Follow by Email

Assine nosso Feed , e receba as atualizações do blog


Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

Siga o Coelho Branco

Dicas para o Enem

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.

Dicas para o Enem:

Notícia quentinha saída do forno, pra todos que pretendem fazer as provas do Enem,cabeça fria e concentração total,esta é a dica do Matemática na veia.

Esta reportagem foi retirada http://www.portaldovestibular.com.br/
Aparece por lá,tem diversas dicas,sobre vestibular,e tudo que for relacionado a educação,e mais ainda, no artigo O coordenador do Inep, Dorivan Ferreira,da uma dica sobre a redação. "Será sobre um problema mundial e que todos têm conhecimento" por enquanto fica só nisso.
Então é estudar tudo que for relacionado a atualidade,tecnologia,biodisel,energia,aquecimento global,guerras,doenças,e por ai vai.


Coordenador do Inep dá dica sobre o Tema da Redação do Enem 2007
Por Portal do Vestibular
22 de August de 2007
No próximo domingo, dia 26 de agosto, será realizado em todo o Brasil o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), mais de 3,5 milhões de alunos devem fazer a prova em pelo menos 1.500 cidades.

Desde 1998, quando foi aplicado pela primeira vez, mais de 13 milhões de pessoas realizaram o teste. Podem participar do Enem apenas estudantes que estão no último ano do Ensino Médio ou quem já o concluiu. Embora não seja obrigatório para ninguém, fazer o Enem pode ser muito vantajoso e até fundamental na obtenção de alguns benefícios, inclusive para ter acesso ao ProUni (Programa Universidade para Todos) do governo federal.

Portanto, quem pretende concorrer a uma vaga do ProUni não pode deixar de fazer o Enem. O ProUni é um programa que concede bolsas de estudos integrais e parciais para estudantes de baixa renda em 1.424 instituições privadas de educação superior.

Mas para isso, não basta simplesmente fazer a prova, é necessário totalizar no mínimo 45 pontos de média nos dois módulos do exame - testes e redação - para poder sonhar com a bolsa federal. Além disso, 512 universidades usam o Enem como parte do critério de avaliação em seus vestibulares. É o caso, por exemplo, da Fuvest, um dos maiores e mais concorridos vestibulares do Brasil. Há, ainda, instituições que substituem o vestibular pelo Enem.

Segundo especialistas, existe uma tendência de que os vestibulares sejam substituídos pelo Enem, mas há um bloqueio do ponto de vista legal para que essa possibilidade de fato se materialize já que nenhuma universidade é obrigada a adotar um critério único de avaliação, ficando a cargo das próprias universidades elaborar seus processos de seleção.

Porém, Renato Pedrosa, coordenador adjunto do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), revela que a instituição já cogita substituir a primeira fase de seu vestibular pelo Enem. "Mas, na maioria dos casos, a nota desse exame é maior em relação ao nosso vestibular, o que demonstra que o Enem é mais 'fácil' do que a nossa", pondera Pedrosa.

O coordenador de Ensino Médio do Colégio Santo Américo de São Paulo, Miguel Arruda, é favorável a essa padronização: "esse tipo de modelo já existe em vários países, como nos Estados Unidos, por exemplo. Cada universidade cobra do aluno um percentual da prova". Portanto, segundo Arruda, uma universidade poderia aceitar apenas alunos que conquistem determinada nota no Enem. Entretanto, esse formato parece bem distante da realidade atual das mais concorridas universidades do país.
A prova
O Enem é composto de 63 questões de múltipla escolha e uma redação com tema pré-estipulado. O coordenador do Inep, Dorivan Ferreira, obviamente não revelou o tema deste ano, mas deu ao Universia uma dica sobre a redação. "Será sobre um problema mundial e que todos têm conhecimento", disse ele.

Como a prova também tem muitas questões sobre atualidades, é muito importante que o aluno esteja bem informado. Pedrosa, da Unicamp, Arruda, do Colégio Santo Américo, e Ferreira, do Inep, são unânimes em dizer que o aluno precisa acompanhar notícias através de jornais, revistas, páginas na internet e deve estar atento aos fatos atuais.

Mas quem está pensando em estudar várias horas para decorar assuntos e datas específicas, é melhor tomar cuidado. O alerta é dado pelo próprio coordenador do Inep. "Essa prova é diferente das muitas que os alunos estão acostumados a fazer. Não se trata de simplesmente de 'decoreba' e de nenhum conhecimento específico. É preciso saber interpretar", afirma Ferreira.


De acordo com ele, essa diferença entre o Enem e as provas tradicionais se dá em função até da própria fase pela qual os estudantes atravessam nessa época da vida. Um período marcado por tomada de decisões e resolução de novos problemas justamente quando chega ao fim o Ensino Médio e parte-se para a universidade e o até os primeiros flertes com o mercado de trabalho. Por isso, a memória não é levada tão a sério nesse exame, mas sim como se aplicam os conceitos aprendidos pelo aluno durante toda a vida escolar.

Quem não receber a ficha de inscrição em casa não precisa se preocupar. O Inep enviou às agências dos Correios e a todas as escolas de ensino médio o local e o horário onde será realizada a prova de cada aluno. Esses dados também estão disponíveis no endereço www.enem.inep.gov.br.

O participante deve chegar ao local com uma hora de antecedência.

Enem será realizado neste domingo.No próximo domingo, dia 26 de agosto, será realizado em todo o Brasil o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Comente este artigo,assim você estará incentivando nosso trabalho,obrigado.

Em breve mais atualizações, aguarde.

Se você quer cooperar com dicas, programas, artigos; fique a vontade, e mande um e-mail para caco36@ibest.com.br ,ou comente aqui mesmo, por enquanto ficamos por aqui, Agradeço antecipadamente, comentários, dicas, criticas e sugestões.
Observação:
- Após terminar seus downloads, passe um antivírus antes de abrir seu arquivo.
- Crie um ponto de restauração no Windows, antes de instalar qualquer programa,ou arquivo .
Assine aqui, o feed do Matemática na veia , e fique por dentro das novidades do blog.

Share on Google Plus
Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários:

Postar um comentário

Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com

É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.

Regras básicas para comentar:

- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!

Aceita tomar um chá conosco? Atreva-se!

Postagens Populares