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O método da Gelosia na sala de aula

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.

A ARTE DA GELOSIA
           Muito antes de os matemáticos começarem a inventar máquinas para fazer cálculos já àqueles que utilizavam a matemática; por exemplo, os mercadores, tinham inventado processos muito simples de fazer multiplicações e divisões.

          Na Europa medieval, a partir do séc XIII, com a introdução progressiva do sistema de numeração indo-árabe e o abandono dos numerais romanos expandem-se os processos de efetuar operações escritas em papel. Um desses processos é o método da gelosia.

           
       Pensa-se que teve origem na Índia, tendo sido transmitido para o ocidente pelos comerciantes árabes. Este método utilizava-se para efectuar multiplicações de números com mais de dois dígitos. Este método utiliza uma tabela com filas horizontais e oblíquas que não são mais do que a tabuada da multiplicação com outra. Como actividade complementar a este método poderá ser sugerido ao aluno que estabeleça o paralelismo entre o algoritmo actual da multiplicação e o algoritmo da gelosia.

           O método da Gelosia pode ser inserido no final do capítulo "Os números racionais", do 7º ano e no final do capítulo "Ainda os números", do 8º ano, como curiosidade e motivação para a disciplina de matemática.

Apresenta-se de seguida um exemplo:
Para multiplicar 45 por 37 procede-se do seguinte modo:

- seleccionam-se as tiras desejadas;
- colocam-se como se vê na figura seguinte:

 - o resultado obtém-se somando os valores das colunas oblíquas,
da direita para a esquerda;
- a primeira coluna oblíqua tem apenas um valor, 5, e este será o
algarismo das unidades;
- na segunda coluna oblíqua temos 8, 3, 5 que somados dão 16, o algarismo 6 será o das dezenas enquanto que o algarismo 1 irá ser adicionado ao resultado da coluna oblíqua seguinte;
- na terceira coluna oblíqua adiciona-se os algarismos 2, 2, 1 com o 1 que "vem" da coluna anterior e obtemos 6, sendo este o algarismo das centenas;
- a quarta coluna tem somente o 1 que é o algarismo dos milhares.


Em breve mais atualizações, aguarde.


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Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
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14 Comentários:

  1. Parabéns! Eu nem sabia este método tão interessante que se usava para multiplicar na antiguidade.

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  2. É isso aí pessoal! Matemática não é só cálculos e contas malucas.

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  3. Sou acadêmica do curso de matemática, já ministro aulas, entretanto algumas escolas são "contra" o método da gelosia, eu pretendo fazer algum trabalho com meus alunos utilizando a gelosia ano que vem, mas ainda não sei com apresentar esse material à crianças de 11 a 14 anos, peço que me dê uma sugestão, desde já agradeço.

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  4. Jhennifer tudo bem? A ideia geral deste método seria auxiliar na tabuada de multiplicação, visto que a grande maioria dos estudantes chega ao segundo grau sem ter domínio da mesma. Voce pode apresentar este método em duas aulas. Na primeira você apresenta o método e na segunda faz um trabalho com exercícios básicos tomando a tabuada. Veja que este método não são restritos a tabuada convencional até 10. Você pode ir muito além da tabuada.

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