[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente
Ábaco Japonês - Por volta de 1600 D.C., os japoneses adotaram uma evolução do ábaco chinês 1/5 e chamado de Soroban. O ábaco do tipo 1/4, o preferido e ainda hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930. Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal optaram por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.
Ábaco Asteca - de acordo com investigações recentes, ó ábaco Asteca (Nepohualtzitzin), terá surgido entre 900-1000 d.C. As contas eram feitas de grãos milho atravessados por cordéis montados numa armação de madeira. Este ábaco é composto por 7 linhas e 13 colunas.Os números 7 e 13 são números muito importantes na civilização asteca.
Ábaco Russo - O ábaco russo, inventado no século XVII, e ainda hoje em uso, é chamado de Schoty. Este ábaco opera de forma ligeiramente diferente dos ábacos orientais. As contas movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia das mãos humanas. Colocam-se ambas as mãos sobre o ábaco, as contas brancas correspondem aos polegares das mãos (os polegares devem estar sobre estas contas) e as restantes contas movem-se com 4 ou 2 dedos. O valor das colunas está representado na Figura 2. e a linha mais baixa representa as unidades a seguinte as dezenas e assim sucessivamente. A forma de fazer operações matemáticas é semelhante ao do ábaco chinês.
Em 1958, Lee Kai-chen inventou um novo tipo de ábaco com 4 secções. Basicamente o ábaco consiste na junção de 2 ábacos diferentes: no topo está um ábaco pequeno do tipo 1/4 [sorobon] e em baixo está um ábaco 2/5 [suan-pan].O autor afirma que este ábaco torna a multiplicação e a divisão mais fácil e torna possível a realização de raízes quadradas e cúbicas.
Caso pretenda pôr em prática o que aprendeu nesta página mas não tem um ábaco em casa, visite a secção Ábaco Virtual, onde poderá operar com o ábaco chinês 2/5 virtual.
Necessário a instalação do Plugin Java Runtime para funcionar.
Fonte: Opombo
Veja também os outros artigos sobre Ábaco Chinês:
Subtraindo com o Ábaco Chinês
Multiplicando com o Ábaco Chinês
Dividindo com o Ábaco Chinês
Adição com o Ábaco Chinês
Em breve mais atualizações, aguarde.
Observação:
gostei do seu blog
ResponderExcluir... se eu soubesse na época do vestibular!!!!
Pois é Nelson, a dica é esta, vestibular.
ResponderExcluirQuem sabe o matemática na veia não se torna um point dos estudantes. tô trabalhando pra isso.