[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente
José Anastácio da Cunha
Matemático de genial invento e poeta nasceu em Lisboa a 11 de Maio de 1744. A sua obra matemática, nomeadamente os seus Principios Mathematicos (Lisboa, 1790), que suscita a maior atenção por parte da comunidade científica e histórica, tanto nacional como internacional. A par de extremamente inovador e rigoroso, admite-se hoje que se tenha antecipado a Cauchy na descoberta da fórmula conhecida pelo nome de Cauchy-Bolzano.
Filho do conceituado pintor Lourenço da Cunha e de Jacinta Inês, efetuou os seus estudos médios na Casa das Necessidades da Congregação do Oratório de Lisboa, cujo ensino, oposto ao jesuítico, se caracterizava pela liberalidade e pelo humanismo, bem como pela adoção da chamada Filosofia Moderna.
Em Junho de 1764, José Anastácio da Cunha foi nomeado primeiro-tenente no Regimento de Artilharia do Porto, organizado na Praça de Valença do Minho.
Destacado em Almeida pelos anos de 1767-1769, elaborou uma Carta Fisico-Mathematica (Porto, 1838).
Em 1773 o Marquês de Pombal nomeou-o lente de Geometria na Universidade de Coimbra, na seqüência da Reforma da Universidade levada a efeito em 1772, mercê das suas qualidades científicas e do espírito inovador que vinha manifestando. Este acontecimento ocorre no segundo ano de funcionamento da Faculdade de Matemática, criada quando da chamada Reforma Pombalina daquela Universidade.
Em Coimbra, também a sua curta passagem se tornou notada.
Logo de início, propôs-se ensinar de fato, modificando os métodos de ensino na cadeira que regia. O que provocou protestos da massa conservadora estudantil. Não contente com isso, enquanto os outros "brilhantes" lentes da Faculdade de Matemática se limitavam a seguir traduções de obras estrangeiras, apresentou um compêndio de Geometria de sua lavra, o que causou as inevitáveis invejas.
Após a morte de D. José I, em 1777, foi denunciado à Inquisição, preso em 1 de Julho de 1778 e acusado de envolvimento com os protestantes ingleses em Valença, de ler Voltaire, Rousseau, Hobbes e outros autores perigosos e de corromper as gerações mais novas através da sua eloqüência.
Condenado a três anos de reclusão na Congregação do Oratório em Lisboa e a quatro anos de degredo para Évora, apenas cumpriu dois anos de reclusão, sendo posto em liberdade em finais de 1870.
Em 1781, aproveitou-o Pina Manique para regente de estudos e professor substituto do curso matemático do Colégio de S. Lucas da Casa Pia de Lisboa. No ano de 1785 teve uma violenta questão científica com José Monteiro da Rocha, ex-colega da Universidade e agora acadêmico. Anastácio da Cunha tem como obra mais relevante os Principios Matemathicos, onde revela uma criatividade assinalável e os seus grandes conhecimentos.
Apresenta ainda uma definição de exponencial que vem demonstrar o seu mérito e originalidade para a época.
Merece referência ainda o seu "Ensaio sobre os princípios de Mechanica" onde defende que a mecânica, embora se servindo de métodos matemáticos, é física e não simplesmente matemática.
Merece referência ainda o seu "Ensaio sobre os princípios de Mechanica" onde defende que a mecânica, embora se servindo de métodos matemáticos, é física e não simplesmente matemática.
Viria a morrer na freguesia de S. Pedro em Alcântara, a 1 de Janeiro de 1787.
REFERÊNCIAS:
RODRIGUES, Vânia - Vida
e obra de José Anastácio da Cunha . [Consult. 22
Abril 2010]. Disponível em WWW: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/acunha/vida.htm
REIS, Fernando – Ciência em Portugal : personagens e episódios.[Consult. 22 Abril 2010].Disponível em WWW: http://cvc.instituto-camoes.pt/ciencia/p7.html
Em breve mais atualizações, aguarde.
Assine aqui, o feed do Matemática na veia , e receba por e-mail os artigos do blog. Fique por dentro das novidades, e curiosidades da matemática
Observação:
- Após terminar seus downloads, passe um antivírus antes de abrir seu arquivo.
- Crie um ponto de restauração no Windows, antes de instalar qualquer programa,ou arquivo .
Sobre a Autor:
Antonio
Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet.
Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007.
Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
0 Comentários:
Postar um comentário
Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com
É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.
Regras básicas para comentar:
- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!