Follow by Email

Assine nosso Feed , e receba as atualizações do blog


Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

Siga o Coelho Branco

Aplicação da matemática do conflito entre os animais

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.


John Maynard Smith

O engenheiro Maynard Smith foi o pioneiro na aplicação da matemática do conflito entre os animais.

Na Segunda Guerra mundial, o inglês John Maynard Smith (1920-2004) era um engenheiro que projetava aviões para a Força Aérea Real britânica. JMS (sigla pela qual ficou conhecido) só não entrou em ação como piloto no conflito porque não tinha a vista muito boa.

Terminada a guerra, o engenheiro voltou para a faculdade, mas dessa vez para estudar zoologia. Mais tarde, como professor de biologia da Universidade de Sussex, no Reino Unido, JMS teve idéias que inovaram o campo da teoria de evolução das espécies.
O inglês fez contribuições com várias linhas de pesquisa em mais de
50 anos estudando os seres vivos. Ele começou a carreira pesquisando o processo de envelhecimento dos seres vivos com drosófilas, moscas que se alimentam de frutas.
Mas um dos mais famosos trabalhos de Maynard Smith foi aplicar a chamada teoria dos jogos da matemática no estudo do comportamento de animais. Esse conceito foi criado pelo matemático húngaro-americano Von Neumann na década de 30.

A teoria dos jogos é aplicada em situações onde os jogadores envolvidos teriam de usar o raciocínio lógico para tomar decisões em uma situação de conflito de interesses.

Um exemplo de aplicação dessa idéia é na dinâmica da bolsa de valores, onde um investidor faz de tudo para vender suas ações pelo maior preço, e o outro faz de tudo para comprar pelo menor.

Medindo forças

A idéia de Maynard Smith foi aplicar esse tipo de situação ao comportamento dos animais. Diz JMS que, como os humanos, antes de tomar uma decisão diante de um conflito, os animais hesitam e esperam com cautela para ver o que os outros competidores pretendem fazer. Quando dois machos disputam a mesma fêmea, por exemplo, em vez do confronto direto e agressivo, é preferível fazer rituais - como uivar e ver qual dos dois berra mais alto -, onde claramente evita-se o risco de ferimentos. Eles precisam achar a melhor solução para passar seus genes adiante.

Os bons conhecimentos sobre matemática e engenharia que JMS possuía certamente o ajudaram nas suas Teorias Evolucionistas. Além disso, o trabalho que o inglês fez sobre o desempenho da cauda das aves nos vôos foi depois usado nos estudos sobre os aviões controlados por computadores.

Maynard Smith passava a maior parte de seu tempo em pesquisas biológicas e gostava de ensinar suas idéias para quem se interessasse por elas. Além disso, arranjava tempo para se engajar em iniciativas anti-racismo, contra os preconceitos sexuais e contra outras injustiças. Morreu em abril de 2004, aos 84 anos, enquanto ainda contribuía com pesquisas e escrevia artigos sobre suas teorias.


Assine aqui, o Feed do Matemática Na Veia , e fique por dentro das novidades do blog.
 
Em breve mais atualizações, aguarde.
Se você quer cooperar com dicas, programas, artigos; fique a vontade, e mande um e-mail para caco36@ibest.com.br ,ou comente aqui mesmo, por enquanto é só, Agradeço antecipadamente, comentários, dicas, criticas e sugestões.

Observação: 
- Após terminar seus downloads, passe um antivírus antes de abrir seu arquivo.
- Crie um ponto de restauração no Windows, antes de instalar qualquer programa,ou arquivo .

Share on Google Plus
Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 Comentários:

  1. o blog está muuito interessante... diferentes assuntos, muita informação, e uma linguagem acessível...
    pude aproveitar bastante o material contido no blog. obrigada.
    um abraço, Elisa.

    ResponderExcluir

Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com

É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.

Regras básicas para comentar:

- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!

Aceita tomar um chá conosco? Atreva-se!

Postagens Populares