Follow by Email

Assine nosso Feed , e receba as atualizações do blog


Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

Siga o Coelho Branco

Biografia e vida de Euclides de Alexandria

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.

EUCLIDES DE ALEXANDRIA - O PENSADOR

     Hoje começo a postar artigos sobre grandes matemáticos, e o primeiro destes, será o de EUCLIDES de ALEXANDRIA, pois, se não foi o mais sábio destes, ele chegou muito perto de ser, bom vamos por partes, existem muitos lugares, onde você poderá achar artigos semelhantes, mas, além de falar sobre a história deste e de outros grandes matemáticos , a intenção é colocar a disposição do público detalhes das obras,começando pelos ELEMENTOS DE EUCLIDES, que são aproximadamente 200 páginas, em formato pdf,[necessário adob acrobat ]baixe e se atualize,a obra esta disponível no link abaixo.

Características do livro:

Nº de páginas: 224
Tamanho: 2.76 mb
Formato: .Fdf
Idioma: Português

Euclides, o Professor
     [360 a.C. — 295 a.C.] foi professor, matemático platônico e escritor de origem desconhecida, criador da famosa geometria euclidiana: o espaço euclidiano, imutável, simétrico e geométrico, metáfora do saber na antiguidade clássica, que se manteve incólume no pensamento matemático medieval e renascentista, pois somente nos tempos modernos puderam ser construídos modelos de geometrias não-euclidianas. Teria sido educado em Atenas e frequentado a Academia de Platão, em pleno florescimento da cultura helenística.


Euclides de Alexandria - busto do pensador
     Convidado por Ptolomeu I para compor o quadro de professores da recém fundada Academia, que tornaria Alexandria no centro do saber da época, tornou-se o mais importante autor de matemática da Antiguidade greco-romana e talvez de todos os tempos, com seu monumental Stoichia [Os elementos, 300 a.C.], no estilo livro de texto, uma obra em treze volumes, sendo cinco sobre geometria plana, três sobre números, um sobre a teoria das proporções, um sobre incomensuráveis e os três últimos sobre geometria no espaço. Escrita em grego, a obra cobria toda a aritmética, a álgebra e a geometria conhecidas até então no mundo grego, reunindo o trabalho de seus predecessores, como Hipócrates e Eudóxio, e sistematizava todo o conhecimento geométrico dos antigos e intercalava os teoremas já conhecidos então com a demonstração de muitos outros, que completavam lacunas e davam coerência e encadeamento lógico ao sistema por ele criado. Após sua primeira edição, foi copiado inúmeras vezes e, versado para o árabe (774), tornou-se o mais influente texto científico de todos os tempos e um dos com maior número de publicações ao longo da história.
     Depois da queda do Império Romano, os seus livros foram recuperados para a sociedade européia pelos estudiosos árabes da península Ibérica. Escreveu ainda "Óptica" [295 a.C.], sobre a óptica da visão e sobre astrologia, astronomia, música e mecânica, além de outros livros sobre matemática. Entre eles citam-se Lugares de superfície, Pseudaria e Porismas.


     Algumas das suas obras como "Os elementos", Os dados, outro livro de texto, uma espécie de manual de tabelas de uso interno na Academia e complemento dos seis primeiros volumes de "Os Elementos", Divisão de figuras, sobre a divisão geométrica de figuras planas, Os Fenômenos, sobre astronomia, e Ótica, sobre a visão, sobreviveram parcialmente e hoje são, depois de "A Esfera de Autólico", os mais antigos tratados científicos gregos existentes. Pela sua maneira de expor nos escritos deduz-se que tenha sido um habilíssimo professor.




Em breve mais atualizações, aguarde.
Se você quer cooperar com dicas, programas, artigos; fique a vontade, e mande um e-mail para caco36@ibest.com.br ,ou comente aqui mesmo, por enquanto ficamos por aqui, Agradeço antecipadamente, comentários, dicas, criticas e sugestões.

Observação: 
- Após terminar seus downloads, passe um antivírus antes de abrir seu arquivo.
- Crie um ponto de restauração no Windows, antes de instalar qualquer programa,ou arquivo .
Assine aqui, o Feed do Matemática Na Veia , e fique por dentro das novidades do blog.



REFERÊNCIA:


Observação: Alguns artigos do blog estão sem referências, logo se você constatar este erro no blog, por favor comunique [ comente , ou mande um e-mail ] . Da mesma forma que estou arrumando este e outros, vou providenciar a atualização de cada artigo sem copyright. Obrigado!

Atualização da referência do artigo,pois o mesmo não estava de acordo com as leis de CopyRight.
Share on Google Plus
Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

22 Comentários:

  1. fale sobre os desafios dele ficara mais interessante.

    ResponderExcluir
  2. Esta sua história é o mesma da wikipédia.
    obg

    ResponderExcluir
  3. É verdade, mas o texto não foi copiado do wikipédia. Na verdade, foi de um trabalho de uma faculdade,mas como o texto não tinha fontes, e eu também não me preocupava com estes detalhes quando comecei apostar, deixei assim. Estou arrumando alguns artigos, e vou aproveitar para corrigir este também. Valeu pela dica! Vários artigos estão com problemas, mas vou arrumar todos.

    Vou aproveitar a dica e falar sobre os desafios de Euclides. Vai melhorar ainda mais o texto. Quem sabe algumas dicas de problemas também.
    Obrigado a todos os que comentaram neste artigo.

    ResponderExcluir
  4. meus parabens gostei muito da colocaçao de voces.muita gente como eu nao sabia que era realmente o euclides de alexandria mais agora depois de ler esse texto eu já conheçi um pokoo mais o euclides.gostei mesmo eu aprovo voces.olha eu levei pra minha professora e ela gostou muito desse meu texto copiado de voces.olha gosto de obter muitas informaçoes de geometria,história.e geografia.obrigado pelo apoio quaquer coisa eu irei dexa meu e-mail com voces.caso voces obterem alguma informaçao nova me avisem.meu e-mail:nadimuniz@yahoo.com.br me avisem espero voces até mais ver.abraço nadine

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Nadi! É ótimo saber que estamos ajudando vocês a gostarem e descobrirem a matemática.
    É claro que lhe enviaremos dados novos, assim que colocarmos no blog.
    Inscreva-se no feed do blog.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. OI eu queria saber quando descobriram a matematica

    ResponderExcluir
  7. oi meu nome é Sara e eu gostaria de saber quem descobrio a matemática

    ResponderExcluir
  8. vlw meu profº passo isso pra eu fazer a mão em 6 paginas (ele é do mau)

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, meu nome é Geovanny Mendes
    sou estagiario do CICC(Centro Integrado de Ciência e Cultura) de São José do Rio Preto/SP
    Estou fazendo uma pesquisa sobre a personalidade de Euclides, como ele era, sua aparencia, o contexto historico que ele vivia, no geral a vida dele, sem muito foco a obra "Os Elementos"...
    Se tiver um material nesse estilo, por favor, entre em contacto comigo via e-mail: gms.legionario@gmail.com

    No mais,
    Sem mais,
    Até mais...

    ResponderExcluir
  10. vo te que copia tudo isso a mao mas ta bem legal!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. É isso aí Kaio, vale a pena o esforço! Um abração velho!

    ResponderExcluir
  12. ai  também vo te que copia tudo isso a mao 
    meu profº pediu que droga

    ResponderExcluir
  13. ola eu amei esse tipo de coisa de alexandria caraca o cara era bom pa caramba em pô  to emprecionado em.
    valeu ate logo

    ResponderExcluir
  14.  por  é por nada mas esse conteudo é do wikipédia, e ta muito fraco, não fala a contribuição de euclides para a matemática e nem sua importancia

    ResponderExcluir
  15.  Insatisfeito faltou as referências no artigo, o que já foi corrigido. Já havia um comentário sobre o mesmo problema. Já foi corrigido. Um abraço! Caso encontre outros artigos sem referências favor comunicar, que vou providenciar e corrigir todos. Quanto a estar fraco ou forte, complica, pois assim como você também estou insatisfeito com muitas coisas, mas faço a minha parte tentando ajudar aos poucos que visitam meu blog. Não consigo nem responder a todos os comentários quanto mais postar,editar, além de um milhão de outras coisas que são necessárias num blog.

    ResponderExcluir
  16.  Matthw você podfe copiar e colar no bloco de notas para tirar a formatação da web. 90% do texto não precisará fazer nada. Algumas imagens e formatações você faz no word ou qualquer programa de edição. Agora se seu professor exige que o texto seja escrito a mão, é outra Estória. Umabraço e bom trabalho.

    ResponderExcluir
  17. O mesmo que respondi para Matthw serve para você Kaio. Um abraço!

    ResponderExcluir
  18.  Valeu Gabriel , um abraço!

    ResponderExcluir
  19. isso não vai mim ajudar em nada que droga

    ResponderExcluir
  20. tambem velho meu pro mando copia a mão

    ResponderExcluir

Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com

É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.

Regras básicas para comentar:

- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!

Aceita tomar um chá conosco? Atreva-se!

Postagens Populares