x na função acima.
Querido professor,
ResponderExcluirNão recebi seu e-mail e enquanto sua resposta não chegava, fui procurando uma solução. Encotrei os 25 reais, fazendo:
delta N(x)/delta x = -240/20 = -12
N(x) - N(x0) = m ( x - x0)
N(x) - 360 = -12 (x - 20)
N(x) = -12x + 600
N(x).x = (-12x + 600)x
x=0 e x = 25
xv = 25
Isto está certo?
Obrigada por me atender tão prontamente.
Que Deus o proteja.
Forte abraço! Lucia Helena
Obrigada pela ajuda. Valeu!!
ResponderExcluirSeu jeito de reoslver foi muito mais simples e fácil.Obrigada meeeeesmo!
Abraços
De nada Lúcia! Alguns comentários demoram para ser respondidos porque não entro todos os dias no blog. Procuro fazer isto ás quartas e domingos. Que bom que você encontrou a resposta. Um abraço!
ResponderExcluirProfessor...
ResponderExcluirEncontrei estes exercícios em meio a uma lista de exercícios de Arranjos Simples.
Consideremos um baralho contendo 52 cartas distintas.
Quantos pares distintos podem ser formados?
Quantas trincas distintas podem ser formados?
Quantas quadras distintas podem ser formados?
Quantos pares distintos podem ser formados tendo pelo menos um "Ás"?
Quantos pares distintas podem ser formados tendo pelo menos um "Ás" e um "Rei"?
Quantas trincas distintas podem ser formados tendo pelo menos um "Ás"?
Quantas trincas distintas podem ser formados tendo pelo menos um "Ás" e um "Rei"?
Eles são de fato arranjos ou combinação? Se forem arranjos, como seriam as resoluções?
Obrigadaço!
Prof. Caco,
ResponderExcluirEstou no 1º ano do ensino médio, estudando estatística e estou com seguinte problema para a aula de 2ª feira próxima.
Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostraram o processo de devastação sofrido pela Região Amazônica entre agosto de 1999 e agosto de 2000. Analisando fotos de satélites, os especialistas concluíram que, nesse período, sumiu do mapa um total de 20 000 quilômetros quadrados de floresta. Um órgão de imprensa noticiou o fato com o seguinte texto: O assustador ritmo de destruição é de um campo de futebol a cada oito segundos.
. Se o ritmo de desmatamento continuar sendo de um campo de futebol a cada 8 segundos, quanto da mata terá sumido em 2010?
OBS.: a resposta é 38 880 000 campos ou 299376 km2, que eu não consigo encontrar. Pode me ajudar?
Grata!!!
Prof. Caco, olá!
ResponderExcluirAgradeço ajuda já consegui resolver o problema, detectei o erro em minha resolução, mesmo assim OBRGADA!
vlW. abçs
Que bom Paôla!É legal termos pessoas para ajudar quando temos dificuldades, mas mais legal ainda é quando não dependemos delas para resolvermos estas dificuldades. Um grande abraço para você!
ResponderExcluirLarissa, tudo legal? Os exercícios são resolvidos com combinações, mas você pode usar arranjos para resolver também, visto que a fórmula de combinãoes simples é C(n,p)=n!/p!(n-p)! o que implica em c(n,p). p! =n!/(n-p)! veja que temos arranjos aqui.
ResponderExcluirRespostas das duas primeiras:
a) C(52,2)= 1326
b) C(52,3) = 22100
Para entender melhor veja o conteúdo de análise combinatória nos marcadores.
Caríssimo professor Caco,
ResponderExcluirMuito obrigada por seus esclarecimentos, eles são de grande entendimento valia para mim.
Obrigada por usar sua sabedoria a nosso favor.
Abraços.
Obrigado Larissa! Também agradeço sua participação no blog. Um grande abraço!
ResponderExcluirPorfessor Caco,
ResponderExcluirEu sei que a resposta do problema abaixo é 261, mas como faço para resolvê-lo na fórmula de Arranjo? Pode me ajudar?
Quantos números inteiros positivos, maiores que 10 e menores que 1000, têm algarismos repetidos?
Grata
Oi professor, sou de novo....
ResponderExcluirConsidere os números obtidos do número 12 345 efetuando-se todas as permutações de seus algarismos.Colocando esses números em ordem crescente,qual o lugar ocupado pelo número 43 521?
Obs: esse eu não sei a resposta ... rsrsrsrsrs
abraços
Oi professor Caco....
ResponderExcluirHoje estou sem problemas pra vc....passei apenas pra deixar um abraço.
Lucia Helena
Este tipo de exercício deve ser resolvido por partes. Vejamos os valores com dois algarismos repetidos:
ResponderExcluir9x1=9 Exemplo: 11,22,33,44,55,66,77,88,99
Com 3 algarismos repetidos:
1º e 2º repetidos 9x1x9=81
1º e 3 repetidos 9x9x1=81
2º e 3º repetidos 9x9x1=81
Os 3 repetidos: 9x1x1=9
Total de algarismos repetidos maiores que 10 e menores que 100 =9+81+81+81+9=261
Vamos ver de outra forma:
O total de números de 3 algarismos (de 100 a 999): são 900.
Vamos achar quantos não tem algarismos repetidos entre 100 e 999.
1° - Para a escolha do algarismo das centenas temos 9 possibilidades (de 1 a 9, pois esse algarismo não pode ser zero).
2° - Para a escolha do algarismo das dezenas, temos 9 possibilidades (de 0 a 9, porém, retiramos o algarismo escolhido para as centenas).
3° - Para a escolha do algarismo das unidades, temos 8 possibilidades (de 1 a 9, menos os algarismos escolhidos para as centenas e dezenas).
Multiplicando os resultados, encontramos: 9 * 9 * 8 = 648
Agora, se pegarmos o total de números de três algarismos, e subtrairmos da quantidade de números que não tem algarismos repetidos, encontraremos a quantidade de números com algarismo repetidos! Assim:
900 - 648 = 252
Somamos os valores encontrados lá no início: 9x1=9
Exemplo: 11,22,33,44,55,66,77,88,99
252+9=261
Espero ter esclarecido suas dúvidas! Aproveite e assine o feed do blog. Aproveito para pedir que Compartilhe este artigo no seu Orkut , de forma que mais pessoas possam acessar o blog.
Um abraço e até a próxima!
Olá professor, meu nome é Kátia e encontrei seu blog por indicaçao, vi a dúvida da Larissa, e eu tbm estou estudando combinatória. Será que pode me auxiliar na resolução de dois probleminhas de combinação?
ResponderExcluirSão eles:
1)Num sorteio com 30 bilhetes,4 são premiados. comprando 3 bilhetes, qual é o número de combinações existentes nas quais apenas um é premiado?
2) Em uma urna há 10 fichas numeradas de 1 a 10. de quantos modos podemos retirar 3 fichas para que a soma delas seja maior ou igual a 9?
Obrigada.Um abraço.
Esclareu sim professor, mais uma vez obrigada, obrigada de montão mesmo. E quanto ao fato de divulgar o blog, isso já está sendo feito.
ResponderExcluirFique com DEUS e um grande abraço!
Primeiro vamos organizar os números de forma que as permutações obtidas pelos 5 valores estejam em ordem crescente. Começando com o primeiro valor, temos:
ResponderExcluirObserve o número de posições restantes em cada cálculo .
1 _ _ _ _ = 4! = 24 , pois temos 4 casas restantes para permutar.
2 _ _ _ _ = 4! = 24 , pois temos 4 casas restantes para permutar.
3 _ _ _ _ = 4! = 24 , pois temos 4 casas restantes para permutar.
41 _ _ _ = 3! = 6 , pois temos 3 casas restantes para permutar.
42 _ _ _ = 3! = 6 , pois temos 3 casas restantes para permutar.
431 _ _ = 2! = 2 , pois temos 2 casas restantes para permutar.
432 _ _ = 2! = 2 , pois temos 2 casas restantes para permutar.
4351 _ = 1! = 1 , pois temos 1 casas restantes para permutar.
Somando os valores encontrados temos 89.
Note que se temos 89 números menor que 43521 o lugar ocupado por 43521 na ordem crescente é o número seguinte ao total de números menores que ele próprio,ou seja:
89+1=90° lugar
Kátia disse...
ResponderExcluirOlá professor, meu nome é Kátia e encontrei seu blog por indicaçao, vi a dúvida da Larissa, e eu tbm estou estudando combinatória. Será que pode me auxiliar na resolução de dois probleminhas de combinação?
Vamos por partes como diria meu amigo Jack!
Tudo bem Kátia? É o blog está bombando realmente. Vamos a su perguntinha...
1º ) Este tipo de exercício como já falei em outro tópico tem relação com os números triangulares. Veja que temos k(k+1)/2 possibilidades para valores tomados 2 a 2.
Veja a explicação:
Os bilhetes comprados determinam o subconjunto tomado p a p, ou seja 3 a 3.
Se tivéssemos comprado apenas 2 cartões premiados seriam números com dois algarismos tipo 11,12,13 ...
(Neste caso temos números com 3 algarismos tipo 123,124,125,126...)
Se comprássemos 4 bilhetes premiados teríamos números com 4 algarismos tipo 1234,1235,1236,1237 ....
Como temos que trabalhar com p=3 ou seja subconjuntos tomados 3 a 3 vamos elaborar um pouco mais.
Vamos achar um k fazendo n-r-1 onde r é o número de bilhetes premiados.
n é o número total de bilhetes. Assim k=30-4-1 =25
como temos 4 cartões premiados então montamos uma fórmula da seguinte maneira:
r.[(k(k+1))/2] implica que 4[(25(26))/2] = 1300
Também pode colocar direto na fórmula n2 –(2rn)+r2-n+r
Procure treinar estes exercícios com valores menores.
2º )
respostas com as somas menores que o valor nove:
[(1,2,3) , (1,2,4) ,(1,2,5),(1,3,4)] , ou seja 4 possibilidades.
Total de somas encontramos assim => 10! / [3!(10-3)!]=120 possibilidades
Agora com soma >= 9 temos : 10! / [3!(10-3)!] – 4 implica que 120-4=116 possibilidades.
É isso aí Larissa, uma mão lava a outra...O blog precisa ser bem indexado, e para isso acontecer é preciso ter assuntos relevantes nos comentários. Quanto mais melhor e tratando-se de visitas pe melhor ainda.
ResponderExcluirUm abraço e volte sempre que precisar, ou quando tiver um tempinho para ler o s outros artigos do blog.
Abraços!
Obrigado pela visita Lúcia Helena. Volte sempre. Um abraço!
ResponderExcluirProfessor de Deus...
ResponderExcluirAgradeço seus esclarecimentos, mas devo confessar...que coisinha difícil a resolução do 1º exercício, eu não faria isso nunca....!!!rsrsrsrs
brigada e bom final de semana.
Oi Kátia, não se assuste com exercícios que parecem difíceis. Tente sempre comparar com exemplos que tenham menos elementos no conjunto.
ResponderExcluirPor exemplo, se for pedido para permutar um conjunto de 50 elementos, faça com 5, e faça testes até assimilar bem as propriedades deste conteúdo. No mais um grande abraço e rumo ao penta!!!!
Oi prof.
ResponderExcluirSó tenho a lhe agradecer por tudo, vc não sabe o quanto me ajudou.
Mais uma vez Obrigada. Abraços
De nada Kátia! Se precisar novamente é só postar suas dúvidas. Um abraço!
ResponderExcluirQuerido Prof, cá estou eu novamente....
ResponderExcluirEstou aproveitando as férias para estudar geometria espacial, mas quem está quase indo para o espaço sou, nunca vi tanta informação junto. Mas vamos lá, pode me ajudar?
1) Planificando-se a superfície lateral de um cone reto, obtém-se um setor circular de 216° e 15 cm de raio. Calcule o volume desse cone. (A resposta está como 324 pi cm3)
2) Calcule o volume da esfera circunscrita a um cone equilátero cujo raio mede 3raiz de 3 m.
Éh,Prof não tá fácil não.....abraço.
Oi Lucia,é um prazer te ajudar! Primeiro quero dizer que também tenho dificuldades com geometria. Na faculdade consegui passar em Análise real com nota supeior a 9 de primeira, e GP tive que repetir, pois, realmente não gosto muito. Acredito que a grande maioria dos professores não gostem. Bom! Vamos ao que interessa.
ResponderExcluirEstes exercícios são relativamente fáceis de fazer.
1º Vamos fazer uma regrinha:
PI É pi mesmo e Al é àrea leteral
VAMOS ACHAR A ÀREA LATERAL
360º -> PI(15)^2
216º -> Al , logo
Al=216.PI.225/ 360 => 135pi
VAMOS ACHAR A ÁREA DA BASE
g = 15 , foi dado no exercício.
Al = pi.r.g = 135.pi => 135=15pi , logo r = 9
Area da base = Ab = pi.r^2 = pi(9)^2 = 81pi
VAMOS ACHAR A ALTURA
h² +r² = g²
h=sqrt[g²-r²] = 12
Agorea é só colocar os dados na fórmula: V = [Ab . h ]/3 = 324pi cm^3
2º O segundo é mais fácil:
É só colocar o valor do raio na fórmula.
V= [4.pi( R )^3 ]/3 = 587,67
Tá faltando estudar as propriedades básicas aqui. Um abraço e volte sempre. Não se esqueça que matemática é como diz o meu amigo Jack. "VAMOS POR PARTES".
"DIVIDIR PARA CONQUISTAR". Faça isto e teus problemas ficarão mais fáceis.
Professor Caco, bom dia!
ResponderExcluirMais uma vez obrigada pela resolução dos exercícios e pela puxada de orelhas também ...rsrsrsrsrs, mas queria que você soubesse, que não registro minhas dúvidas no blog sem antes bater cabeça para tentar resolvê-las, e depois que comparo passo-a-passo sua resolução com a minha, confesso que me sinto um tanto burra, pois percebo que tenho pecado em pequenos detalhes. Veja só, no exercício 1(planificação do cone), meu erro foi trocar os valores de r e g, considerei r = 15, com isso encontrei g = 9 e o cálculo da altura deu raiz negativa de 144, por esse motivo não consegui concluir o cálculo e só faltava essa informação para substituir na fórmula do volume. Já no exercício 2(volume da esfera), a resposta do livro é 288π cm3, fiz os cálculos e não encontrei essa resposta, logo imaginei que eu estivesse errando, por isso pedi que resolvesse, pra que eu pudesse verificar onde estava o erro e o seu resultado(587,67), também não foi igual ao do livro. De qualquer forma, tenho aprendido muito com você, por isso, hoje, quero enviar-lhe um especial e afetuoso abraço, para dizer-lhe que mesmo sem conhecê-lo, você já se tornou figura permanente nas minhas orações diárias.
Que Deus o abençoe.
Até!
Tudo bem Lucia? Realmente a resposta é 288pi. De preguiça fiz na científica e acabei trocando o raio da esfera prlo do cone. Bom agora é só fazer o seguinte.
ResponderExcluirTemos dois raios o da esfera e o do cone. [Passei lotado nesta].
O raio do conbe é dado 3raiz de 3. Para achar o raio da esfera e colocar na fórmula que citei anteriormente é só pensar que temos um triângulo de três lados iguais. Onde a altura h detste triângulo é o pr´[oprio raio do cone. Igualando o valor do raio que é igual a altura do triângulo temos :
3raiz de3 = l (raiz de 3) / 2 . Fazendo os cálculos achamos l=6 . Pronto, agora temos o raio da esfera que é igual a 6.
Colocamos na fórmula e a resposta fica 288pi.
Viu como é fácil cometer erros bobos. Um abraço!
Oi professor!
ResponderExcluirEntão a altura do triângulo é igual ao raio do cone...? Pensei que o fato do triângulo ser equilátero, g seria 2 vezes a medida do raio, por isso, encontrava altura igual a 9 e o resultado não batia.
Valeu Prof., te devo mais essa!
Abraço.
Professor Caco, me socorre por favor!!
ResponderExcluirMinha esposa está encontrando dificuldade pra resolver um determinado problema.
Ela é professora de até a 4ª, ma ta ajudando num exercício de 2º grau em que o professor da aluna dela, pulou a parte de combinações, e foi direto pra probabilidades...
Pois bem o problema é esse:
n(S)=C52,3 = n(S)=22100
Como chegar nesse 22100 ?? de onde ele saiu ??
Desde já agradeço!
Tudo bem Ramon? Faça Cn,p = C52,3
ResponderExcluir= 52! / 3![52-3]!
= [ 52.51.50.49! ]/[6].[49]
= [52.51.50]/6
=22100.
Ok!!
Obrigado Prof. Caco!!
ResponderExcluirAcabei de mostrar pra ela....
E ela acabou de falar que finalmente entendeu...
Brigadão!!!
É isso ai Ramon! Precisando estamos ás ordens.
ResponderExcluir